O edital do concurso BACEN está previsto para ser publicado até 2024 e deve ofertar 100 vagas de Analistas. Confira a previsão de cronograma e se programe!
- Confira: Guia plano de estudos – passo a passo (Grátis)
- Confira: Apostila Básico para Concursos 2023
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Concurso Bacen: quando sai o edital?
Ao que tudo indica e segundo a previsão, o edital do concurso do Banco Central está no radar e tem expectativa de ser publicado ainda em 2023.
Mas, o prazo é até janeiro de 2024, ou seja, pode ser que ele fique para o ano que vem. Nesta semana foi revelado o possível cronograma a ser seguido; veja:
- Contratação da banca organizadora: outubro de 2023;
- Publicação do edital: até 19 de janeiro de 2024;
- Aplicação das provas objetivas e discursivas: entre março e abril de 2024;
- Realização do Programa de Capacitação: entre setembro e outubro de 2024;
- Admissão dos novos servidores: entre fevereiro e março de 2025.
Portanto, o próximo passo é justamente a escolha da banca organizadora. Após a assinatura de contrato entre as partes, o edital se tornará iminente, ou seja, pode sair a qualquer momento.
Quantas vagas e quais cargos do concurso Bacen?
Assim, o aval foi dado, então, pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, com 100 vagas para carreiras de nível superior.
De acordo com a previsão, são 50 para atividades de Tecnologia da Informação e 50 para atividades relacionadas às demais áreas.
Além disso, o concurso terá duas áreas de conhecimento, uma com foco em Tecnologia da Informação e outra em Economia e Finanças.
Por fim, o que já se sabe também é que os novos servidores terão exercício na praça de Brasília, no Distrito Federal.
Confira a demanda de candidatos da última seleção do Banco Central!
De acordo com a Lei nº 9.650, o Bacen deveria possuir 5.309 servidores no quadro de Analistas. No entanto, o órgão possui 2.538 cargos vagos. Ou seja, quase 50% de vacâncias.
Quais os salários do concurso Bacen?
Sendo assim, de acordo com a Tabela de Remuneração/Subsídio do órgão, os aprovados serão remunerados com salários de até R$ 27.303,70. Portanto, confira detalhes:
Quais os requisitos?
Diploma devidamente registrado de conclusão de curso de nível superior, em qualquer área, fornecido por instituição de ensino superior autorizada ou credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).
Atribuições
- Formulação, execução, acompanhamento e controle de planos, programas e projetos pertinentes ao cargo;
- Gestão do sistema de metas para a inflação, do sistema de pagamentos brasileiro e dos serviços do meio circulante;
- Monitoramento do passivo externo e a proposição das intervenções necessárias;
- Supervisão do Sistema Financeiro;
- Elaboração de estudos e pesquisas;
- Formulação e proposição de políticas, diretrizes e cursos de ação relativamente à gestão estratégica dos processos organizacionais;
- Elaboração de relatórios, pareceres e de propostas de atos normativos relativos às atribuições previstas para o cargo;
- Fiscalização das operações do meio circulante realizadas por instituições custodiantes de numerário.
O que estudar para as provas do concurso Bacen?
Considerando que as provas costumam seguir o mesmo modelo de questões, de acordo com o último edital, devem se cobrar os seguintes conhecimentos:
- Língua Portuguesa;
- Língua Inglesa;
- Raciocínio Lógico;
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo (com exceção da área 6 – Gestão e Análise Processual);
- Sistema Financeiro Nacional e Sistema de Pagamentos Brasileiro;
- Economia (exceto área 3 -Política Econômica e Monetária).
Lembrando que o Banco Central não publica um concurso desde 2013, ou seja, são quase 10 anos sem seleções. Isso aumenta a pressão por um novo concurso.
Ofertando 500 vagas para as carreiras de Técnico e Analista, na ocasião, a banca organizadora foi o Cebraspe e avaliou os candidatos através de provas objetivas e avaliação de títulos.
Confira todos os detalhes do último edital clicando aqui!