O Banco Central aguarda autorização para o concurso Bacen; 245 vagas foram solicitadas ao Ministério da Economia em 2022. Enquanto isso, o órgão registra mais de 3 mil vacâncias.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Concurso Banco Central: quando sai o edital?
É o que os concurseiros estão aguardando saber desde 2022, quando o edital do concurso do Banco Central chegou a ser previsto para agosto.
Agora, o órgão voltou a sinalizar a intenção de realizar o certame para o governo federal recém-eleito.
Assim, as tratativas devem se iniciar após a definição da equipe da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoas do Ministério da Gestão em 2023.
Além disso, a oferta poderá ser para preenchimento de 245 vagas, sendo 200 para Analista, 30 Paratécnicos e 15 para Procuradores.
Este foi o número de vagas solicitadas ao Ministério da Economia, em pedido reencaminhado no segundo semestre do ano passado.
Cargos vagos
Mas, mesmo que este seja o número de vagas ofertado, ele não vai suprir as vacâncias no órgão, que são milhares.
O Banco Central não publica um concurso desde 2013, ou seja, são quase 10 anos sem seleções. Isso aumenta a pressão por um novo concurso.
Atualmente, segundo o Banco Central, existem cerca de 3.070 cargos vagos para as funções de atuação no órgão.
“O Banco Central tem muitas atividades que poderia avançar, mas que não faz devido a falta de servidores. Se continuar com essa carência, nem o essencial do trabalho os servidores darão conta. Por isso a situação é crítica e o concurso é urgente. O Sindicato apoia a autorização que está chegando aí”, informou o órgão.
Além disso, atualmente, mais de 9% do quadro de servidores possuem condição de aposentar. Segundo o banco, em quatro anos, até 2025, a projeção é que esse quantitativo atinja 18%.
Transformação de cargos
Além do pedido, a transformação de um cargo também segue em pauta no Sindicato e deve ter resposta em breve!
Assim, a pretensão do órgão é transformar o cargo de Analista em Auditor, o colocando em nível de outras carreiras, com salário maior e outras atribuições.
Isso porque, o cargo de Analista deve ter o maior número de vagas no novo concurso, caso seja autorizado.
Além disso, Fábio Faiad afirmou que está otimista para que a autorização saia em breve para que o edital seja publicado até junho.
“Estive conversando há algumas semanas com o presidente (do Banco Central), Roberto Campos Neto, ele se mostrou otimista. Conversei com Leonardo Sultani do Ministério da Economia e ele também se mostrou otimista. Não podemos garantir, mas estamos otimistas”, relatou ele anteriormente.
Vai ter concurso BACEN em 2023? Confira requisitos, atribuições e o que estudar!