Boa notícia, concurseiros! Foram iniciados os estudos para publicação de novos editais para o concurso PC SP com vagas para o nível médio. A previsão é de 3.500 vagas em janeiro de 2023!
- Confira: Curso Online PC SP 2022 – Perito Criminal
- Confira: Livro 1.000 Questões Gabaritadas PC-SP – Ensino Médio
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Concurso PC SP: quando saem os editais?
Segundo a previsão passada anteriormente, é possível que novos editais para a Polícia Civil de São Paulo sejam publicados em janeiro de 2023.
Agora, foram iniciados estudos para publicar concursos para carreiras de nível médio.
Sendo assim, a informação foi confirmada pelo delegado diretor da Divisão de Administração de Pessoal (DAP) da corporação, Gilson Cezar Pereira da Silveira.
“Nós já estamos realizando estudos preliminares para solicitar ao governador a abertura de mais concursos para as carreiras de fotógrafo técnico pericial, desenhista técnico pericial, agente de telecomunicações, papiloscopista, auxiliar de papiloscopista, atendente de necrotério e auxiliar de necropsia. Ou seja, as carreiras de nível médio”, disse.
“A nossa perspectiva é lançar os editais no começo do próximo exercício. Já para janeiro. Esse é o nosso planejamento”, completou Gilson.
Além disso, o diretor citou ainda que a estimativa é que o pedido de autorização seja entregue ao governador Rodrigo Garcia ainda em outubro.
“A ideia é que essa autorização saia neste exercício também. Isso depende do governador e das secretarias. Mas há uma boa vontade no sentido de reverter o quadro deficitário”, destacou.
Previsão de vagas
A previsão, então, é para oferta de 3.500 vagas, que foram autorizadas anteriormente pelo governador de São Paulo, Rodrigo Garcia.
Assim, a autorização se deu em 9 de setembro e o aval é para carreiras de delegado, médico legista, perito criminal, investigador e escrivão. Veja:
- Delegado: 552 vagas;
- Médico Legista: 116 vagas;
- Perito Criminal: 249 vagas;
- Investigador de Polícia: 1.250 vagas;
- Escrivão de Polícia: 1.333 vagas.
De acordo com o delegado diretor da Divisão de Administração de Pessoal (DAP) da corporação essas são as carreiras com maior necessidade de pessoal no momento.
“Não houve preterição de um para o outro. Esses cinco cargos iniciais (delegado, investigador, escrivão, médico legista e perito criminal), saíram um pouco na frente por serem as carreiras com maior déficit funcional. Mas virão os outros também”, disse.
Concurso em andamento
É importante destacar que a Polícia Civil de SP tem um concurso em andamento, de editais que saíram em 2022.
Sendo assim, o diretor da DAP explicou que está em análise a ampliação de vagas ofertadas no concurso e também a quebra de cláusula de barreira.
Assim, com a queda, não haverá limite de classificados em cada etapa, ou seja, haveria a possibilidade de mais candidatos serem nomeados.
“Estamos aguardando um posicionamento jurídico quanto à legalidade dessas opções. Nossa estimativa é que tenhamos um parecer sobre o aumento do número de vagas ou sobre a cláusula de barreira já em outubro”, afirmou Gilson Cezar.
Além disso, ele também disse que a autorização das 3.500 novas vagas poderá permitir a chamada de remanescentes, além de um novo edital.
“Se o jurídico e o governo aprovarem a ampliação das contratações do concurso de 2022, no próximo concurso (previsto para 2023) vamos trabalhar com o saldo, ou seja, as oportunidades que restarem para serem preenchidas”, citou.
Vale destacar que a lei não proíbe que o estado de São Paulo tenha mais de um concurso em andamento.
Entretanto, é preciso concluir a chamada e nomeação do primeiro concurso para que o segundo comece a chamar os candidatos.
Segundo Gilson Cezar, a lei não proíbe que o Estado tenha dois concursos em andamento. Porém, as nomeações do primeiro concurso devem ser concluídas para que as convocações de aprovados no segundo processo comecem.