O delegado de Polícia, Anderson Pires Giampaoli está respondendo pela Secretaria de Concursos Públicos da Academia de Polícia “Dr. Coriolano Nogueira Cobra” (Acadepol) e durante entrevista falou sobre vários detalhes do concurso PC SP. Confira!
A previsão é que sejam ofertadas 3.500 vagas nos editais previstos para publicação em até dois meses, ou seja, ainda no primeiro semestre de 2023. Veja a distribuição!
- Delegado: 552 vagas
- Médico Legista: 116 vagas
- Perito Criminal: 249 vagas
- Investigador: 1.250 vagas
- Escrivão: 1.333 vagas
No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!
INSCREVA-SE!Índice
Todos os cargos têm como requisito o nível superior e oferecem salários de até R$12 mil.
Vale ressaltar que anualmente, cerca de 1.000 policiais se aposentam, ou seja, a publicação de novos editais é essencial.
- Confira: Apostila PC SP 2023 – Investigador
- Confira: Apostila PC SP 2023 – Escrivão
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Qual será a banca organizadora?
O órgão já deu início a escolha da banca organizadora. Nos últimos concursos a escolhida foi a Fundação Vunesp. No entanto, de acordo com Anderson Pires Giampaoli, esse ano, outra banca poderá ser escolhida, visto que uma licitação deve ser aberta para que diferentes instituições possam enviar suas propostas.
“Nós temos que abrir a possibilidade por conta do princípio da livre concorrência. Nós temos instituições tão gabaritadas como a Fundação Vunesp para a realização de concursos.” – frisou.
Vale lembrar que a PC SP está trabalhando em dois projetos básicos, sendo o primeiro para contratação de escrivães, investigadores, médicos legistas e peritos criminais e o segundo para contração de delegados.
“De cada projeto básico vai sair um contrato com a empresa que tiver as melhores condições e preço. O ideal para nós é que a empresa seja a mesma para todos os concursos”, afirmou
Como serão as provas?
A princípio, a estrutura será mantida e seguirá os padrões dos últimos editais, compostos das seguintes etapas:
- Prova preambular (objetiva), de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório;
- Comprovação de idoneidade e conduta escorreita, mediante investigação social, de caráter eliminatório;
- Prova oral, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova de títulos, de caráter classificatório.
No entanto, é possível que ocorra algumas mudanças, por exemplo, pode ser que a prova oral deixe de ser cobrada nos concursos de escrivão e investigador. Para isso, é preciso que o governo proponha a alteração e envie para votação na Assembleia Legislativa.
“Nada impede, se for a vontade política da nova administração do governo, que haja uma alteração legislativa nessas legislações. Como por exemplo, suprimir uma determinada fase”. -disse.
Já em relação ao conteúdo programático, é possível que o mesmo sofra alteração devido as atualizações nas leis.
“No último concurso para delegado, não foi cobrado Processo Civil e Direito do Trabalho. Mas pode ser que essa comissão do novo concurso queira cobrar. Isso pode acontecer. De resto, o ‘grosso’ das disciplinas é praticamente o mesmo. Obviamente com as atualizações legislativas”, explicou o delegado da Acadepol.
Como vai funcionar o curso de formação e nomeações?
O órgão pretende tornar os próximos concursos mais rápidos. A ideia é que os aprovados sejam nomeados e comecem o curso de formação entre o final de 2023 e início de 2024.
“Se nós conseguirmos atingir esse objetivo, teremos no final do ano, no início de 2024, os 3.500 policiais civis no Estado de São Paulo”.
O delegado ainda garantiu que a PC SP tem estrutura para receber todos os aprovados.
“A Acadepol tem estrutura para receber os novos integrantes da Polícia Civil. Sobretudo porque não temos apenas a Cidade Universitária, na capital, mas temos unidades de ensino que estão distribuídas por todo o estado de São Paulo”.
Concurso PC SP: Benefícios e porte de arma!
De acordo com o delegado, os aprovados farão jus a uma série de benefícios, como auxílio-alimentação e gratificações.
Além disso, independente da carreira, terão direito ao porte de armas, incluindo os aprovados lotados na Polícia Técnico Científica.
“A formação dos médicos legistas e peritos criminais, por exemplo, se dá aqui dentro da Academia de Polícia, eles têm a disciplina de armamento e tiro. Ou seja, quando eles saem da formação profissional, eles recebem uma arma de fogo”, disse Giampaoli.
Próximos concursos em 2023
Por fim, o delegado informou que o órgão pretende realizar ainda outro concurso em 2023, para o preenchimento de vagas em outras carreiras, como fotógrafo técnico pericial, desenhista técnico pericial, agente de telecomunicações, papiloscopista, auxiliar de papiloscopista, atendente de necrotério e auxiliar de necropsia.
“O que nós queremos é fazer esses concursos para preencher já as 3.500 vagas e, paralelamente, conseguir uma nova autorização para concursos para outras carreiras. Como as de nível médio”, pontuou Giampaoli.
Estude para o concurso PC SP 2023!
Se você se interessa pela aprovação nesse concurso, não perca tempo! Confira nossos materiais e comece agora mesmo sua preparação!
Quer saber mais detalhes do edital PC SP 2023? O professor Rodrigo Montes explica todos os detalhes!