Atenção, concurseiros! O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, falou nesta semana sobre a necessidade de um novo concurso INSS, referente ao cargo de Perito. Veja detalhes!
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Prepare-se para o concurso do INSS com organização e qualidade: vídeo aulas, plano de estudos personalizado e suporte de tutoria especializada – tudo 100% gratuito!
LIBERAR ACESSO!Índice
Concurso INSS: edital sai ou não?
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, voltou a falar sobre um novo concurso INSS para o cargo de Perito.
Assim, o ministro informou que o edital é necessário e está no radar. A fala, então, foi dada nesta quinta-feira, 16 de fevereiro.
“Nós temos algumas filas que estão absurdas, entre elas essa fila para quem precisa do atendimento da perícia médica. Nós vamos fazer esse multirão a partir de março, começando pelos estados onde você tem a maior contigência, principalmente no Nordeste e no Norte, essa é uma ação que vamos fazer”, informou.
Além disso, ele citou ainda a necessidade de contratar mais Médicos Peritos neste ano de 2023.
“Quero sim. Temos que preparar o novo concurso que há mais de 10 anos não é realizado. Nós temos praticamente a metade do efetivo inicial. É necessário mais peritos”, disse.
Servidores reivindicam concurso INSS para Peritos
Vale destacar que um novo concurso para Peritos está sendo cobrado há algum tempo e até agora não teve novidades.
Em 2022, o edital chegou a estar em pauta; ofícios chegaram a ser apresentados para a Associação Nacional dos Peritos Médicos (ANMP).
“Para que a eficiência adequada na execução dos atendimentos periciais possa ser restabelecida e para que a fila de espera por atendimento possa ser reduzida a um patamar considerado aceitável, é imprescindível a promoção de novo certame para a recomposição dos quadros da carreira”, defendeu a ANMP.
Em 2022 um novo edital chegou a ser publicado para o INSS, mas apenas com a oferta de vagas para o cargo de Técnico.
Vale destacar ainda que este concurso segue em andamento e convocou os primeiros aprovados para o curso de formação. Veja detalhes!
Detalhes da carreira de Perito no concurso INSS
Quem se interessa na carreira de Perito, no concurso INSS, deve se atentar às informações relacionadas ao cargo. Portanto, conheça mais, abaixo!
Requisitos
Para ingressar no cargo, é necessário possuir diploma de conclusão de curso de Graduação de Nível Superior em Medicina.
Documento este fornecido por Instituição de Ensino Superior credenciada pelo MEC. Além disso, é preciso registro regular no Conselho Regional de Medicina.
Atribuições
- emissão de parecer conclusivo quanto à incapacidade laboral;
- verificação, quando necessária à análise da procedência de benefícios previdenciários;
- caracterização da invalidez;
- auditoria médica.
- assessoramento técnico à representação judicial e extrajudicial da União, das autarquias e das fundações públicas federais;
- movimentação da conta vinculada do trabalhador ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), nas hipóteses previstas em lei, relacionadas à condição de saúde;
- exame médico-pericial componente da avaliação biopsicossocial da deficiência, para fins previdenciários, assistenciais e tributários.
Salários
Sendo assim, o salário inicial de um Perito vai de R$ 6.498,84 a R$ 20.756,56, dependendo da jornada de trabalho, que será de 20, 30 ou 40 horas semanais.
Como foi o último concurso para Peritos?
Portanto, enquanto um novo edital não sai, é importante começar a preparação utilizando o último edital para a carreira.
Sendo assim, o último para Perito do INSS aconteceu em 2011, quando ofertou 375 vagas para Perito, além de 1.500 para Técnico.
Na época, a organização do concurso ficou por conta da Fundação Carlos Chagas – FCC.
Ao todo, 11.760 pessoas se inscreveram, gerando uma concorrência de aproximadamente 31 candidatos por vaga.
Posteriormente, os inscritos foram avaliados por meio de uma prova objetiva (eliminatória e classificatória) e uma de títulos (classificatória).
Assim, a objetiva teve duração de 4 horas, sendo composta de 80 questões de múltipla escolha. Veja, então, a distribuição:
- Conhecimentos Gerais – 30 questões
- Língua Portuguesa
- Ética no Serviço Social
- Noções de Direito Constitucional
- Noções de Direito Administrativo
- Conhecimentos Específicos – 50 questões
- Medicina Geral
- Legislação Referente ao SUS
- Medicina do Trabalho
- Legislação do Trabalho
- Legislação Previdenciária
Confira o edital completo do concurso de 2011, clicando aqui!