Será enviada ao Governo Federal, uma solicitação de um novo concurso Funarte (Fundação Nacional de Artes). O pedido está ‘em fase de elaboração’; veja!
- Confira: Livro 1.000 Questões Gabaritadas de Conteúdos Básicos para Concursos
- Confira: Apostila Básico para Concursos
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Concurso Funarte: quando sai o edital?
Ainda não há data, mas é provável que um novo edital seja publicado ainda em 2023 para o concurso da Fundação Nacional de Artes.
Assim, a demanda de cargos e vagas ainda não foi detalhada, mas o pedido está ‘em fase de elaboração’, segundo o órgão.
Quem está elaborando o pedido é a Coordenação de Gestão de Pessoas da Funarte; depois, ela será enviada ao Ministério da Cultura, pasta a qual a fundação é vinculada.
Posteriormente, o pedido deverá seguir para o Ministério da Gestão e Inovação, pasta responsável pela autorização de concursos e comandada por Esther Dweck.
A Ministra, inclusive, já confirmou que vários pacotes de concursos públicos serão publicados ao longo deste ano.
Pedido deve ser para cargos de níveis médio e superior
Mesmo que não haja confirmação, é possível que o novo concurso seja para cargos de níveis médio e superior, mantendo padrões anteriores.
Além disso, um pedido enviado em 2020, solicitava abertura de 130 vagas, distribuídas da seguinte maneira:
- Nível médio (86 vagas)
- Assistente Administrativo: 47
- Assistente Técnico I: 13
- Serviços Auxiliares: 4
- Assistente Administrativo
- II: 5
- III: 4
- IV: 3
- Assistente Técnico
- II: 2
- III: 5
- IV: 3
- Nível superior (48 vagas)
- Administração e Planejamento: 9
- Arquivista: 1
- Documentação: 7
- Museólogo: 1
- Profissional Técnico Superior
- I: 13
- II: 6
- III: 3
- IV: 2
- Técnico em
- Comunicação: 2
- Comunicação Social: 1
- assuntos educacionais – 1
- Administrador I: 1
- Médico: 1
Sobre a Funarte
Em seu início, em 1975, a Funarte englobava apenas música – popular e erudita – e artes plásticas e visuais. Convivia com a Fundação Nacional de Artes Cênicas (Fundacen), o Instituto Nacional de Folclore (INF) e a Fundação do Cinema Brasileiro (FCB), todas ligadas ao Ministério da Educação e Cultura, posteriormente ao Ministério da Cultura. A Funarte foi instituída pela Lei Nº 6.312 de 1975, que estabelece sua missão.
Em março de 1990, o Governo Federal extinguiu todas as instituições culturais. Em dezembro daquele ano, foi criado o Instituto Brasileiro de Arte e Cultura (IBAC) – ligado diretamente à Secretaria de Cultura da Presidência da República (que depois voltou a ser novamente Ministério).
O Instituto englobava a Funarte, a Fundacen, e a FCB. Em 1994, a sigla Funarte substituiu a sigla IBAC, a partir da Medida Provisória nº 752/1994, Art. 6º – confirmada pela Lei nº 9.649/1998 – art. 64.
Como foi o último concurso Funarte?
Posteriormente, o último concurso Funarte teve seu edital divulgado no ano de 2014. Na época, foram ofertadas 50 vagas, sendo 22 vagas para o nível médio e 28 vagas para o nível superior.
Ademais, a banca organizadora responsável pela execução do certame, foi a FGV (Fundação Getúlio Vargas). A lotação foi em São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Minas Gerais.
Todos os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva. Mas, dependendo do cargo, também foi aplicado uma prova prática.
Assim, a avaliação objetiva para o nível médio foi composta por 50 questões, sendo 20 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática e 20 questões de Conhecimentos Específicos.
Já para o nível superior, a prova objetiva englobou 70 questões, sendo 30 questões de Língua Portuguesa, 5 questões de Noções de Direito Constitucional, 5 questões de Noções de Administração Pública e do Sistema Federal de Cultura e 30 questões de Conhecimentos Específicos.