Com 100 vagas autorizadas, o concurso Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) terá edital em breve. O órgão confirmou que não vai participar do Concurso Unificado; veja!
- Confira: Curso de Língua Portuguesa – Profª. Ariane Budke
- Confira: Livro 600 Questões Comentadas Língua Portuguesa
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Concurso DNIT: quando vai sair o edital?
Portanto, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes tem intenção de publicar um novo edital de concurso público nos próximos meses.
Lembrando que a autorização foi dada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, em junho deste ano.
E a novidade é que o órgão confirmou que não participará do Concurso Nacional Unificado, que está sendo preparado com mais de 5 mil vagas para o fim do ano.
Além disso, o órgão confirmou ainda que detalhes serão divulgados assim que estiver concluído o processo de elaboração do edital.
“O DNIT informa que não aderiu ao concurso unificado. Detalhes serão divulgados assim que concluído o processo de elaboração do edital”, disse o órgão.
Vale lembrar que a adesão ao edital unificado do Governo Federal é voluntária. Por isso, quem não quiser participar pode continuar com seu edital separado.
Assim, de acordo com o documento, a publicação do edital deve ocorrer dentro de um prazo de seis meses, ou seja, até 16 de dezembro.
Além disso, a aplicação das provas deve ocorrer dois meses após a liberação do edital. Para que isso aconteça, os trâmites precisam avançar!
Vagas para o DNIT
São 100 vagas autorizadas para a carreira de Analista, sendo 50 para Analista Administrativo e 50 para Analista em Infraestrutura de Transportes.
Por fim, é importante destacar que para os dois cargos a remuneração inicial oferecida pelo Dnit é de R$ 7.507,49.
Atribuições
- Analista em Infraestrutura de Transportes: atividades de planejamento, gerenciamento, pesquisas e estudos, elaboração de projetos, acompanhamento de obras e fiscalização de contratos e convênios, operação e engenharia de tráfego, com vistas na construção, restauração, manutenção e operação da infraestrutura de transportes federal, rodoviária, ferroviária, portuária e hidroviária;
- Analista Administrativo: atividades administrativas e logísticas de nível superior relativas ao exercício das atribuições do DNIT, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades;
Detalhes do Concurso Nacional Unificado
Os concursos federais vão preencher oito mil vagas em cerca de 50 órgãos do Executivo Federal por meio de um concurso unificado.
E mais dois órgãos confirmaram adesão!
A ideia está avançada e já tem prazos para edital e aplicação da prova. O edital deve ser publicado até dezembro.
Ainda, ele confirmou que se os prazos se cumprirem, a realização de prova segue prevista para o dia 25 de fevereiro de 2024.
Segundo o MGI, a previsão é que sejam publicados 11 editais, sendo sete para blocos temáticos e quatro para os cargos de nível médio.
Outra confirmação é que o concurso terá uma banca organizadora contratada. E os trâmites para a contratação já estão iniciados.
Sobre a realização de entrevistas e curso de formação, o secretário também esclareceu que isso dependerá da previsão legal específica.
Lembrando que até o momento, o Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos anunciou 16.661 vagas que estão distribuídas em 44 órgãos federais. Mas, mais vagas devem chegar!
Edital unificado tem cronograma divulgado
Assim, as 7.826 vagas foram agrupadas em blocos temáticos, divididas por área de atuação governamental. Veja detalhes da divisão dos blocos: