SP Regula: O que estudar para Técnico? 48 vagas de nível médio!

Concurso SP Regula: Vunesp divulga cronograma das próximas fases!

Atenção, concurseiros! Saiu o edital do concurso Prefeitura de São Paulopara a SP Regula. São 150 vagas, sendo 45 para Técnico de nível médio. Veja detalhes da carreira e o que estudar!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!

Mais de 57 Mil Vagas em 2025!🎉

Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!

ATIVAR DESCONTO!

Concurso SP Regula tem 45 vagas para o nível médio

Portanto, o edital do concurso para a prefeitura de São Paulo trouxe a oferta de 45 vagas para o nível médio, para o cargo de Técnico em Fiscalização de Serviços Públicos.

De acordo com a divisão, são 36 vagas na ampla concorrência, 2 vagas reservadas para PcD e 10 vagas para candidatos negros. O salário é de R$ 2.800,00!

O edital costuma ser muito procurado, portanto, é importante saber detalhes da carreira e o que estudar para as provas, para se sair bem.

Competências e habilidades básicas de Técnico

  • Flexibilidade: Possuir a capacidade para lidar com diferentes tipos de situação no exercício do cargo
  • Planejamento e Organização: Atuar de forma planejada e organizada, otimizando tempo e recursos materiais
  • Trabalho em equipe: Realizar o trabalho em colaboração com os outros profissionais, buscando a complementariedade de outros conhecimentos e especializações.
  • Visão sistêmica: Desempenhar as atribuições específicas, percebendo a inter-relação e a interdependência de cada uma das tarefas com as atividades globais da Prefeitura do Município de São Paulo e seus respectivos impactos no todo.
  • Comunicação: Transmitir as informações, divulgar os eventos e produzir relatórios periódicos relacionados com a atividade profissional
  • Conhecimento de Informática: Possuir conhecimentos gerais de microinformática necessários para a realização do trabalho
  • Iniciativa: Realizar outras atividades que não estão previstas na rotina de trabalho, não se limitando às funções específicas do cargo
  • Interesse: Buscar sistematicamente ampliar os conhecimentos referentes aos assuntos relacionados às suas atividades
  • Proatividade: Prever situações e atuar antecipadamente, adotando ações proativas, ao invés de atuar, somente, através de ações reativas
  • Relacionamento interpessoal: Agir de forma empática e cordial com as demais pessoas, durante o exercício das funções do cargo
  • Formação: formação completa em nível médio

Atribuições

  • apoiar de forma técnica e administrativa os atos da fiscalização ao cumprimento da legislação e demais normativos aplicáveis relacionados aos serviços municipais delegados;
  • apoiar de forma técnica e administrativa os atos da fiscalização voltados ao cumprimento dos instrumentos de delegação dos serviços municipais delegados;
  • subsidiar, colaborar e orientar tecnicamente, com informações e na elaboração relatórios, quanto à prestação dos serviços relativos aos instrumentos de delegação;
  • subsidiar atos preparatórios para aplicação as sanções legais, regulamentares e contratuais, observadas as normas previstas no instrumento de delegação do serviço;
  • instruir processos administrativos relacionados a fiscalização dos serviços delegados;
  • atender e orientar os munícipes em eventuais dúvidas ou esclarecimentos quanto aos serviços municipais delegados;
  • acompanhar elaboração de notas técnicas sobre os serviços acessórios correlatos à fiscalização relativos à delegação dos serviços municipais e manter a organização sistemática das mesmas;
  • desenvolver atividades relacionadas ao desenvolvimento e manutenção dos cadastros relacionados de forma direta ou indireta com os serviços públicos delegados.
  • realizar atividades técnicas administrativas no âmbito da gestão administrativa da SP regula

O que estudar para o nível médio?

Assim, as provas serão aplicadas na cidade de São Paulo, composta de questões de múltipla escolha com 5 alternativas, sendo apenas uma alternativa correta.

Então, a avaliação, em caráter eliminatório e classificatório, acontecerá dia 19 de novembro. Portanto, veja o que estudar:

image 190 1
SP Regula: O que estudar para Técnico? 48 vagas de nível médio! 3

Língua Portuguesa

Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.

Matemática e Raciocínio Lógico

Matemática: Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas representações fracionária ou decimal; Mínimo múltiplo comum; Máximo divisor comum; Porcentagem; Razão e proporção; Regra de três simples ou composta; Equações do 1.º ou do 2.º graus; Sistema de equações do 1.º grau; Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa; Relação entre grandezas – tabela ou gráfico; Tratamento da informação – média aritmética simples; Noções de Geometria – forma, ângulos, área, perímetro, volume, Teoremas de Pitágoras ou de Tales. Raciocínio Lógico: Estruturas lógicas, lógicas de argumentação, diagramas lógicos, sequências.

Noções de Informática

MS-Windows 10: conceito de pastas, diretórios, arquivos e atalhos, área de trabalho, área de transferência, manipulação de arquivos e pastas, uso dos menus, programas e aplicativos, interação com o conjunto de aplicativos MS-Office 2016.

MS-Word 2016: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto.

MS-Excel 2016: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação de dados.

MS-PowerPoint 2016: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides.

Correio Eletrônico: uso de correio eletrônico, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos.

Internet: navegação na Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas. Tópicos básicos de ambientes Google Workspace (Gmail, Agenda, Meet, Chat, Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações, Formulários) e Microsoft Teams (chats, chamadas de áudio e vídeo, criação de grupos, trabalho em equipe: Word, Excel, PowerPoint).

Administração Pública

Estado, Governo e Sociedade. Conceito e evolução do Estado contemporâneo; aspectos 52 fundamentais na formação do estado brasileiro; teorias das formas e dos sistemas de governo. Organização do Estado e da gestão. Departamentalização; descentralização; desconcentração. Governança na gestão pública. Serviço de atendimento ao cidadão. Federalismo fiscal. Orçamento público no Brasil: Plano Plurianual (PPA); Lei de diretrizes orçamentárias (LDO); Lei orçamentária anual (LOA). O Sistema Tributário Nacional: competência tributária; limitações da competência tributária. Os impostos federais, estaduais e municipais; receitas públicas municipais. Despesas públicas municipais constitucionais. Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF): princípios, conceitos, transparência na gestão fiscal; limites de gasto com pessoal.

Legislação Municipal Específica

  • Lei Orgânica do Município: LOM MSP – http://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/lei-0-de-04-de-abril-de-1990;
  • Processo Administrativo: http://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/lei-14141-de-27-de-marco-de-2006;
  • Estrutura básica: http://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/lei-16974-de-23-de-agosto-de-2018;
  • Governança da indireta: http://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/decreto-58093-de-20-de-fevereiro-de-2018;
  • Política Municipal: http://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/lei-17273-de-14-de-janeiro-de-2020;
  • Liquidação de despesa e pagamento: https://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/portaria-secretaria-municipal-da-fazenda-sf-170-de-31-de-agosto-de-2020; Plano

Ainda haverá prova discursiva

Para Técnico, a prova de redação terá caráter eliminatório e classificatório, e buscará avaliar a aplicação de conhecimentos nas situações relacionadas ao exercício da profissão.

Além disso, vai considerar sua capacidade de leitura, de interpretação e de escrita, na forma culta da língua portuguesa. Será considerado aprovado, quem somar mínimo de 50 pontos.

Concurso SP Regula ainda tem vagas para outras carreiras

Além das vagas acima citadas, para o nível médio, ainda há oportunidades sendo ofertadas no nível superior. Veja a distribuição:

  • Analista de Regulação de Serviços Públicos
  • Área I – Administrativo: 6 vagas ampla // 1 vaga candidatos negros
  • Área II – Tecnologia da Informação: 1 vaga ampla;
  • Área III – Direito: 9 vagas ampla // 1 vaga PcD // 2 vagas candidatos negros
  • Área IV – Meio Ambiente: 5 vagas ampla // 1 vaga candidatos negros
  • Área V – Infraestrutura: 7 vagas ampla // 1 vaga PcD // 2 vagas negros
  • Área VI – Econômico-Financeira: 7 vagas ampla // 2 vagas candidatos negros; e
  • Fiscal de Serviços Públicos: 43 ampla // 3 PcD // 11 vagas candidatos negros.

Para Analista de Regulação de Serviços Públicos, os salários são de R$ 8.500,00, enquanto para Fiscal, a remuneração será de R$ 5.600,00.

Provas objetivas

Para estes cargos, as avaliações objetivas terão aplicação no dia 29 de outubro (para Fiscal) e no dia 19 de novembro (para Analista. Veja as disciplinas:

  • Analista
    • Área I
      • Língua Portuguesa
      • Matemática e Raciocínio Lógico
      • Noções de Informática
      • Administração Financeira Orçamentária do Setor Público
      • Legislação Municipal Específica
      • Noções de Direito Constitucional
      • Noções de Direito Administrativo
      • Teoria da Administração
    • Área II
      • Língua Portuguesa
      • Matemática e Raciocínio Lógico
      • Noções de Informática
      • Administração Financeira Orçamentária do Setor Público
      • Legislação Municipal Específica
      • Sistemas e Linguagens de Programação
      • Gestão de Informações
      • Engenharia de Software
      • Gestão da Tec.da Informação e Governança de dados
    • Área III
      • Língua Portuguesa
      • Noções de Informática
      • Administração Financeira Orçamentária do Setor Público
      • Legislação Municipal Específica
      • Direito Constitucional
      • Direito Administrativo
      • Direito Econômico e
      • Concorrencial Direito Civil e Empresarial
      • Direito do Trabalho
    • Área IV
      • Língua Portuguesa
      • Noções de Informática
      • Administração Pública
      • Legislação Ambiental
      • Aspectos Técnicos do Saneamento Ambiental
      • Normas Técnicas Sanitárias
      • Noções de Engenharia Ambiental
      • Legislação Municipal Específica
    • Área V
      • Língua Portuguesa
      • Noções de Informática
      • Administração Pública
      • Legislação Municipal Específica
      • Planejamento e Orçamentação de Obras
      • Noções de Urbanismo
      • Normas de Proteção ao Patrimônio Histórico
    • Área VI
      • Língua Portuguesa
      • Noções de Informática
      • Administração Pública
      • Orçamento e Contabilidade Pública
      • Gestão Financeira e Contábil
      • Métodos de Regulação Econômica
      • Macroeconomia com ênf. an. impacto. pol. públ.
      • Auditoria Contábil
      • Legislação Municipal Específica
    • Fiscal de Serviços Públicos
      • Língua Portuguesa
      • Matemática e Raciocínio Lógico
      • Noções de Informática
      • Administração Financeira Orçamentária do Setor Público
      • Legislação Municipal Específica
      • Noções de Direito Adm. Ênf. em Concessões e Contr. Adm.
      • Noções de Planejamento e Orçamento de Obras e Projeto.

Confira o que estudar para os outros cargos, conferindo o edital, clicando aqui!

Como se inscrever no concurso SP Regula?

Portanto, quem se interessou pelo concurso da prefeitura de São Paulo, deve se inscrever entre os dias 22 de agosto e 20 de setembro.

Será preciso ainda pagar uma taxa de inscrição, após o cadastro no site da banca Vunesp, que tem valor de acordo com o cargo. Veja:

  • Técnico em Fiscalização de Serviços públicos: R$ 67,00;
  • Analista de Regulação de Serviços Públicos: R$ 98,00;
  • Fiscal de Serviços Públicos: R$ 118,00.

Por fim, o candidato que possuir renda familiar “per capita” igual ou inferior ao menor piso salarial vigente no Estado de SP, instituído pela Lei Estadual nº 12.640/2007, revalorizada pela lei vigente, poderá pedir a isenção da taxa.

Assim, o prazo para solicitação será durante o período das 10h de 22 de agosto às 23h59min de 23 do mesmo mês.