Concurso Polícia Penal BA (SEAP): Órgão solicita autorização para 287 vagas!

Concurso Polícia Penal BA: Edital no início de 2024, informa secretário!

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap BA) solicitou a autorização de um novo concurso Polícia Penal BA para o preenchimento de 287 vagas de Policial Penal. Confira!

O pedido foi encaminhado à Casa Civil para avaliação e leva em consideração a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 que prevê até 400 vagas para ingresso.

Dessa forma, cabe ao governador dar o seu aval para realização do concurso.

Mais de 57 Mil Vagas em 2025!🎉

Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!

ATIVAR DESCONTO!

Vale lembrar que a seleção é aguardada a bastante tempo, visto que já foi avaliada, inclusive, pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Em 2019, a necessidade de um novo concurso para suprir a falta pessoal para gerir presídios foi destacada pelo ministro Dias Toffoli.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!

Como foi o último concurso Polícia Penal BA?

A última seleção foi realizada em 2014 para o preenchimento de 490 vagas de Agente Penitenciário (atual polícia penal).

Os aprovados cumpriram jornadas de trabalho de 30 horas semanais e foram remunerados com salários iniciais no valor de R$ 1.775,69.

Na ocasião, a banca organizadora foi o IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação) e avaliou os candidatos por meio das seguintes etapas:

  • Provas Objetiva e Discursiva;
  • exame de Documentação;
  • Avaliação Psicológica;
  • Exame Médico;
  • Teste de Aptidão Física (TAF);
  • Exames pré-admissionais;
  • Investigação Social. 

Posteriormente, os aprovados foram submetidos ao Curso de Formação, onde foram remunerados com uma bolsa de estudo no valor de um salário mínimo.

Após homologada, a seleção teve prazo de validade de um ano, prorrogada uma única vez, por igual período.

No entanto, esse período está vencido e o órgão não tem mais cadastro de aprovados válido para preencher o déficit de pessoal.