O presidente confirmou, novamente, a realização de um concurso Caixa para Técnico Bancário, após Programa de Desligamento Voluntário. Entenda e se prepare!
- Confira: Combo Caixa Econômica Federal – Técnico Bancário
- Confira: Curso Caixa Econômica Federal – Técnico Bancário
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!
INSCREVA-SE!Índice
Quando sai o edital do novo concurso Caixa?
Ainda não se sabe a data, mas a realização de um novo concurso para a Caixa foi confirmada novamente pelo presidente da instituição, Carlos Vieira Fernandes.
A confirmação, então, se deu no último sábado, 25 de novembro, em entrevista à TV Cabo Branco, em João Pessoa. Veja o site da empresa!
Além disso, o presidente confirmou que o edital será publicado após um Programa de Demissão Voluntária (PDV) de servidores, previsto para ser implantado ainda em 2023.
“[O concurso] é uma forma da Caixa contribuir com a redução do déficit nesse segmento do emprego. Vamos primeiramente promover, ainda esse ano, um programa de desligamento voluntário de servidores. Na última reunião da diretoria, já definimos um orçamento destinado a esse público, para fazer um primeiro processo, que é o de desligamento, e aí com isso abrir espaço para que a gente possa fazer um concurso público substancial, robusto para trazer novos servidores a caixa“, afirmou Carlos Vieira.
Ele ainda adiantou que o concurso será destinado ao cargo de Técnico Bancário, que exige nível médio como escolaridade para isncrição.
Segundo o presidente, profissionais da área de Tecnologia também serão selecionados, que conta hoje com cerca de 87 mil funcionários.
“A Caixa hoje tem um quadro de 87 mil servidores, mas já chegamos a ter 114 mil. Então [o concurso] é uma oportunidade de ter um crescimento tanto nas nossas agências, pra entrar como técnico bancário, e um concurso destinado a pessoas vocacionadas a área da tecnologia”, disse o presidente.
Vale destacar que a instituição financeira tem o histórico de realizar concursos regularmente, visto os últimos que ocorreram em 2010, 2012, 2014 e 2021 (exclusivo PCDs).
Caixa pode ter dois editais publicados em 2024?
Portanto, um concurso público para a Caixa Econômica Federal está mais que confirmado para 2024. Entretanto, uma novidade pode animar os concurseiros!
Isso porque é provável que o banco publique dois editais no próximo ano, segundo consta informado no orçamento e planejamento para 2024.
Então, um edital ofertaria vagas na área da Tecnologia da Informação e outro para o cargo de Técnico Bancário. Os dois cargos compõem a mesma carreira!
Como conciliar os estudos do concurso Caixa e Banco do Nordeste (BNB)?
Quanto ganha um Técnico Bancário?
A carreira de Técnico Bancário, que deve estar no edital de 2024, exige o nível médio e oferece remuneração inicial no valor de R$ 3.000,00.
Além disso, há participação nos lucros ou resultados; vale-transporte; auxílio-refeição/alimentação; auxílio-creche; previdência complementar; possibilidade de ascensão profissional e acesso a ações de capacitação e desenvolvimento.
Concurso Caixa: “Promover o ingresso de mais pessoas”, destaca o novo presidente”!
Como e quando foram os últimos concursos Caixa?
Em 2021, a Caixa Econômica Federal lançou o edital com 1.100 vagas de Técnico Bancário, exclusivamente para pessoas com deficiência (PcD).
O candidato tinha que ter nível médio completo e o salário era de R$ 3.000,00, para jornada de 6 horas diárias e 30 horas semanais.
Antes, porém, a agência realizou um concurso em 2014, um dos maiores já realizados pelo órgão. Ao todo, estiveram registradas quase 1,2 milhão de candidaturas, onde 32.879 candidatos acabaram aprovados.
Foram ofertadas oportunidades de Técnico Bancário para formação de um cadastro reserva.
Confira a relação de inscritos por polo do último edital!
Na ocasião, os candidatos passaram por uma prova objetiva e um prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, além de exames médicos admissionais, de caráter eliminatório.
Ademais, a prova objetiva esteve composta de 120 questões de Língua Portuguesa; Matemática; Raciocínio Lógico; Atualidades; Ética; Legislação Específica e Conhecimentos Específicos.
O que cai na prova do concurso Caixa? ?
Todas as disciplinas cobradas nos editais anteriores podem ser utilizadas como base para elaboração de um plano de estudos pro edital que será realizado em breve. De maneira mais específica, essas disciplinas são as seguintes:
Língua Portuguesa
- Compreensão e interpretação de textos;
- Tipologia textual;
- Ortografia oficial;
- Acentuação gráfica;
- Emprego das classes de palavras;
- Emprego do sinal indicativo de crase;
- Sintaxe da oração e do período;
- Pontuação;
- Concordância nominal e verbal;
- Regência nominal e verbal;
- Significação das palavras.
Atendimento Bancário
- Noções de estratégia empresarial: análise de mercado, forças competitivas, imagem institucional, identidade e posicionamento;
- Segmentação de mercado;
- Ações para aumentar o valor percebido pelo cliente;
- Gestão da experiência do cliente;
- Aprendizagem e sustentabilidade organizacional;
- Características dos serviços: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade;
- Gestão da qualidade em serviços;
- Técnicas de vendas: da pré-abordagem ao pós-vendas;
- Noções de marketing digital: geração de leads; técnica de copywriting; gatilhos mentais; Inbound marketing;
- Ética e conduta profissional em vendas;
- Padrões de qualidade no atendimento aos clientes;
- Utilização de canais remotos para vendas; entre outras.
Conhecimentos Bancários
- Sistema Financeiro Nacional: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional; Órgãos normativos e instituições supervisoras, executoras e operadoras.
- Mercado financeiro e seus desdobramentos (mercados monetário, de crédito, de capitais e cambial).
- Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios;
- Internet banking;
- Mobile banking;
- Open banking;
- Novos modelos de negócios;
- Fintechs, startups e big techs;
- Sistema de bancos-sombra (Shadow banking);
- O dinheiro na era digital: blockchain, bitcoin e demais criptomoedas.
- Correspondentes bancários. 12 – Sistema de pagamentos instantâneos (PIX).
- Transformação digital no Sistema Financeiro.
- Moeda e política monetária: Políticas monetárias convencionais e não-convencionais (Quantitative Easing); Taxa SELIC e operações compromissadas; O debate sobre os depósitos remunerados dos bancos comerciais no Banco Central do Brasil; entre outras.