O presidente substituto do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Marcelo Marcelino de Oliveira, solicitou a autorização para um novo concurso ICMBIO para o preenchimento de 887 vagas para o cargo de Analista. Confira!
De acordo com o ofício enviado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, as oportunidades são destinadas aos seguintes cargos:
- Analista Administrativo: 384 vagas
- Analista Ambiental: 503 vagas
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Ambas as carreiras exigem o nível superior e oferecem salários iniciais no valor de R$ 10.014,71, além do auxílio alimentação no valor de R$ 658,00, devido aos reajustes do governo federal.
Além da solicitação das vagas citadas, o presidente também solicitou a transformação de 589 cargos vagos de Técnico em 270 cargos de Analista e garantiu que a mudança não provocará aumento de despesas nos cofres públicos.
A expectativa pelo concurso é grande, principalmente após a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, voltar a falar que o governo federal autorizou a realização de novos editais de concurso ICMBIO, Ibama e Ministério do Meio Ambiente.
“[No] governo Bolsonaro, quando a gente diz terra arrasada, houve um desmonte, é um desmonte mesmo. É com esses fiscais que nós estamos trabalhando. Ainda bem que já conseguimos concurso para o Ibama, o ICMBio e o ministério”, afirmou.
A autorização deve ser publicada no Diário Oficial da União em breve e em seguida uma comissão deve ser formada.
Uma vez formada a comissão, o próximo passo é a escolha da banca organizadora. Assim que o contrato com a mesma for assinado, o edital poderá ser publicado.
Essa seleção faz parte de um pacote de autorizações que o governo anunciará até o final de 2023. Saiba mais, aqui!
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Quais as atribuições?
São atribuições dos aprovados no concurso ICMBIO:
Analista Ambiental
- Planejamento ambiental, organizacional e estratégico afeto à execução das políticas nacionais de meio ambiente, formuladas no âmbito da União, em especial as que se relacionem com as seguintes atividades: regulação, controle, fiscalização, licenciamento e auditoria ambiental;
- Gestão, proteção e controle da qualidade ambiental;
- Ordenamento dos recursos florestais e pesqueiros;
- Conservação dos ecossistemas e das espécies neles inseridas, incluindo seu manejo e proteção;
- Estímulo e difusão de tecnologias, informação e educação ambientais.
Técnico Ambiental
- Prestação de suporte e apoio técnico especializado às atividades dos Gestores e Analistas Ambientais, execução de atividades de coleta;
- Seleção e tratamento de dados e informações especializadas voltadas para as atividades finalísticas;
- Orientação e controle de processo voltados às áreas de conservação, pesquisa, proteção e defesa ambiental.
Como foi o último concurso ICMBIO?
A última seleção foi realizada em 2021 para o preenchimento de 171 vagas de Técnico Ambiental e Analista Ambiental, exigência de nível médio e superior, respectivamente.
A banca organizadora foi o Cebraspe e avaliou os candidatos por meio de provas objetivas e discursivas.
A prova objetiva consistiu em questões de múltipla escolha, acerca das seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa
- Noções de Gestão
- Noções de Direito Administrativo
- Legislação
- Integridade Pública
- Atualidades
- Noções de Informática
Já a prova discursiva consistiu em um texto dissertativo de até 45 linhas, abordando uma situação-problema a respeito de temas relacionados aos conhecimentos específicos e relacionados à Amazônia para o caro de Analista Ambiental e uma redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de tema relacionado ao meio ambiente e à Amazônia para o cargo de Técnico Ambiental.