Você sabia que o curso tecnológico em concurso público é aceito como diploma de ensino superior? Veja agora os detalhes e se programe para participar dos que te interessam!
- Confira: Apostila Básico para Concursos
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Curso Tecnólogo serve para concurso de nível superior
Sim, o diploma de graduação dos tecnólogos tem validade para participação de candidatos em concursos públicos de nível superior, em cursos de especialização e de pós-graduação.
A informação, então, consta em publicações oficiais no site do Ministério da Educação. Veja um trecho abaixo:
“O contratante tem autonomia para decidir a qualificação do servidor que busca. Contudo, caso a exigência seja de nível superior e/ou graduação, o formado em cursos tecnólogos está apto a prestar o concurso. Ressalte-se a exceção em caso de solicitação específica da formação em licenciatura e/ou bacharelado. Portanto, o fator determinante é o teor do edital de cada concurso no qual estarão discriminados os títulos exigidos”.
Muitos estudantes optam inicialmente por essa modalidade de ensino em razão da rapidez de ingresso na vida profissional.
Segundo o MEC, voltados para a formação especializada e para o mercado de trabalho, os cursos superiores de tecnologia representam 16% da oferta de graduação no país.
Assim como os egressos de cursos de bacharelado e licenciatura, os tecnólogos recebem diploma de graduação e têm o mesmo direito de participação. Podem também ingressar em curso de mestrado profissional.
“Não há restrição legal quanto ao tecnólogo fazer pós-graduação”, ressalta o coordenador de regulação da educação profissional e tecnológica do MEC, Marcelo Feres.
“É preciso ter em mente também que o egresso pode dar continuidade aos estudos, independentemente de títulos acadêmicos”, completa.
Cursos tecnólogos
Vale destacar que os cursos tecnológicos existem no Brasil desde a década de 60 do século passado.
Assim, nos últimos anos, a procura aumentou. O número de alunos matriculados cresceu, entre 2002 e 2008, de 81,3 mil para 421 mil, segundo dados do censo da educação superior.
Entre os cursos mais procurados estão os de gastronomia, automação industrial, análise e desenvolvimento de sistemas, radiologia e gestão de recursos humanos. Todos com salários iniciais em torno de R$ 2 mil.
Posteriormente, veja abaixo, alguns bons exemplos de cursos aceitos para concursos públicos:
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
- Comércio Exterior;
- Desenvolvimento
- Back-End;
- Mobile;
- Web;
- Gastronomia;
- Gestão Ambiental;
- Gerontologia;
- Gestão
- Tecnologia da Informação;
- Produto;
- Recursos Humanos;
- Saúde Pública;
- Hospitalar;
- Portuária;
- Pública;
- Segurança Pública;
- Segurança no Trabalho;
- Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais;
- Logística
- entre outros.
Além disso, confira abaixo ainda as principais particularidades dos cursos tecnológicos:
- Menor duração de tempo para conclusão: enquanto um curso de bacharelado ou licenciatura dura, no mínimo, quatro anos, os cursos tecnológicos podem ser concluídos em, no máximo, três anos e, no mínimo, dois anos.
- Além disso, os cursos tecnológicos se voltam às áreas específicas de cunho mais técnico, focados em cargos específicos.
- Outro aspecto característico dessa graduação, é as aulas serem voltadas para o aspecto técnico. Por isso, a maior parte das aulas são práticas, realizadas em laboratório ou em campo.
Confira dicas de como se preparar para esse objetivo desde a faculdade
Portanto, se você está pensando em fazer ou já está cursando um curso tecnólogo, veja dicas importantes para começar cedo seus estudos para concursos.
Primeiramente, é preciso se dedicar bem aos estudos, assim você sai mais preparado para o mercado de trabalho.
Geralmente as provas dos concursos cobram conhecimentos que você adquiriu na teoria e na prática durante a faculdade.
Junto disso, é muito bom que você prepare um cronograma de estudos, para que você siga a risca o que será preciso estudar mais e menos e nos melhores horários e dias.
Uma outra dica importante é que, além de estudar PARA os concursos, estude OS concursos.
Assim, é preciso entender mais sobre o que você está fazendo, o órgão para onde pretende entrar e se sair a frente dos concorrentes.
Por fim, fazer simulados de concursos públicos e testar seus conhecimentos em provas passadas, também é super importante.
Agora é com você! Basta entrar em nosso site e procurar um concurso que seja sua cara e de sua vontade.
Assim, comece sua preparação e se arrisque neste mundo de boas remunerações e carreiras que oferecem longevidade.