Atenção concurseiros! Um novo concurso Depen (Departamento Penitenciário Nacional) está sendo esperado e pode ser empurrado pela regulamentação da carreira de Policial Penal, que deve sair em 2023, segundo o ministro Flávio Dino.
- Confira: Curso DEPEN – Agente Federal de Execução Penal
- Confira: Apostila DEPEN 2023 – Agente Federal de Execução Penal
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Concurso Depen: quando sai a regulamentação da carreira?
Os concurseiros interessados em uma possível vaga no próximo concurso do Departamento Penitenciário Nacional, podem comemorar!
Isso porque a regulamentação da carreira de Policial Penal deve sair ainda em 2023, impulsionando para que um novo edital seja publicado.
Assim, a informação foi confirmada pelo ministro da justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, durante o programa ‘Bom Dia, Ministro’, nesta quarta-feira (26/07).
“Deve ser votada ainda esse ano uma lei de regulamentação dessa nova carreira. E é uma carreira muito importante. Agora nesse caso do homicídio da Mariele. Foram esses profissionais que cuidaram das transferências das pessoas que foram presas e que já estavam presas, para o sistema penitenciário”, disse Dino.
Mas, vale lembrar que a regulamentação vem sendo esperada desde fevereiro deste ano. Na época, o ministro deu prazo de 30 dias para regulamentação, mas isso não aconteceu!
“É, claro que isto ainda envolve outras áreas do governo, que passa pelo Ministério da Gestão, Fazenda e Planejamento, até chegar à presidência da república. Mas o trabalho técnico deverá se concluir em 30 dias, atendendo às definições constitucionais”, disse Dino, dia 7 de fevereiro.
Estados se adequando
Ademais, é importante citar que a Polícia Penal Federal esteve criada em 2019, pela Emenda Constitucional nº104/2019, no art. 144 da Constituição Federal.
Entretanto, a regulamentação da carreira do policial penal federal ainda depende de legislação própria para se efetivar. Por isso, vem sendo cobrada.
Vários estados já estão se adequando à nova legislação e já iniciando os preparativos para os certames das respectivas polícias penais.
Como e quando foi o último concurso Depen?
Portanto, o último concurso Depen esteve publicado em maio de 2020 e contou com a oferta de 309 vagas no total.
Portanto, as oportunidades estavam divididas entre os cargos de Agente Federal (294) e Especialista Federal em Assistência à Execução Penal (15).
Ademais, as remunerações iniciais para a carreira ficam entre R$ 5.865,70 a R$ 6.030,23.
Ao todo, segundo dados da banca organizadora da seleção, 179.691 candidatos se inscreveram no certame do departamento.
As provas do concurso estiveram aplicadas em 27 de junho e registrou mais de 50% faltosos, isso nos exames para ambos os cargos.
Além disso, na época, a lotação dos aprovados foi na sede do Depen em Brasília e nos cinco presídios federais do órgão, nas respectivas cidades:
- Brasília (DF),
- Campo Grande (MS),
- Catanduvas (PR),
- Mossoró (RN)
- Porto Velho (RO)
Ademais, os inscritos passaram por Prova Objetiva; Prova Discursiva; Exame de Aptidão Física; Avaliação de Saúde; Avaliação Psicológica; e Investigação Social.