Concurso Censipam: Nova seleção autorizada. 50 vagas para Analista!

Concurso Ministério da Defesa: Nova seleção é autorizada para 60 vagas!

Boa notícia, concurseiros! Um novo concurso Censipam recebeu autorização para preencher 50 vagas na carreira de Analista em Ciência e Tecnologia. Veja detalhes e inicie sua preparação!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!

Mais de 57 Mil Vagas em 2025!🎉

Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!

ATIVAR DESCONTO!

Concurso Censipam: quando sai o edital?

Portanto, ao que tudo indica, um novo concurso será publicado ainda em 2023 para o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia.

Isso porque ele recebeu autorização do Ministério da Gestão e Inovação, pasta comandada pela ministra Esther Dwec.

E ainda, o certame faz parte de um pacote de autorizações, com 4.436 vagas em novos concursos federais para 20 ministérios.

Sendo assim, os próximos passos é definir a comissão organizadora para dar andamento aos trâmites da seleção.

Posteriormente, uma banca será escolhida e contratada e logo após isso o edital se torna iminente e poderá sair a qualquer momento.

Por fim, vale destacar que a previsão é que o edital seja publicado no decorrer do segundo semestre, até dezembro de 2023.

Vagas e cargo

Portanto, de acordo com a autorização, serão ofertadas 50 vagas para a carreira de Analista em Ciência e Tecnologia, que exige o nível superior.

Além disso, as oportunidades irão contemplar a diferentes áreas de atuação, com salários variando de R$6.662,68 a R$10.823,89, de acordo com a titulação.

Veja quais as áreas que englobam o quadro:

  • Analista em Ciência e Tecnologia – Telemática – Desenvolvimento e Banco de Dados
    • Requisito: diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciência da Computação, ou Engenharia da Computação, ou Engenharia Eletrônica, ou Engenharia de Telecomunicações, ou Engenharia de Sistemas, ou Tecnologia da Informação, ou Processamento de Dados.
  • Analista em Ciência e Tecnologia – Redes, Serviços de Redes e Suporte
    • Requisito: diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciência da Computação, ou Engenharia da Computação, ou Engenharia Eletrônica, ou Engenharia de Telecomunicações, ou Engenharia de Sistemas, ou Tecnologia da Informação, ou Processamento de Dados.
  • Analista em Ciência e Tecnologia – Telecomunicações
    • Requisito: diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia Eletrônica ou Telecomunicações.
  • Analista em Ciência e Tecnologia – Meteorologia
    • Requisito: diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em Meteorologia.
  • Analista em Ciência e Tecnologia – Sensoriamento Remoto
    • Requisito: diploma de conclusão curso superior completo.

Como foi o último concurso Censipam?

Posteriormente, o último concurso Censipam foi realizado em 2012 e teve oferta de 40 vagas para o cargo de Analista em Ciência e Tecnologia Pleno 1-I, nas áreas Operacional e Telemática.

Ademais, as vagas foram para Belém (PA), Brasília (DF), Manaus (AM) e Porto Velho (RO). Na época, o nível médio era cobrado, mas hoje, é o superior.

Assim, o concurso foi realizado pela banca FUNIVERSA e os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva e discursiva.

Por fim, as provas objetiva e discursiva tiveram a duração de 4 horas e 30 minutos e tiveram aplicação de 60 questões, sendo:

  • Conhecimentos gerais, contendo 30 questões, peso 1 (um); e
  • Conhecimentos específicos, contendo 30, peso 2 (dois).

Confira o edital completo de 2012, clicando aqui!

Conheça a Censipam

Sendo assim, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) é um órgão subordinado ao Ministério da Defesa.

Ele integra informações e gera conhecimento atualizado para articulação, planejamento e coordenação de ações globais de governo na Amazônia Legal e na Amazônia Azul, em prol da proteção ambiental e do desenvolvimento sustentável das duas regiões.

Utilizando dados gerados por uma infraestrutura tecnológica, composta por subsistemas integrados de sensoriamento remoto, radares e estações meteorológicas, e plataformas de coleta de dados, o Censipam promove o monitoramento da floresta amazônica, do espaço marítimo brasileiro e de outras áreas de interesse, produzindo informações em tempo próximo ao real.

Curso de Língua Portuguesa para sua preparação

Está cansado de estudar horas e horas de português sem ver resultados? Já pensou em ter acesso a um curso completo e eficiente que o leva do zero ao avançado estudando apenas 1h30min por dia? Então conheça o Português da Aprovação com a professora Ariane Budke!