Boa notícia, concurseiros! O novo presidente do Ibama tomou posse nesta terça-feira (28/02) e falou sobre novos editais para o concurso Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e 2 mil contratações de brigadistas. Veja detalhes!
- Adquira: Apostila Concurso Ibama
- Adquira: Curso Online Concurso Ibama
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Concurso Ibama: quando serão as contratações?
Rodrigo Agostinho tomou posse neste dia 28 de fevereiro como novo presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Após a cerimônia, em conversa com jornalistas, o presidente informou que a atual estrutura do órgão é ‘muito menor’ do que a necessária.
“Ao longo do tempo, iremos recuperar a estrutura ideal do órgão. Nós faremos concurso, reabriremos escritórios que foram fechados para que tenhamos uma política robusta. Hoje, não temos a estrutura necessária para poder fazer a diferença, mas essa diferença é necessária”, informou.
Portanto, ele confirmou a publicação de novos editais em concursos públicos, em breve, e citou ainda que poderá haver 2 mil contratações de brigadistas.
Assim, ele citou o último concurso Ibama, aberto em 2021, onde ainda há excedentes a serem convocados. Segundo ele, a convocação será feita em breve!
“Não conseguimos chamar todos (os excedentes) agora porque depende de autorização presidencial (do presidente da República). Mas vamos chamar uma parte. Gostaria que fosse o mais rápido possível”, disse Agostinho.
Ademais, a proposta do presidente é que, até o final de março, o órgão esteja preparado para fazer qualquer enfrentamento aos incêndios florestais.
2.103 novos servidores são necessários
De acordo com o relatório apresentado pela equipe de transição de governo no final de 2022, a área ambiental conta com uma necessidade de pelo menos 2.103 novos servidores.
O documento ressaltou que a realização de um novo concurso não deve impedir a convocação dos aprovados na seleção de 2021, visto que a necessidade de servidores supera o quantitativo de remanescentes.
Vale mencionar que o órgão conta com 5.846 servidores, sendo que apenas 2.890 estão na ativa. Desses, 2.145 são mulheres e 3.701 são homens.
Novo concurso IBAMA já foi solicitado
Sendo assim, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis pode ter um novo concurso realizado em 2023.
Isso porque um projeto de lei 2890/2022 está tramitando desde 2022, o que pode favorecer um novo edital.
O projeto foi protocolado pelo deputado federal Alexandre Frota (PROS SP), e prevê o aumento de fiscais do Ibama.
O deputado justificou o PL, afirmando que o número de fiscais despencou nos últimos anos, no Ibama.
Vale destacar que este número caiu de 1.311, em 2010, para 591, em 2019. Ou seja, houve uma redução de 55%.
Frota ainda afirmou que em 2020 houve um incremento de 103 servidores contratados pelo órgão para fiscalização, chegando a 694.
Entretanto, este número é ainda 47% menor em relação ao início da última década. Para Frota, o número é muito baixo.
“Temos um país de dimensões continentais, e mesmo com o CAR (Sistema de Cadastro Ambiental) e a capacidade de monitoramento fornecida pelo Inpe muitas ações precisam ser realizadas presencialmente nos locais onde haja cometimento de crime ou infração ambiental. São particularmente críticas as ações em terras indígenas e unidades de conservação, onde o desmatamento explodiu nos últimos anos”, disse o parlamentar.
Requisitos e detalhes do último concurso Ibama
Lembrando que para assumir o posto de Brigadista do Ibama, o candidato precisa ser alfabetizado e ter entre 18 e 59 anos completos.
Entretanto, para algumas localidades é necessário ter Certificado do Curso de Formação de Brigadas de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais ministrado pelo Ibama ou ICMBio.
Em síntese, o último concurso foi publicado em 2021 e ofertou 568 vagas, sendo 432 destinadas a candidatos que possuem o nível médio e 132 vagas para nível superior.
Além disso, os contratados ainda receberam benefícios, como auxílio-alimentação de R$ 458,00 e auxílio-creche de R$ 321,00.
Na ocasião, a banca organizadora foi o Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos) e avaliou os candidatos através de provas objetivas.