A resposta é sim! Mas para entender melhor como se inscrever para mais de um cargo no Concurso Unificado, entenda como vai funcionar esse modelo de seleção!
- Confira: Redação Nota Máxima para Concursos
- Confira: Apostila Básico para Concursos 2023
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!
INSCREVA-SE!Índice
O que é o Concurso Unificado?
O concurso Unificado é uma proposta do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), para preencher quase 8 mil vagas autorizadas em cerca de 50 órgãos do executivo federal, por meio de um único concurso.
O objetivo é democratizar o acesso às vagas e dar oportunidades para locais que não costumam receber a aplicação de provas.
De acordo com a proposta, as provas serão aplicadas em um único dia, no primeiro trimestre de 2024, em cerca de 180 municípios espalhados pelo país.
Os órgãos com concurso autorizado tem até o dia 29 de setembro para confirmar participação no edital Unificado.
A proposta, também chamada de “Enem dos Concursos” é que as vagas sejam agrupadas em blocos temáticos, divididas por área de atuação governamental. Dessa forma:
Como se inscrever em mais de um cargo?
As inscrições serão realizadas no site da banca organizadora que será contratada. O primeiro passo será escolher um dos oito blocos temáticos.
Em seguida, o candidato deverá indicar por ordem de prioridade, os cargos que deseja concorrer dentro do mesmo bloco.
Atenção! Somente será possível realizar a inscrição em mais de um cargo, desde que ele esteja no mesmo bloco temático.
Por exemplo, no bloco de “Políticas Sociais; Justiça e Saúde” será possível candidatar aos cargos do MGI, Funai, Fiocruz, Ministério da Saúde e Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Confira a distribuição de vagas por blocos temáticos:
Até o momento, mais de 5 mil vagas já estão confirmadas. Entretanto, é possível que ocorra mais confirmações, visto que o MGI permitiu que os órgãos com concurso autorizado se manifestassem até o dia 11 de setembro de 2023.
Porém, eles tem até o dia 29 de setembro para assinar o termo adesão.
Como serão as provas do concurso Unificado?
Será realizada uma prova tipo “ENEM”, prevista para o dia 25 de fevereiro de 2024. De acordo com a apresentação da proposta, a prova seria dividida em dois momentos, em um único turno, com duração de 4h30, sendo:
- 1º – Provas objetivas com matriz comum a todos os candidatos;
- 2º – Provas específicas e dissertativas por blocos temáticos. Os resultados gerais da primeira fase devem se divulgar até o final de abril de 2024 e o início dos cursos de formação, entre junho e julho do ano que vem.
“Desta forma, o candidato irá realizar as provas objetivas (comuns a todos os candidatos) e as específicas (objetivas e dissertativas) do bloco de sua escolha. As questões específicas serão definidas pelas comissões organizadoras dos diferentes órgãos e entidades públicas cujos cargos/carreiras compõem um determinado bloco. A proposta ainda será validada com os órgãos e entidades públicas que aderirem ao Concurso Nacional Unificado”, disse o MGI.
Em seguida, seria realizada a avaliação de titulação acadêmica e/ou experiência profissional pregressa.