Sem edital há mais de 12 anos, um novo concurso CVM (Comissão de Valores Mobiliários) segue em pauta para 2023. A previsão é para vagas entre os níveis médio e superior.
- Confira: Livro 600 Questões Comentadas Língua Portuguesa
- Confira: Mapas Mentais Contabilidade Geral – Conceitos e Princípios (PDF)
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Índice
Concurso CVM: quando sai o edital?
Sem concursos há mais de 12 anos, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) conta com déficit de pessoal, o que aumenta a pressão por um novo edital.
Assim, um novo concurso segue sendo planejado e pode pintar em 2023, com uma grande oferta de vagas!
Vale destacar que o edital já havia sido anunciado no início de novembro pelo presidente da companhia, João Pedro Nascimento.
Agora foi confirmado que a contratação de servidores está contemplada no Plano Bienal de Supervisão Baseada em Risco 2023-2024. Com isto, o presidente voltou a se manifestar!
“Desde 2010, a CVM não possui concurso público e houve contínua perda no quadro de servidores, principalmente em função de aposentadorias. Esta deficiência foi em parte suprida com a recomposição da força de trabalho mediante a transferência de profissionais oriundos de outras instituições públicas. Porém, o concurso público se torna cada vez mais imprescindível e fundamental para o desenvolvimento dos trabalhos em nossa Autarquia”, disse ele.
Concurso CVM: pedido enviado ao Ministério da Economia
Um pedido para o concurso da Comissão de Valores Mobiliários, foi enviado ao Ministério da Economia (ME) ainda em abril deste ano.
Assim, o pedido foi para o preenchimento de 127 vagas, em cargos dos níveis médio e superior.
Entretanto, 50 vagas são para a carreira de Agente Executivo, que exige o nível médio e conta com salários iniciais de R$7.647,98, já incluso com o auxílio-alimentação de R$458.
Além disso, 27 são para Inspetores (nível superior, específico) e outras 50 para Analistas (nível superior em qualquer área).
“A insuficiência do quadro de pessoal hoje existente e os riscos operacionais daí advindos vêm sendo objeto de alertas de nossa parte a esse Ministério recorrentemente, seja nos Relatórios de Supervisão Baseada em Risco, seja nos pedidos de autorização de concurso, seja em tratativas diversas”, diz o presidente da CVM, Marcelo Barbosa, no ofício ao ME.
Como foram as provas do último concurso CVM?
O último concurso CVM, então, aconteceu em 2010 e perdeu a validade em 2014. Por isso, as vacâncias estão aumentando, pois não há mais cadastro reserva para ser usado.
Na época, então, foram ofertadas 150 vagas para as carreiras de Inspetor, Analista e Agente Executivo, cujas avaliações foram organizadas pela Esaf.
Assim, os inscritos foram avaliados por meio de Provas Objetivas e Discursivas e as matérias que precisaram ser estudadas variaram de acordo com o nível do cargo.
Para o nível médio, por exemplo, foram cobradas questões sobre Língua Portuguesa, Estrutura do Mercado de Valores Mobiliários, Conhecimentos Básicos de Administração, bem como Conhecimentos Contemporâneos e Administração Pública.
Por fim, os candidatos de nível superior também tiveram de responder questões sobre Funcionamento do Mercado de Valores Mobiliários e Economia, entre outras matérias.
- Inspetor:
- Objetiva de Conhecimentos Gerais, de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 40 pontos;
- Objetiva de Conhecimentos Específicos, de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 60 pontos;
- Discursiva – de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 10 pontos;
- Analista (todas as Áreas de Especialização):
- Objetiva de Conhecimentos Gerais, de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 40 pontos;
- Objetiva de Conhecimentos Específicos, de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 60 pontos;
- Discursiva – de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 10 pontos;
- Agente Executivo:
- Objetiva de Conhecimentos Gerais, de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 35 pontos;
- Objetiva de Conhecimentos Específicos, de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 55 pontos;
- Discursiva – de caráter seletivo, eliminatório e classificatório, valendo, no máximo, 10 pontos.