Atenção concurseiros! Um novo edital foi confirmado para a área administrativa do concurso PC DF (Polícia Civil do Distrito Federal). E agora as atribuições e áreas da seleção foram reveladas. Serão 740 vagas!
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Concurso PC DF: quando sai o edital?
É o que os concurseiros querem saber! E um novo edital para a Polícia Civil do Distrito Federal está cada vez mais perto.
Mais um passo na preparação do edital foi dado nesta quinta-feira, 15 de setembro, com a publicação da portaria que define as áreas e atribuições dos cargos.
Vale destacar que a portaria conjunta 48, de 12 de setembro, foi publicada no diário oficial.
Atualmente, a seleção está na fase de escolha da banca organizadora. Sendo assim, o edital não deve demorar a ser publicado.
Vale destacar que a realização da seleção está prevista no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO 2023).
Portanto, para a área administrativa da Polícia Civil são previstas 460 vagas no total.
Assim, são 260 vagas para provimento em novos concursos, além da contratação temporária de 200 cargos comissionados. Portanto, veja:
- Autorização para Realização e Nomeação em Concurso Público:
- Gestor de Apoio às Atividades Policiais Civis – 60 (vagas em provimento)
- Analista de Apoio às Atividades Policiais Civis – 200 (vagas em provimento)
- Contratação por Tempo Determinado – Cargo Comissionado:
- Contratação por Tempo Determinado – 200 cargos
Podem ser mais vagas no novo concurso PC DF?
Sim, podem. Uma vez que anteriormente foi confirmado pela Polícia Civil do Distrito Federal que seriam ofertadas 740 vagas em 2022.
Entretanto, caso o edital não saia esse ano, poderá ficar para 2023 com mais vagas. Portanto, confira o que está autorizado:
- Imediatas – 260 vagas
- 60 para Gestão de Apoio
- 200 para Analista
- Cadastro Reserva – 480 vagas
- 180 para Gestor de Apoio
- 300 para Analista
Além disso, vale destacar que a autorização do próximo concurso foi publicada ainda no dia 08 de março de 2021.
“Há perspectiva também de um possível concurso na área meio no âmbito da Polícia Civil, para a carreira de apoio. Há, inclusive, uma pré-autorização da Secretaria de Economia neste sentido”, revelou o secretário.
Requisitos
Uma portaria conjunta SEAP/PCDF, publicada no dia 28 de agosto de 2014, confirmou que para concorrer aos cargos de Gestor será necessário o nível superior em áreas específicas.
Enquanto isso, para Analista o ensino médio será cobrado. Assim, o cargo de Analista de Apoio, na especialidade de Agente Administrativo, exige nível médio completo e possui salários iniciais que chegam a R$ 3,5 mil.
Por outro lado, o cargo de Gestor de Apoio às Atividades Policiais Civis é de nível superior. Além disso, ela pode exigir especialidades específicas. Portanto, veja:
- Analista de Informática – Área de Atuação
- Banco de Dados;
- Desenvolvimento de sistemas;
- Rede de Computadores;
- Assistência Social;
- Fisioterapia;
- Nutrição;
- Odontologia;
- Pedagogia;
- Psicologia.