As provas do concurso TJCE (Tribunal de Justiça do Ceará), com a oferta de 50 vagas de nível médio, serão aplicadas no próximo domingo, 23 de abril. São mais de 30 mil inscritos; veja demanda!
- Confira: Apostila TJ CE 2023 – Técnico Judiciário – Área Judiciária
- Confira: Apostila TJ CE 2023 – Técnico Judiciário – Área Administrativa
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Concurso TJCE: provas se aproximando; saiba detalhes
Portanto, as provas do concurso do Tribunal de Justiça do Ceará serão aplicadas no próximo domingo, 23 de abril.
Por isso, é preciso se atentar as informações importantes das avaliações, uma vez que o concurso será muito concorrido. Veja detalhes abaixo!
Número de inscritos
Ao todo, segundo documento divulgado pela banca, 35.639 inscrições foram homologadas, sendo 22.995 na área Judiciária e 12.644 no setor Administrativo.
Entre as vagas da ampla concorrência, o cargo de Técnico Judiciário da área Administrativa foi o que recebeu mais inscrições, sendo 1.149 candidatos por vaga.
Por outro lado, na área Judiciária são 919 pessoas por oportunidade. Confira a demanda de candidato por vaga, clicando aqui!
Locais de prova
Além disso, os candidatos também já podem acessar os seus locais de prova, que estão disponíveis no site do Cebraspe. Lembrando que a aplicação acontece em Fortaleza/CE.
Lembrando que a consulta é realizada de maneira individual, para isso, é necessário inserir o CPF e senha no site da banca organizadora.
Ademais, as avaliações contarão com quatro horas e meia de duração e serão realizadas no turno da tarde.
Como serão?
Assim, a prova objetiva será composta de 60 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada e apenas uma resposta correta. Veja as disciplinas:
Área Judiciária
- Conhecimentos Gerais
- Língua Portuguesa
- Noções de Informática
- Raciocínio Lógico
- Conhecimentos Específicos
- Noções de Direito
- Constitucional
- Administrativo
- Processual Civil
- Processual Penal
- Noções de Direito
Área Administrativa
- Conhecimentos Gerais
- Língua Portuguesa
- Noções de Informática
- Raciocínio Lógico
- Conhecimentos Específicos
- Noções de
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Administração Pública
- Gestão Pública
- Noções de
O que reprova?
Cada questão correta de Conhecimentos Gerais valerá 0,50 ponto, enquanto cada uma relacionada a Conhecimentos Específicos irá computar 0,25 ponto, se correta. Cada questão errada, por sua vez, registrará 0 (zero) ponto.
Será considerado reprovado o candidato que obtiver nota inferior a 6 pontos em qualquer uma das áreas do conhecimento.
Prova discursiva
Por outro lado, a prova discursiva consistirá na elaboração de uma redação acerca de tema relacionado aos Conhecimentos Específicos de cada área.
Somente terão sua avaliação discursiva corrigida aqueles candidatos aprovados no exame objetivo dentro do limite estabelecido.
Vagas, cargos e salários do concurso TJCE
Portanto, o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará está ofertando 50 vagas imediatas para o cargo de Técnico Judiciário.
Além disso, ainda será formado um cadastro reserva para a carreira, que exige nível médio de escolaridade.
Portanto, as áreas contempladas são Judiciária e Técnico-Administrativa, sendo 35 vagas + CR para a primeira e 15 vagas + CR para a segunda.
Haverá ainda reserva de oportunidades para pessoas com deficiência (PcDs) e para candidatos negros.
Ademais, o salário dos aprovados será de R$ 5.633,84 para jornadas de trabalho de 40 horas semanais.
A lotação dos candidatos classificados ocorrerá nas localidades onde houver disponibilidade de vaga, a critério da Administração do TJ CE.
Requisitos
- Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses;
- Estar
- em gozo dos direitos políticos;
- quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
- quite com as obrigações eleitorais;
- Ter idade mínima de 18 anos completos, na data da posse;
- Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo/área;
- Não haver sofrido, no exercício de função pública, a penalidade prevista no parágrafo único do art. 200 da Lei n.º 9.826/1974;
- Apresentar certidão negativa de antecedentes criminais expedidas pelos foros das Justiças Estadual, Federal e Eleitoral dos locais de residência do candidato nos últimos cinco anos;
- Apresentar outros documentos ou firmar outras declarações que se fizerem necessários à época da admissão.