Candidatos do Rio Grande do Norte poderão ser beneficiados com uma bonificação nas notas dos concursos policiais no estado. Veja detalhes e entenda!
- Confira: Guia plano de estudos – passo a passo (Grátis)
- Confira: Apostila Básico para Concursos 2023
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Concursos Polícia RN: como será a bonificação por resultado?
Sendo assim, os candidatos do Rio Grande do Norte poderão ser beneficiados com uma bonificação nas notas dos concursos policiais do estado.
Isso porque a governadora sancionou o Projeto de Lei Nº 298/2023, de autoria da deputada Cristiane Dantas, que traz a previsão do benefício.
Portanto, o projeto pretende assegurar aos candidatos residentes no estado, 10% de bonificação na nota obtida em concursos policiais. Veja quais os órgãos:
- Polícia Civil
- Polícia Militar
- Polícia Penal
- Corpo de Bombeiros Militar
Além disso, tudo deve estar especificado em casa edital e os candidatos é que devem comprovar a documentação para terem o benefício.
Em sua justificativa, a relatora afirmou que essa a medida visa assegurar que o quadro de profissionais de segurança seja formado por pessoas que “conhecem de perto a realidade do Estado, suas particularidades e desafios“.
“A adoção de cotas regionais em concursos públicos já é uma realidade em diversos estados brasileiros, estando em conformidade com a legislação vigente. O Supremo Tribunal Federal, em diversas ocasiões, se posicionou favoravelmente à constitucionalidade das políticas de ação afirmativa, reconhecendo sua importância na promoção da igualdade de oportunidades e no combate às desigualdades historicamente enraizadas”, disse a deputada.
Concurso PM RN: Edital para soldado vai ser retomado
Temporariamente suspenso, o edital do concurso PM RN, que está ofertando 1.158 vagas para Soldados e Músicos, vai ser retomado.
Isso porque o desembargador do Tribunal de Justiça do RN, Claudio Santos, determinou a continuidade do concurso.
“[…] o concurso deve ter sua continuidade nos exatos termos previstos no edital, com a regular realização do respectivo curso de formação e efetivação dos aprovados, evitando-se maior prejuízo aos candidatos e preservando o interesse público quanto à urgente e necessária contratação de novos policiais militares pelo Estado do Rio Grande do Norte, imprescindível à melhoria da estrutura da segurança pública.”, diz parte da decisão.
Anteriormente, a juíza Ana Nery Lins de Oliveira Cruz, em sua decisão de suspensão, informou que, devido à inexistência da prova de redação, não há condições para o prosseguimento do certame.
Ela ainda explicou que a realização dessa etapa implicaria na alteração da ordem dos classificados, podendo inclusive afetar a lista dos aprovados etapa de prova objetiva.
Portanto, são 1.128 oportunidades para Aluno Soldado e 30 para Soldado Músico, em diversas especialidades. Veja:
- Quadro de Praças Policiais Militares (QPPM): 1.128 vagas;
- Quadro de Praças Músico (QPM): 30 vagas;
- Flauta em Dó: 3 vagas;
- Clarinete em Sí Bemol: 7 vagas;
- Saxofone
- Alto em Mi Bemol: 2 vagas;
- Tenor em Sí Bemol: 1 vaga;
- Barítono Mi Bemol: 1 vaga;
- Trompete
- em Si Bemol: 3 vagas;
- de vara tenor: 2 vagas;
- Baixo: 1 vaga;
- Bombardino/Eufhonium em Sí Bemol: 2 vagas;
- Tuba em Si Bemol / Dó: 3 vagas;
- Trompa em Fá/ Sí Bemol: 3 vagas;
- Bateria / Percussão erudita (timpano, caixa clara, glockenspiel): 2 vagas;
Concurso PC RN terá mais 400 convocações
Mais 400 aprovados no concurso PC RN serão convocados para o Curso de Formação. Estado tem o menor efetivo do Nordeste.
A lista completa das convocações já saiu, inclusive, na última semana. São 50 convocados para o cargo de Delegado, 250 para o cargo de Agente e 100 para o cargo de Escrivão.
Assim, os aprovados fazem parte do último concurso da instituição, realizado em 2021, quando foram empossados 333 novos policiais civis.
Ademais, a aula inaugural do Curso de Formação está prevista para acontecer no dia 31 de outubro. Mais informações serão divulgadas em breve.