Está republicado o edital do concurso PMERJ, que terá provas em abril de 2024. As inscrições não serão reabertas e não há mais distinção entre os sexos para disputa das vagas. Veja detalhes!
- Confira: Livro 1.000 Questões Gabaritadas da FGV
- Confira: Curso PMERJ – Soldado
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
O que mudou no edital da PMERJ Soldado?
O novo edital da Polícia Militar do Rio de Janeiro está publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 9 de janeiro. É preciso atenção!
No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!
INSCREVA-SE!Índice
- Confira: Livro 1.000 Questões Gabaritadas PMERJ – Soldado
- Confira: Apostila PMERJ – Soldado
Isso porque muitas informações mudaram desde que o contrato com a banca Ibade foi cancelado. Agora, a banca responsável é a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Lembrando que o edital saiu em 2023 e chegou a ter provas aplicadas no dia 27 de agosto. Entretanto, por irregularidades da banca, as avaliações foram suspensas.
A rescisão de contrato com a banca saiu no dia 18 de outubro. Portanto, confira abaixo o cronograma com novas datas da seleção:
- divulgação dos locais de prova: 2 de abril;
- aplicação da prova objetiva: 7 de abril;
- divulgação do gabarito: 9 de abril;
- período recursal contra o gabarito: 10 a 11 de abril;
- resultado preliminar da prova objetiva: 8 de maio;
- período recursal contra o resultado preliminar da prova objetiva: 9 a 10 de maio;
- resultado final da prova objetiva: 24 de maio;
- convocação para a prova discursiva: 3 de junho;
- aplicação da prova discursiva: 7 de julho;
- resultado preliminar da prova discursiva: 2 de setembro;
- período recursal contra o resultado preliminar da prova discursiva: 3 a 4 de setembro; e
- resultado final da prova discursiva: 4 de outubro.
Confira o novo edital que foi publicado pela FGV.
Inscrições valendo
Após republicar o edital, concurseiros ficaram na dúvida se haverá reabertura das inscrições. Mas, a resposta é NÃO!
Segundo a banca, estará considerado inscrito o candidato cuja inscrição havia sido homologada anteriormente, quando o edital saiu em 2023.
Conforme a corporação, a reabertura do processo atrasaria ainda mais a conclusão do concurso, que já está contando com a chegada dos novos policiais o quanto antes para a reposição do efetivo.
Confira o comunicado sobre as inscrições homologadas.
Sem distinção de sexo
Além disso, atendendo uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), houve o fim da restrição das vagas às mulheres no edital do concurso PMERJ.
Sendo assim, agora a seleção oferece 2 mil oportunidades para soldados de forma igualitária, ou seja, sem distinção entre os sexos.
A PMERJ levará em consideração o quantitativo de candidatos aprovados até a 2.800ª colocação na ampla concorrência, a 800ª colocação para negros e a 400ª posição hipossuficiência econômica.
Como serão as provas da PMERJ?
A prova, então, será reaplicada dia 7 de abril. Mas, já foi confirmado pela PMERJ e pela FGV que a prova terá a mesma estrutura da anterior, seguindo a configuração e conteúdo do primeiro edital.
Assim, serão cobradas 50 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada, sendo apenas uma resposta considerada correta, sobre as disciplinas de:
- Língua Portuguesa;
- Matemática Básica;
- Noções de Direitos Humanos;
- Noções de Direito Administrativo e Legislação Aplicada à PMERJ; e
- Noções de Direito Penal e Processual Penal.
Estará considerado aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 60% de aproveitamento do total de pontos da prova e não zerar nenhuma disciplina.
Posteriormente, estará aplicada uma prova discursiva, dia 7 de julho, onde os candidatos deverão elaborar uma redação, que será avaliada em escala de 0 à 100 pontos; aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 50 pontos.
A redação visa avaliar a capacidade do candidato de produzir uma redação que atenda ao tema e ao gênero/tipo de texto propostos, além de seu domínio da norma culta da Língua Portuguesa e dos mecanismos de coesão e coerência textual.
Quer saber mais concursos abertos no Rio de Janeiro? Clique aqui e veja as ofertas!
Demais etapas
Vale destacar que a FGV ficará responsável apenas pelas duas primeiras etapas, as demais fases serão de responsabilidade da própria Secretaria de Estado de Polícia Militar. Então, veja quais são:
- Preenchimento do Formulário de Informações Confidenciais (FIC) do Exame Social e verificação dos requisitos para inscrição o concurso público;
- Exame Antropométrico;
- Teste de Aptidão Física (TAF);
- Exame Psicológico;
- Exames Médicos;
- Exame Social e Toxicológico; e
- Avaliação Documental.
Concurso PMERJ oferta 2.000 vagas
Sendo assim, são ofertadas 2.000 vagas de Soldado, sem restrição de gênero. Haverá cotas para negros, indígenas e pessoas com deficiência.
Ademais, os aprovados serão remunerados com salários iniciais no valor de R$ 2.956,41 durante o Curso de Formação, que acontece durante 12 meses. Após o término do Curso, o salário é de R$ 5.233,88.
Portanto, são requisitos básicos para investidura nos cargos:
- Ensino médio completo;
- Idade entre 18 e 32 anos, até o primeiro dia para o ato de inscrição no concurso (14 de junho). Considera-se aquela idade compreendida até a véspera do trigésimo terceiro aniversário;
- Altura de 1,65m para o sexo masculino e 1,60m para o sexo feminino;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exceto somente categoria A.