Um novo concurso TJ MT (Tribunal de Justiça do Mato Grosso) para servidores pode ser realizado em breve. Os preparativos foram iniciados e a validade do último edital terminou!
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Concurso TJ MT: quando sai o edital?
Ainda não há essa informação, mas ao que tudo indica, um novo concurso para o Tribunal de Justiça do Mato Grosso será publicado em 2023.
Isso porque a validade do último certame, realizado em 2015, terminou e um processo de remoção interna será iniciado pelo órgão.
O comunicado, então, foi feito em ofício, pela presidente do órgão, desembargadora Clarice Claudino. Por isso, ela informou que foi iniciada a:
“viabilidade de realização de processo seletivo de remoção de servidoras e servidores do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso, como etapa preparatória à realização de novo concurso”.
Geralmente, os órgãos abrem um processo de remoção para ofertar as vagas disponíveis primeiro para os atuais servidores.
Assim, após isso é aberto o concurso externo com as oportunidades restante em ampla concorrência e com reservas também.
Anteriormente, em junho de 2022, a então presidente do órgão, Maria Helena Gargaglione, havia indicado que uma seleção estava perto.
“Sim… o mais breve possível”, escreveu ela, respondendo um comentário nas redes sociais.
Vale destacar que o último concurso para o Tribunal de Justiça do Mato Grosso foi realizado em 2015, ou seja, há 8 anos.
Na época, o edital contou com vagas para Técnico, Analista, Distribuidor, Contador e Partidor, que exigiam níveis médio e superior, dependendo do cargo.
Assim, a seleção foi organizada pela Universidade Federal do Mato Grosso e contou com oferta de 168 vagas.
Quais cargos atingidos?
De acordo com o documento, o processo de remoção deve abranger os seguintes cargos:
- Agente de infância e juventude;
- Analista judiciário;
- Distribuidor;
- Contador e partidor;
- Oficial de justiça; e
- Técnico judiciário.
Por isso, é possível que os cargos descritos acima também sejam ofertados no concurso externo.
Recentemente, um relatório foi apresentado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), determinando que o quadro de servidores passasse por uma readequação.
O conselho, então, afirmou que os cargos comissionados do tribunal, atualmente, são ocupados por profissionais que não são de carreira, o que vai contra a Constituição Federal.
Não foi estabelecido um prazo, mas o conselho indicou que a readequação aconteça nos próximos meses, considerando a urgência.
Por isso é que as expectativas para um novo concurso só estão aumentando. Sendo assim, se atente às informações que forem surgindo!