De acordo com o secretário estadual da Educação, Renato Feder, o edital do concurso SEE SP (Secretaria Estadual de Educação de São Paulo) será publicado até o mês de junho de 2023. Confira!
“A gente vai lançar neste semestre um concurso público para 15 mil professores da rede. A gente está precisando muito e estamos autorizados. Em breve, a gente vai publicar o edital, neste semestre ainda, e a gente está muito animado com isso”, afirmou.
Conforme dados do sindicato, o órgão conta com 204 mil servidores, sendo cerca de 100 mil em caráter temporário.
Índice
- Confira: Apostila Carreiras Educacionais – Professor
- Confira: Livro 1.000 Questões Gabaritadas de Conteúdos Básicos para Concursos
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Vagas previstas
Em setembro de 2022, foram autorizadas 15.000 oportunidades para professores de nível fundamental e médio, distribuídas da seguinte maneira:
- Jornada de 25 horas: 4.258 vagas
- Jornada de 40 horas: 10.742
Concurso SEE SP: Carência de servidores
Essa seleção é essencial, uma vez que a carência de profissionais na área é enorme.
De acordo com o último levantamento, em 2021, a necessidade é de 97.491 professores. Do total de 187.157 docentes, somente 89.666 cargos estão preenchidos.
Além disso, vale considerar que esse levantamento aconteceu em 2021, ou seja, é possível que atualmente a carência seja ainda maior.
O concurso para o cargo de professor PEB II havia sido autorizado pelo governador Márcio França em 2018, para oferta de 15 mil vagas efetivas.
No entanto, em 2019 o ex-governador João Doria determinou que todas autorizações em validade, principalmente as que ainda não tinham seus editais publicados, fossem reavaliadas.
Dessa forma, a seleção não teve continuidade.
Como foi o último concurso SEE SP?
O último certame aconteceu em 2013 e foi considerado o maior da história, pois ofereceu 59 mil vagas que foram disputadas por 322.700 candidatos.
A seleção ofereceu oportunidades em todas diretorias de ensino do estado, para as seguintes especialidades:
- Artes;
- Biologia;
- Ciências físicas e biológicas;
- Educação física;
- Filosofia;
- Geografia;
- História;
- Língua:
- Inglesa;
- Portuguesa;
- Espanhola;
- Matemática;
- Química;
- Sociologia;
- Educação especial;
Dessa forma, os interessados foram avaliados através de provas objetivas e dissertativas, abordando questões de conhecimentos pedagógicos e disciplinas específicas de acordo com a especialidade.
Ademais, as provas objetivas eram compostas de 80 questões, enquanto a parte dissertativa foi composta de duas questões sobre a Resolução SE 52, de 2013.
Além disso, para a pontuação final dos candidatos foram considerados títulos, de caráter apenas classificatório.
Por fim, na ocasião a banca organizadora foi a FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Confira todos os detalhes do último edital, clicando aqui!