Concurso Câmara de São Paulo: Novo edital ainda em 2023?

Concurso Câmara SP: Provas anteriores da FGV para praticar!

Um concurso Câmara de São Paulo poderá ser publicado muito em breve. Foi aprovado um PL que define critérios para seleção; veja detalhes!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunosClique aqui e saiba mais!

Mais de 57 Mil Vagas em 2025!🎉

Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!

ATIVAR DESCONTO!

Concurso Câmara de São Paulo: quando sai o edital?

Portanto, a Câmara de São Paulo está preparando um novo concurso público paras sair ainda em 2023. E uma boa novidade saiu nesta semana!

Isso porque foi aprovado o Projeto de Lei no 435/2023, que trata das diretrizes e procedimentos para a realização de uma seleção para a Casa.

Segundo o documento, possivelmente a seleção contemplará cargos dos níveis médio e superior. O texto esteve aprovado no dia 23 de agosto, em segunda votação.

Com isso, após a aprovação na Câmara, é preciso apreciação do prefeito Ricardo Nunes, que tem 15 dias para resposta. Lembrando que o projeto é da Mesa Diretora da Casa Legislativa.

Tendo a sanção do prefeito, os preparativos da seleção deverão ser acelerados, já que desde abril está criada a comissão organizadora; veja os nomes:

  • Presidente
    • Paulo Augusto Baccarin
  • Membros
    • Breno Gandelman;
    • Carlos Benedito Vieira Micelli;
    • Celso Gabriel;
    • Erica Correa Bartalini de Araujo;
    • Jose Mauro da Silva;
    • Raimundo Batista; e
    • Alessandra Labaki.

Agora, uma banca estará escolhida e contratada em breve, o projeto básico construído e depois o edital poderá sair. A previsão é que ele saia no segundo semestre.

O que diz a Lei?

O documento fala, primeiramente, sobre o que é o edital. Ele ainda cita algumas informações que já podem ser sobre o edital, caso não haja mudanças.

“É assegurado ao candidato que se enquadra nas vagas reservadas para pessoa com deficiência e cota racial a inscrição em ambas as hipóteses de reserva de vagas, nos termos da legislação específica”, cita o documento.

Os inscritos na seleção vão passar por provas objetiva; discursiva; prática; títulos; psicotécnica ou psicológica; e investigação social e comprovação de idoneidade.

A prova objetiva será do tipo múltipla escolha. Já a discursiva poderá ter questões com respostas abertas, redação ou peça prática.

A prova prática tem como objetivo identificar as habilidades pontuais do candidato em relação ao cargo, como no manuseio e uso de ferramentas, materiais e equipamentos utilizados na função laboral.

Ademais, a prova de títulos é composta por pontuação relacionados à formação e experiência profissional do candidato e deverá especificar os critérios da pontuação e o número máximo de pontos.

A prova psicotécnica ou psicológica tem como objetivo, segundo critérios técnicos, identificar e inabilitar indivíduos cujas características psicológicas se mostrem incompatíveis com o desempenho das atividades inerentes ao posto em disputa.

Veja o documento completo, clicando aqui! Mais detalhes do projeto? Aqui!

Como foi o último concurso Câmara de São Paulo

Sendo assim, enquanto o próximo concurso não sai, é bom já ir se preparando através do último, que esteve publicado em 2013.

Na época, a seleção contou com a organização da banca Fundação Carlos Chagas e ofertou um total de 22 vagas imediatas.

Portanto, 12 foram para técnico administrativo, cargo que exige nível médio e as outras 10 contemplaram várias funções de nível superior.

Então, foram vagas para procurador legislativo (seis) e consultor técnico legislativo nas especialidades de Biblioteconomia (uma), Informática (uma), Odontologia (uma) e Registro e Revisão (uma).

Posteriormente, os contratados pelo órgão tinham salários iniciais de R$3.825,31 para técnico administrativo e R$8.199,93 para consultor técnico legislativo e procurador.

Vale destacar que as contratações ocorreram pelo regime estatutário, ou seja, que garante estabilidade. A jornada de trabalho foi de 40 horas por semana.

Confira o edital de 2013, clicando aqui! Além disso, veja abaixo as nomeações feitas:

nomeacoes

Anteriormente, os candidatos passaram por: objetivas (todos os cargos), discursivas (procurador legislativo), digitação (técnico administrativo), taquigrafia (consultor na especialidade de Registro e Revisão) e títulos (exceto técnico administrativo).