Foi assegurado pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, que o edital do concurso SEDU ES (Secretaria de Educação do Espírito Santo) para Professores, será publicado no ano de 2021.
Ainda no Estado, o concurso PC ES terá edital ofertando vagas para os níveis médio e superior.
Publicação do edital do concurso SEDU ES
Foi garantido pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, que irá realizar o concurso SEDU ES para Professores no ano de 2021. O quantitativo de vagas que serão ofertadas ainda está em estudo.
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!O certame será para repor servidores que se aposentaram ou se exoneraram dos cargos. Atualmente, parte dessas vacâncias é ocupada por docentes contratados em regime de designação temporária (DT).
Índice
Pela Lei Complementar 173/2020, só é possível abrir certame até o mês de dezembro de 2021 para suprir cargos vagos. Não é permitido divulgar editais para preenchimento de novos cargos.
“Temos vagas abertas que estão sendo ocupadas pelos DTs. Não posso é abrir novas vagas. Fazer concurso para ocupar vagas existentes é permitido. Temos mais de 50% de DTs no Estado hoje, na Educação”, informou o governador.
De acordo com Renato Casagrande, o ideal é que as seleções para professores sejam regulares. De modo que o número de profissionais contratado por tempo determinado, seja menor que o de efetivos.
“É bom que a gente mantenha sempre concursos rotineiros. É bom continuar com os DTs, eles são importantes para nosso funcionamento, para nos dar flexibilidade, mas ao mesmo tempo que não caia muito o número de efetivos”, salientou Casagrande.
O concurso SEDU ES está previsto na Lei Orçamentária Anual do Espírito Santo (LOA) para 2021. O texto, aprovado no mês de dezembro pela Assembleia Legislativa do Estado, traz a reserva para inscrições e realização do certame.
Último concurso SEDU ES
O último concurso SEDU ES teve seu edital publicado no ano de 2018. Na ocasião, foram ofertadas 1.025 vagas para os cargos de Pedagogo e Professor em diversas especialidades.
As oportunidades foram distribuídas pelas seguintes áreas: Pedagogo (87 vagas) e Professores nas áreas de Arte (58 vagas), Biologia/Ciências (108 vagas), Educação Física (73 vagas), Espanhol (01 vaga), Filosofia (03 vagas), Física (67 vagas), Geografia (117 vagas), História (58 vagas).
Além de: Língua Inglesa (10 vagas), Língua Portuguesa (170 vagas), Matemática (227 vagas), Química (44 vagas) e Sociologia (02 vagas). As vagas do certame estavam disponíveis para os 78 munícipios que abrangem a Região Metropolitana do Estado.
Na época, os salários dos Professores da rede estadual variavam entre R$ 2.081,68 para docentes com licenciatura plena, e R$ 3.732,67, para os com doutorado, por 25 horas semanais. Além do acréscimo do benefício de auxílio alimentação.
A banca organizadora responsável pela seleção foi a FCC (Fundação Carlos Chagas), os candidatos foram avaliados por prova objetiva, prova discursiva e avaliação de títulos. O exame de múltipla escolha, por sua vez, foi constituído por conteúdos de conhecimentos básicos e conhecimentos específicos, com caráter eliminatório e classificatório.
O concurso SEDU ES teve por objetivo substituir as vagas de professores temporários por efetivos. Com isso, o governo do Estado afirmou que ganhou na operacionalidade e otimização dos recursos.