Urgente! MGI informa que as provas do CNU seguem mantidas em todo país

pessoa preenchendo gabarito da prova com texto sobre a imagem escrito concurso nacional unificado (CNU)
Oficial! Governo Federal adia as provas do concurso Nacional Unificado!

Na noite desta quinta-feira, 2 de maio, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informou que a aplicação das provas do CNU (Concurso Nacional Unificado) seguem mantidas em todo o país, neste domingo, 5.

“O Governo Federal envidará todos os esforços para garantir, no Rio Grande do Sul, a participação dos candidatos, em diálogo com as autoridades federais, estaduais e municipais competentes. Quaisquer atualizações serão informadas pelos canais oficiais do Ministério”, disse em comunicado publicado nesta quinta-feira, 2.

A possibilidade de adiantamento das provas do CNU foi levantada nesta quarta-feira, 1º de maio, após o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmar que o Estado estava “inviabilizado”,  devido às fortes chuvas que atingiram a região e ocasionaram mortes e a destruição de várias cidades.

Governador decretou estado de calamidade pública no RS

Após as chuvas terem causado dezenas de mortes e desaparecimentos, milhares de desabrigados, estradas bloqueadas, cidades sem água, energia elétrica e sistema de telefonia, o governador Eduardo Leite decretou estado de calamidade pública no RS.

“Vamos recomendar, sim, ao Governo Federal que essa situação seja contornada de alguma forma. Esse concurso ficou completamente inviabilizado neste fim de semana para a população gaúcha. Vamos solicitar que seja encaminhado algum tipo de solução para o Concurso Nacional Unificado (CNU). Não sei avaliar qual neste momento, mas tenho a confiança de que será dado algum tipo de solução pelo Governo Federal, para não punir a população gaúcha, que pretendia participar do concurso e que vai ter restrições neste momento por conta das condições climáticas que romperam estradas e afetaram famílias, que têm transtornos incontáveis nessas localidades”, disse.

Apesar disso, o Governo Federal decidiu manter a aplicação das provas em todo país, incluindo no Rio Grande do Sul, e prometeu empregar todos os esforços para que os candidatos do estado consigam realizar as avaliações do CNU.

Até o momento, 2.145 cidades já foram atingidas pelas fortes chuvas, tendo 4.654 pessoas em abrigos e 10.252 pessoas desalojadas.

Ao todo, 71.306 pessoas foram afetadas, 36 foram feridas, mais de 60 estão desaparecidas e 29 estão mortas.

O boletim da Sala de Situação indica um aumento do volume de chuvas nas regiões Noroeste, Centro, Sul e Grande Porto Alegre.

Isso reflexe diretamente na elevação do nível dos rios Caí e Taquari, que já ultrapassaram a cota de inundação em todas as estações monitoradas pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).

Até amanhã, 4 de maio, a frente fria deverá avançar em direção à divisa com Santa Catarina, elevando o rio Uruguai.

Apesar de tudo, o campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS), em Porto Alegre, receberá 12.374 inscritos no CNU no dia 5 de maio.

Secretário fala sobre o concurso Nacional Unificado

Segundo informações do secretário de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, em entrevista concedida ao programa “Bom dia, ministro”, da rede EBC, nesta sexta-feira, 3, o Governo Federal buscará a segurança jurídica do Concurso Nacional Unificado para não comprometer nenhum dos candidatos.

De acordo com ele, a suspensão apenas para os candidatos do RS era questionável do ponto de vista jurídico, já a suspensão total da aplicação das provas do CNU poderia ocasionar um custo de R$50 milhões.

“Vamos ainda tratar do assunto, ver do ponto de vista jurídico toda a segurança necessária para não comprometer a situação também das demais 2,6 milhões de pessoas. Muitas delas já se deslocaram e já estão na cidade em que vai acontecer a prova. Portanto, é uma decisão que envolve vários aspectos. A garantia é de que ninguém do Estado do Rio Grande do Sul será impedido de participar do concurso. Se não puder fazer a prova no domingo, vamos ter que construir uma outra alternativa”, disse.

[the_ad id=”230282″]

CNU prevê devolução da taxa em casos de desastres naturais

Vale lembrar que o edital do CNU prevê a devolução da taxa em situações específicas. O ressarcimento ocorrerá em casos de fatores supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior no dia das provas.

De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) será possível pedir o ressarcimento das taxas de inscrição em casos, como falta de energia elétrica que comprometeu a visibilidade da prova pela ausência de luz natural, suspensão da aplicação por fenômenos naturais com comprometimento da infraestrutura do local ou casos fortuitos ou de força maior que comprometam a realização das provas.

O MGI esclareceu que não caracteriza deferimento da solicitação, casos como anulação de questões, barulho que não comprometa a aplicação, calor, frio ou desconforto com mobiliário durante a realização das provas ou registro em branco ou sem descrição completa.

A responsável por analisar os casos que necessitam de ressarcimento será a Fundação Cesgranrio. O próprio MGI divulgará a data de aprovação do relato do CNU.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!

Horários e regras para as provas do CNU

As provas do CNU acontecerão nos seguintes horários:

turno matutino

  • abertura dos portões: 7h30
  • fechamento dos portões: 8h30
  • início da aplicação: 9h
  • término da aplicação: 11h30
  • término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 12 horas e 30 minutos
  • duração da prova: 2h30

turno vespertino

  • abertura dos portões: 13h
  • fechamento dos portões: 14h
  • início da aplicação: 14h30
  • término da aplicação: 18h
  • término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 19 horas.
  • duração da prova: 3h30

Os locais de prova já estão disponíveis para consulta na página oficial da seleção. Os candidatos deverão fazer login com os dados da conta GOV. BR na mesma página onde efetuaram as inscrições.

Ao acessar o site, será possível verificar o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), que terá informações como: número de inscrição, data, hora, local de prova, confirmação de atendimento especializado ou tratamento pelo nome social.

Clique aqui e confira o que pode e não pode levar no dia da prova do CNU!

Conheça outros concursos que estão abertos no Brasil: Concursos Abertos – Mais de 80 mil vagas abertas para todos os níveis!