INSS terá mais turmas do curso de formação em 2024!

INSS terá mais turmas do curso de formação. Fundo verde, teclado e um celular escrito INSS
INSS terá mais turmas do curso de formação em 2024!

Ótimas notícias aos aprovados excedentes do concurso INSS 2022! A convocação de 500 remanscentes na carreira de Técnico do Seguro Social, solicitados ao MGI (Ministério da Gestão e Inovação), parece estar caminhando a passos largos.

O Instituto deseja reunir a primeira turma do curso de formação, 250 aprovados, ainda no primeiro semestre de 2024. Já a segunda turma, os outros 250, ficaria para o segundo semestre.

Vale destacar que em março deste ano, o Ministro da Previdência, Carlos Lupi, destacou a importância de convocar os 500 excedentes:

Curso Grátis INSS

Prepare-se para o concurso do INSS com organização e qualidade: vídeo aulas, plano de estudos personalizado e suporte de tutoria especializada – tudo 100% gratuito!

LIBERAR ACESSO!

Eu tenho um compromisso de o Ministério da Gestão, no segundo semestre, me mandar mais 500 funcionários concursados. Porque a minha combinação com o Haddad é o seguinte: o que eu economizar, ele me dá uma parte em investimentos para a Previdência Social”, destacou Lupi.

Como é feito o curso de formação do INSS?

Antes do ingresso dentro do Instituto Nacional do Seguro Social, os aprovados passam pela última etapa, curso de formação.

De caráter eliminatório e classificatório, o curso consiste em aulas com conteúdos didáticos específicos do órgão, com o intuito de preparar os candidatos para a área na qual vão atuar.

Ademais, a carga horária é de 180h presenciais, em tempo integral, com atividades que poderão ser desenvolvidas em até dois turnos. Além disso, o matriculado recebe auxílio financeiro correspondente a 50% do salário do cargo.

Ao final do curso, os candidatos são avaliados por meio de uma prova objetiva, composta de 120 questões, além de uma prova discursiva, composta de duas questões discursivas, devendo ser respondidas em até 15 linhas.

Mais de 20 mil cargos vagos

Com dados do Portal da Transparência, referente a março/2024, o Instituto possui 19.254 cargos ocupados e 24.024 cargos vagos.

Do total de cargos vagos:

  • 2.500 são de Analista do Seguro Social, e
  • 20.524 são de Técnico do Seguro Social.

Validade prorrogada

Com o intuito de convocar mais aprovados, hoje 1.800 remanescentes aguardam a convocação e dar uma desafogada nos mais de 7 milhões processos parados, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, prorrogou a validade do certame, até 4 de maio de 2025.

Curso Grátis INSS

Prepare-se com antecedência para garantir a sua vaga! Com o nosso Curso Grátis INSS 2024, você terá acesso a aulas completas e um plano de estudos personalizado para te guiar durante a preparação. Além disso, poderá esclarecer suas dúvidas diretamente com nossos professores. E o melhor de tudo: é totalmente gratuito! Não deixe essa oportunidade passar. Inscreva-se agora e comece a sua jornada rumo à aprovação!

Concurso INSS 2024

Primeiramente é preciso destacar, que o INSS é uma organização pública prestadora de serviços previdenciários para a sociedade brasileira, ou seja, de total importância.

Sendo então, responsável pelo reconhecimento de direitos sociais e previdenciários dos seus segurados.

Dessa forma, para este ano, o Instituto pode publicar um edital com 1.574 vagas para a carreira de Perito Médico. Uma portaria foi encaminhada ao MGI, em 8 de março, indicando a necessidade.

Outro edital que deverá ser publicado é para Analista do Seguro Social, que juntamente com o cargo de Técnico, são responsáveis pela área de atividades finalísticas, análise e concessão dos benefícios.

O último edital para o cargo foi em 2015.

Como foi o último concurso INSS?

Publicado em 15 de setembro de 2022, sob organização do Cebraspe, o certame ofertou 1.000 vagas para a carreira de Técnico, nível médio, com iniciais de R$ 5.905,79.

A seleção teve 1.023.494 inscritos, que passaram pelas seguintes etapas de seleção:

Prova objetiva – caráter eliminatório e classificatório

  • 50 questões de conhecimentos básicos, e
    • Língua Portguesa
    • Ética no Serviço Público
    • Direito Constitucional
    • Direito Administrativo
    • Noções de Informática
    • Raciocínio-lógico matemático
  • 70 questões de conhecimentos específicos.

Curso de formação – caráter eliminatório e classificatório