Atenção! Os locais de prova do CNU (Concurso Nacional Unificado) já estão disponíveis para consulta na página oficial da seleção.
Os candidatos deverão fazer login com os dados da conta GOV. BR na mesma página onde efetuaram as inscrições.
Ao acessar o site, será possível verificar o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), que terá informações como: número de inscrição, data, hora, local de prova, confirmação de atendimento especializado ou tratamento pelo nome social. Saiba mais sobre a prova do CNU!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!MGI faz recomendações para as provas do CNU
Segundo informações do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), os candidatos deverão levar o CCI impresso no dia de aplicação das provas.
Índice
No caso de erros no CCI, os candidatos poderão solicitar correção entrando em contato com a Fundação Cesgranrio, a banca organizadora do certame, pelo telefone: 0800 701 2028.
“Todos os candidatos têm que conferir se o município que indicaram, no ato de inscrição, para participarem da prova está correto. Se tiver qualquer tipo de erro ou se o local de aplicação for muito distante da sua casa – às vezes, dentro da logística de uma cidade, há locais que não são de tão simples acesso – então é importante entrar em contato com a Fundação Cesgranrio e pedir a correção do que for necessário”, aconselhou o coordenador-geral de logística do CNU, Alexandre Retamal.
O coordenador-geral também reforçou que não haverá a possibilidade de alterar o local de aplicação, visto que os candidatos puderam escolher o município no ato de inscrição. Vale lembrar que as provas serão aplicadas em 228 cidades espalhadas pelo país.
“O que vale é o que foi declarado no ato da inscrição. Por exemplo, se eu pedi para fazer prova na cidade do Rio de Janeiro e saiu no meu cartão que o meu local é Campos, aí eu posso pedir para trocar, eu posso pedir para corrigir para o Rio. Agora, se eu pedi para fazer em Campos no ato da inscrição, mas agora eu quero fazer no Rio, isso não é possível”, declarou.
➡️ Clique aqui para conferir quais são os horários e regras para as provas do CNU
Como serão as provas do CNU?
A aplicação dos exames está confirmada para o dia 5 de maio, em dois turnos. O documento foi divulgado no Diário Oficial da União.
Os concorrentes dos blocos de nível superior (1 ao 7) responderão 20 questões objetivas de conhecimentos gerais e uma questão dissertativa de conhecimentos específicos no período da manhã, enquanto os candidatos do bloco 8 responderão 20 questões de múltipla escolha e uma redação.
Já no período da tarde os concorrentes dos blocos de nível superior (1 ao 7), responderão 50 questões objetivas de conhecimentos específicos, enquanto os candidatos do bloco 8 resolverão mais 40 questões objetivas.
Leia também: O que estudar em Políticas Públicas para concurso? Resumão CNU
Conheça outros concursos que estão abertos no Brasil: Concursos Abertos – Mais de 80 mil vagas abertas para todos os níveis!
Concurso Unificado terá devolução da taxa!
Atenção! O CNU tem a possibilidade de devolução da taxa de inscrição em situações específicas. O ressarcimento será concedido em casos de fatores supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior no dia das provas.
De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) será possível pedir o ressarcimento das taxas de inscrição em casos, como falta de energia elétrica que comprometeu a visibilidade da prova pela ausência de luz natural, suspensão da aplicação por fenômenos naturais com comprometimento da infraestrutura do local ou casos fortuitos ou de força maior que comprometam a realização das provas.
O MGI esclareceu que não caracteriza deferimento da solicitação, casos como anulação de questões, barulho que não comprometa a aplicação, calor, frio ou desconforto com mobiliário durante a realização das provas ou registro em branco ou sem descrição completa.
A responsável por analisar os casos que necessitam de ressarcimento será a Fundação Cesgranrio. A data de aprovação do relato será divulgada pelo próprio MGI.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Quais são as próximas etapas do concurso Unificado?
Saiba quais são as próximas datas do CNU:
- obtenção impressa do Cartão de Confirmação de Inscrição no endereço eletrônico do Concurso Público Nacional Unificado: 25 de abril;
- atendimento aos candidatos com dúvidas sobre os locais de provas, vagas reservadas ou tratamento diferenciado para realização das provas: 25 de abril a 4 de maio;
- aplicação das provas objetivas e discursiva: 5 de maio;
- divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas: 7 de maio;
- prazo para interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados: 7 a 8 de maio;
- disponibilização da imagem do Cartão-Resposta: 3 de junho;
- divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva: 21 de junho;
- interposição de eventuais pedidos de revisão das notas da discursiva: 21 e 22 de junho;
- divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da prova discursiva: 29 de junho;
- convocação para o envio de Títulos (via upload): 29 de junho;
- envio dos Títulos: 29 de junho a 1º de julho;
- resultado preliminar da Avaliação de Títulos: 16 de julho;
- previsão de divulgação dos resultados finais: 30 de julho.
- convocação dos aprovados para posse ou curso de formação: 5 de agosto
Quer saber qual a concorrência por bloco do CNU? Clique aqui!