Atenção concurseiros! Um novo concurso Zoológico de Brasília vem sendo muito cobrado. Agora, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) cobrou plano de ação e cronograma de execução. Entenda!
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Concurso Zoológico de Brasília: edital segue sendo cobrado
Em determinação, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) cobrou um plano de ação e cronograma de execução do novo concurso do Zoológico de Brasília.
Assim, o documento foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal no último dia 12 de agosto.
Segundo o documento, tais providências foram fundamentadas em possíveis indícios de negligência na condução dos cuidados com os animais.
Assim, o documento afirma que isso pode estar relacionado com a falta de efetivo qualificado para tais ações.
Portanto, o Tribunal determinou um prazo de 90 dias para que a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) e a Secretaria de Economia do DF respondam.
Assim, foram pedidas explicações sobre os possíveis indícios de irregularidades e que informem sobre a real situação do novo edital de servidores.
Vale destacar que atualmente o Zoológico de Brasília conta com 66 servidores, sendo que 29 são de cargos comissionados.
Concurso Zoológico de Brasília é aguardado desde 2020
Sendo assim, o Zoológico de Brasília, no Distrito Federal (TCDF), tem comissão formada desde 2020 para o novo edital.
Posteriormente, em março de 2021, a comissão passou por alterações, porém, desde então, não houve qualquer outra novidade.
Ainda em 2021, o Tribunal de Contas do Distrito Federal deu um prazo de 180 dias para que a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) apresentasse o cronograma do próximo concurso público.
Na ação, o tribunal pedia que a Fundação elaborasse e anunciasse um plano de ação especificando os procedimentos necessários.
Vale destacar ainda que a indicação do TCDF só saiu após uma representação do Ministério Público de Contas, ainda em fevereiro de 2021.
Nela, o MPC/DF falou sobre a ausência de concursos da Fundação, afirmando que opera com maioria de servidores comissionados e terceirizados.
Entretanto, isso não aconteceu e de lá pra cá, nada foi feito. Por isso, o edital segue sendo cobrado por órgãos competentes.
Concurso Zoológico DF: previsão de vagas
O novo concurso público do Zoológico de Brasília, no Distrito Federal, tem previsão de preenchimento de apenas 12 vagas.
Isso de acordo com um chamamento público publicado no começo do ano, que apontou que as oportunidades seriam para as carreiras de Políticas Públicas e Gestão Governamental (PPGG) e de Planejamento Urbano e Infraestrutura para o Zoológico de Brasília.