Os servidores do Instituto Nacional de Meteorologia solicitaram através de uma carta aberta enviada ao Ministério da Agricultura e Abastecimento, a realização de um novo concurso INMET. Entenda!
De acordo com o documento, a categoria sofre com o sucateamento imposto pela gestão anterior, isso porque, foram registradas 194 aposentadorias desde 2019 e o último concurso que de fato aconteceu foi realizado em 2006, ou seja, há mais de 15 anos.
Com isso, os compromissos nacionais com a sociedade brasileira e também internacionais do Brasil junto à OMM são seriamente prejudicados.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Além da abertura de um novo edital, foi solicitada a inclusão de servidores no plano de carreira para a área de Ciência e Tecnologia do Governo Federal e a desvinculação do Inmet da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), parte da estrutura do ministério.
Índice
“enquanto se discute a criação de um estado de emergência climática”, o Inmet – representante brasileiro na Organização Mundial de Meteorologia (OMM), das Nações Unidas – “sofre com o sucateamento imposto pelo governo anterior”. – defendem os servidores.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Como foi o último concurso INMET?
O órgão chegou a publicar um edital em 2015 para o provimento de 242 oportunidades de nível médio e superior, no entanto, a seleção foi suspensa e não aconteceu!
As oportunidades eram destinadas as seguintes carreiras:
Nível Superior
- Pesquisa em C&T
- Meteorologia
- Estatística
- Hidrologia
- Ciência da Computação
- Sensoriamento Remoto
- Agronomia
- Gestão, Planejamento e Infraestrutura em C&T
- Analista Meteorologia
- Analista Telecomunicações
- Analista Estatística
- Jornalista
- Advogado, Publicitário
- Administrador
- Contador
- Economista
- Meteorologista
- Analista TI
- Engenheiro
Nível Médio
- Analista Meteorologia
- Analista Telecomunicações
- Analista Estatística
- Jornalista
- Advogado
- Publicitário
- Administrador
- Contador
- Economista
- Meteorologista
- Analista TI
- Engenheiro
Os salários variavam entre R$ 3.700,90 e R$ 11.993,69. Na ocasião, a banca organizadora seria a Consulplan e avaliaria os candidatos por meio de provas objetivas, discursivas e de títulos.
A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, teriam a seguinte estrutura:
Por outro lado, a prova discursiva consistiria em um estudo de caso para os cargos de nível superior, sobre tema de natureza técnica específica de cada cargo/especialidade e uma redação para os cargos de nível intermediário, sobre tema da atualidade.
Os aprovados seriam submetidos a avaliação de títulos. Veja os critérios de pontuação!
Apesar do concurso ter sido suspenso, os detalhes do edital podem ser utilizados como base de estudo para o novo concurso INMET que pode ser lançado em breve!