Concurso Câmara de São Paulo – SP: Novo regulamento é publicado!

Concurso Câmara SP: Provas anteriores da FGV para praticar!

Um concurso Câmara de São Paulo está cada vez mais perto de sair. O regulamento do edital foi publicado e revelou informações; veja!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunosClique aqui e saiba mais!

Mais de 57 Mil Vagas em 2025!🎉

Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!

ATIVAR DESCONTO!

Edital do concurso Câmara de São Paulo sai ainda em 2023?

Ao que tudo indica, sim! Os trâmites para a publicação do edital do concurso da Câmara de São Paulo estão caminhando.

A escolha da banca organizadora está concluída; a empresa escolhida foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que receberá as inscrições e aplicará as etapas.

Além disso, o contrato entre as partes foi assinada e o edital se tornou iminente, ou seja, poderá sair a qualquer momento. A previsão é que ele saia em outubro!

Mais que isso, foi publicado agora o regulamento do edital, apresentando diretrizes e os procedimentos do concurso.

Assim, o documento foi divulgado no Diário Oficial de São Paulo desta quinta-feira, 21 de setembro. Confira detalhes abaixo!

Aplicação de provas e mais etapas no concurso Câmara de São Paulo

Portanto, de acordo com o regulamento, a seleção será mediante a aplicação de provas, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou do emprego público.

E são várias etapas: prova objetiva; prova discursiva; prova prática; avaliação de títulos; avaliação psicotécnica ou psicológica; e investigação social e comprovação de idoneidade.

Ademais, o modelo de prova objetiva será do tipo múltipla escolha (várias alternativas e apenas uma única resposta correta), o mesmo adotado pela banca em outras seleções.

Mas, no caso da avaliação discursiva, serão questões com respostas abertas ou no estilo de redação, podendo ainda ser aplicada na forma de peça prática.

Já a prova prática terá como objetivo identificar as habilidades pontuais do candidato em relação ao cargo, para ver se ele está apto à assumir o posto.

A prova de títulos, por sua vez, são em relação à formação e experiência profissional. O psicotécnico ou psicológico é para identificar e inabilitar o candidato, para mostrar se ele é incompatível com o desempenho das atividades.

Previsão de vagas?

Infelizmente ainda não foram divulgados o quantitativo de vagas e as carreiras que serão contempladas no novo concurso. Mas, novidades devem surgir em breve!

Veja o documento completo, clicando aqui! Mais detalhes do projeto? Aqui!

Como foi o último concurso Câmara de São Paulo

Sendo assim, enquanto o próximo concurso não sai, é bom já ir se preparando através do último, que esteve publicado em 2013.

Na época, a seleção contou com a organização da banca Fundação Carlos Chagas e ofertou um total de 22 vagas imediatas.

Portanto, 12 foram para técnico administrativo, cargo que exige nível médio e as outras 10 contemplaram várias funções de nível superior.

Então, foram vagas para procurador legislativo (seis) e consultor técnico legislativo nas especialidades de Biblioteconomia (uma), Informática (uma), Odontologia (uma) e Registro e Revisão (uma).

Posteriormente, os contratados pelo órgão tinham salários iniciais de R$3.825,31 para técnico administrativo e R$8.199,93 para consultor técnico legislativo e procurador.

Vale destacar que as contratações ocorreram pelo regime estatutário, ou seja, que garante estabilidade. A jornada de trabalho foi de 40 horas por semana.

Confira o edital de 2013, clicando aqui!  Além disso, veja abaixo as nomeações feitas:

nomeacoes

Anteriormente, os candidatos passaram por: objetivas (todos os cargos), discursivas (procurador legislativo), digitação (técnico administrativo), taquigrafia (consultor na especialidade de Registro e Revisão) e títulos (exceto técnico administrativo).