A Prefeitura de João Pessoa, no estado da Paraíba, está próximo de publicar um edital para Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana. Veja detalhes!
- Confira: Apostila Concursos de Prefeituras
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
Quando sai o edital do concurso Prefeitura de João Pessoa?
Portanto, a prefeitura de João Pessoa, no estado da Paraíba, está prestes a publicar um novo edital para a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).
Assim, a informação esteve confirmada pelo superintendente do órgão, Expedito Leite, na última terça-feira, 31 de outubro, em entrevista a Rádio Pop FM.
O superintendente ainda confirmou que a seleção será destinada ao provimento de 100 vagas de Agentes de Mobilidade Urbana.
Lembrando que o salário inicial do aprovado será de R$3,2 mil. Por outro lado, já se sabe que a seleção ficará sob responsabilidade da banca Idecan.
Atribuições
- observar, rotineiramente, as condições operacionais e física das vias da cidade, quanto ao aspecto de segurança, trafegabilidade e fluidez;
- observar, rotineiramente, as condições operacionais e físicas de equipamentos de sinalização, de outros, que direta ou indiretamente interfiram no desempenho e segurança dos veículos e pedestres;
- coibir as infrações de circulação, estacionamento e parada, além de zelar pela qualidade de vida de seus munícipes na fiscalização da implantação de obras na via urbana, intervenções no sistema viário por parte de concessionárias e permissionárias, fiscalização da implantação dos polos geradores de tráfego, monitoramento e fiscalização de produtos perigosos.
Outros editais devem sair para a Prefeitura de João Pessoa
Além da seleção acima, a cidade ainda contará, em breve, com novos editais para mais de 800 vagas, nos seguintes órgãos/setores:
- Guardas civis municipais: 200 vagas;
- Assistentes sociais: 20 vagas;
- Contadores: 8 vagas;
- Analistas de Tecnologia da Informação: 10 vagas;
- Analistas de Sistemas: 22 vagas;
- Área da Educação: 440 vagas para diversos cargos.
“Como serão vários concursos estamos esperando os editais que serão separados. Devemos começar com o concurso da Superintendência de Mobilidade Urbana com postos para agente de mobilidade urbana, e daremos continuidade com Guarda Civil, Instituto de Previdência (IPM), Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação”, afirmou o secretário de Administração da Capital, Ariosvaldo de Andrade.
Qual o perfil da banca Idecan?
Portanto, o Idecan é “instituição de direito privado e sem fins lucrativos, criado na forma de associação, sem caráter político, racial ou confessional, com personalidade jurídica própria e constituída por tempo determinado, com base na legislação civil.”
Assim, a banca é sediada no Distrito Federal e tem um estilo de questões com dificuldades variadas, utilizando muitos enunciados enxutos.
Além disso, as questões são em formato “ABCDE”, como na maior parte dos concursos do Brasil, o que torna tudo mais fácil.
Mas não se engane: isso não significa que as questões são fáceis, uma vez que sempre podem aparecer pegadinhas.
Por isso, é importante resolver questões como treinamento, de provas passadas, além de virar especialista nos tópicos de gramática e interpretação de textos em Língua Portuguesa.
E, nas demais disciplinas jurídicas, estude pela lei até cansar; não desanime, monte um plano de estudos e pegue firme!
Sobre a SEMOB
A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa – STTrans foi criada pela Lei Nº 8.580/98 e em dezembro de 2011 transformada em Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa – SEMOB pela Lei nº12.250/2011, autarquia especial, vinculada ao Gabinete do Prefeito, com personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira e patrimônio próprio.
A SEMOB tem por finalidade básica executar as políticas de mobilidade urbana do Município de João Pessoa, sendo designada como o Órgão Gestor de Transporte e Executivo Municipal de Trânsito.