O Instituto Brasileiro de Museus protocolou um pedido de autorização para realização de um novo concurso Ibram para o preenchimento de 376 oportunidades em 2024. Confira!
De acordo com a nota técnica, as vagas serão distribuídas entre as seguintes especialidades:
- Analista I: 137 vagas
- Técnico em Assuntos Culturais: 149 vagas
- Técnico em Assuntos Educacionais: 21 vagas
- Assistente Técnico: 69 vagas
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Os aprovados serão remunerados com salários iniciais que variam entre R$ 3.419,97 e R$ 5.035,29, de acordo com o nível de escolaridade do cargo pretendido.
O documento também informou um cronograma para realização das atividades. Conforme consta na nota técnica, o edital seria divulgado em novembro de 2024, com provas em janeiro de 2025 e nomeação em julho de 2025.
Para acessar os detalhes na íntegra, clique aqui!
A realização de um novo concurso é essencial, visto que o último edital foi publicado em 2010, ou seja, há mais de 10 anos.
Estude para o concurso de seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Como é o trabalho dos servidores do Ibram?
Entre as atividades a serem exercidas pelos aprovados, estão as seguintes:
- Assistente Técnico: desenvolver sob supervisão, tarefas relativas à gestão administrativa e colaborar no apoio logístico necessário para o funcionamento das unidades do IBRAM. Executar outras tarefas afins sob supervisão.
- Analista: exercer atividades relacionadas às áreas técnicas e administrativas, elaborar estudos e acompanhar o desenvolvimento de projetos, relatórios e outros documentos, com base em registros técnicos e administrativos e indicadores de acompanhamentos, desempenho e política institucional; acompanhamento e operacionalização dos sistemas da União; e demais atividades inerentes a área de formação.
- Técnico em Assuntos Educacionais: coordenar as atividades de ensino, planejamento e orientação, supervisionando e avaliando estas atividades, para assegurar a regularidade do desenvolvimento do processo educativo; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão; produzir projetos político pedagógicos; e executar outras atividades compatíveis com o cargo.
- Técnico em Assuntos Culturais: desenvolver atividades de supervisão, coordenação, programação e execução especializada referentes a trabalhos de difusão e aprimoramento de assuntos culturais, na área de letras, música, artes plásticas, conservação e restauração de obras históricas e gravação artística; planejar e executar ações de criação, promoção e divulgação de serviços, de produtos e de eventos culturais; monitorar e avaliar a execução de projetos de cultura; e demais atividades inerentes à função.
Quais os requisitos para investidura nos cargos?
São requisitos básicos:
- Assistente Técnico: Nível médio completo.
- Analista: Diploma de conclusão de curso de graduação em áreas específicas, conforme determinado no edital, e registro no Conselho de Classe correspondente.
- Técnico em Assuntos Educacionais: Diploma de conclusão de curso de graduação em áreas específicas, conforme determinado no edital, e registro no Conselho de Classe correspondente.
- Técnico em Assuntos Culturais: Diploma de conclusão de curso de graduação em áreas específicas, conforme determinado no edital, e registro no Conselho de Classe correspondente.
Como foi o último concurso Ibram?
Enquanto mais informações acerca do novo concurso não são divulgadas, confira todos os detalhes do último edital e tenha um norte para criar seu plano de estudos!
O último concurso Ibram foi realizado em 2010 para o preenchimento de 294 oportunidades de nível médio e superior, distribuídas entre as seguintes especialidades:
Nível Médio
- Assistente Técnico I: 50 vagas
Nível Superior
- Analista I
- Administração: 46 vagas
- Economia: 3 vagas
- Analise de Sistemas: 9 vagas
- Contabilidade: 4 vagas
- Jornalismo: 8 vagas
- Engenharia Civil: 3 vagas
- Engenharia Elétrica: 2 vagas
- Psicologia: 1 vaga
- Publicidade: 2 vagas
- Relações Públicas: 3 vagas
- Relações Internacionais: 2 vagas
- Qualquer área de formação: 7 vagas
- Técnico em Assuntos Educacionais
- Ciências Humanas ou Sociais): 39 vagas
- Arquivologia: 12 vagas
- Antropologia: 8 vagas
- Arquitetura: 6 vagas
- Biblioteconomia: 9 vagas
- História: 13 vagas
- Museologia: 50 vagas
- Sociologia: 5 vagas
- Ciências Humanas ou Sociais: 11 vagas
Na ocasião, a banca organizadora foi a Funcab, que avaliou os candidatos por meio de três etapas, são elas:
- Prova Objetiva, de caráter classificatório e eliminatório (todos os cargos);
- Prova Discursiva, de caráter classificatório e eliminatório (cargos de nível superior);
- Avaliação de Títulos, de caráter apenas classificatório (cargos de nível superior).
A prova objetiva consistiu em questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada, acerca das seguintes disciplinas:
Nível Médio
- Língua Portuguesa: 15 questões
- Noções de Informática: 5 questões
- Conhecimentos Gerais: 10 questões
- Conhecimentos Específicos: 20 questões
Nível Superior
- Língua Portuguesa: 15 questões
- Língua Estrangeira: 10 questões
- Noções de Informática: 5 questões
- Conhecimentos Gerais: 10 questões
- Conhecimentos Específicos: 20 questões
Já a prova discursiva consistiu em duas questões relativas ao conteúdo de conhecimentos específicos. Foram considerados aprovados, os candidatos que obtiveram, no mínimo, 50% de aproveitamento do total de pontos da prova.
Posteriormente, os habilitados foram convocados para analise de títulos, onde tiveram seus diplomas e experiências avaliados de acordo com a seguinte tabela:
Os aprovados foram lotados em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal.
Confira os demais detalhes no edital do concurso Ibram. Para acessar, clique aqui!