Uma portaria assinada pela presidente do Superior Tribunal de Justiça formou uma comissão para o novo concurso STJ, que deve ter os preparativos iniciados. Veja detalhes!
- Confira: Livro 1.000 Questões Gabaritadas da CEBRASPE
- Confira: Livro 1.000 Questões Gabaritadas da FGV
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Concurso STJ: Vai ter novo edital? Quando?
Ao que tudo indica, um novo concurso público poderá ser publicado em breve para o Superior Tribunal de Justiça.
Isso porque uma portaria assinada pela presidente do órgão formou uma comissão que deve iniciar os preparativos do certame.
Assim, a portaria que designa os membros da comissão consta no site do STJ e está assinada pela presidente do órgão, ministra Maria Thereza Rocha de Assis Moura.
Posteriormente, a comissão ficará responsável pelos estudos iniciais e vai definir a oferta de cargos e vagas, além de contratar a banca. Veja os membros:
- Renata Santos Miranda de Almeida;
- Verônica Schielke Lemos Camargo;
- Claudia Nunes Franco;
- Renata Cardoso Almeida;
- Anderson Luiz de França Silva.
Vale destacar que uma comissão chegou a ser formada em 2022, para realizar os estudos, mas acabou revogando e congelando o processo em seguida.
STJ detalha próximas etapas
Em nota, o STJ confirmou a criação da comissão para estudo de viabilidade de novo certame e detalhou as próximas etapas. Veja a nota na íntegra:
“A comissão instituída pela Portaria STJ/GP 190/2023 vai estudar a viabilidade de realização de novo concurso público do STJ. Nessa fase inicial, serão definidos os cargos que poderão ser contemplados no certame e será feito um levantamento de dados que subsidiarão a realização do concurso (custos, tipos de provas, tipos de contratação, dentre outros).
Caso a comissão e a Administração do STJ concluam pela viabilidade de realização do certame, será elaborado projeto básico para contratação de empresa prestadora de serviços técnicos de organização, planejamento e realização do concurso público.
O concurso vigente, realizado em 2018 e válido até fevereiro de 2024, não será impactado pela criação da comissão”.
Último concurso STJ segue com validade
Dessa forma, enquanto novidades acerca da nova seleção não são divulgadas, os concurseiros podem conhecer os detalhes do último concurso, que agora possui validade prorrogada.
Sendo assim, o concurso agora tem validade até fevereiro de 2024. Certamente a prorrogação foi o “balde de água fria” nos preparativos do próximo concurso.
Sendo assim, o último concurso STJ aconteceu em 2018 sob a organização do Cebraspe, quando foram ofertadas 05 vagas imediatas, além da formação de cadastro reserva para os seguintes cargos:
- Técnico Judiciário
- Administrativa – CR
- Desenvolvimento de Sistemas – CR
- Enfermagem – CR
- Suporte Técnico – CR
- Telecomunicações e Eletricidade – CR
- Analista Judiciário
- Administrativa – CR
- Biblioteconomia – CR
- Fisioterapia – CR
- Odontologia (ramo de Odontopediatria) – CR
- Psicologia – CR
- Judiciária – 5 vagas
- Oficial de Justiça Avaliador Federal – CR
Além disso, os aprovados no concurso público e contratados pelo órgão contam com remunerações que variam entre R$ 6.708,53 e R$ 11.006,82.
Por fim, os inscritos passaram por provas objetivas e discursivas, sendo a primeira com 120 questões de múltipla escolha. Então, confira as disciplinas:
- Técnico
- Língua Portuguesa
- Noções de Língua Inglesa
- Noções de Direito Constitucional
- Raciocínio Lógico
- Noções de Direito Administrativo
- Ética no Serviço Público
- Noções de Sustentabilidade
- Direito das Pessoas com Deficiência
- Conhecimentos Específicos
- Analista
- Língua Portuguesa
- Noções de Direito Constitucional
- Noções de Direito Administrativo
- Regimento interno STJ
- Ética no Serviço Público
- Noções de Sustentabilidade
- Direito das Pessoas com Deficiência
Vacâncias crescendo no órgão
Portanto, atualmente, o órgão conta com mais de 120 vacâncias. Assim, os dados foram extraídos do portal da transparência em maio de 2023.
Ademais, de acordo com a divisão, são 80 cargos vagos de Técnico Judiciário e 48 cargos vagos de Analista Judiciário.
Além disso, o cargo que registra a maior vacância é Técnico Judiciário – Área Administrativa, com 53 postos desocupados. Por isso, um novo concurso se mostra necessário.