O concurso PF Administrativo tem proposta de unificação de cargos aprovada a fim de evitar um déficit elevado de pessoal.
A PF Administrativo poderá ter um novo edital para concurso ainda neste ano, pois foi enviado um pedido com 789 vagas imediatas para a área administrativa.
Ficou interessado(a)? Fique e confira a proposta de unificação de cargos da PF Administrativo.
No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!
INSCREVA-SE!Qual é a proposta de unificação da PF Administrativo?
Em um movimento significativo, a Polícia Federal expressou seu apoio à proposta de criação do Plano de Cargos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Esta medida visa unificar as carreiras do concurso PF Administrativo com as do MJSP, implementando um novo plano unificado de cargos como estratégia para reter a força de trabalho e evitar um déficit elevado de pessoal.
Índice
Atualmente, o quadro de pessoal do MJSP é dividido entre o Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE); Plano Especial de Cargos do Departamento de Polícia Federal (PECPF); e Plano Especial de Cargos do Departamento de Polícia Rodoviária Federal (PECPRF).
Com a Medida Provisória, a meta é criar um único plano de cargos que unifique as três frentes.
Em maio, uma Assembleia Geral Extraordinária foi realizada para discutir a proposta junto ao Sindicato Nacional dos Servidores do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (SINPECPF). Apesar do curto tempo para avaliação, conforme apontado pelo sindicato, o MJSP informou que a Polícia Federal manifestou “sua concordância com a proposta, tendo em vista que ela se alinha ao objetivo institucional de valorização dos servidores do PECPF.”
Após a assembleia, o sindicato também aprovou a proposta, solicitando alguns ajustes na minuta, como:
- Incluir expressamente os servidores do novo Plano de Cargos do MJSP lotados e em exercício na Polícia Federal, onde atualmente há previsão apenas dos lotados no MJSP;
- Conferir segurança jurídica quanto aos requisitos para incorporação da GDAJUSP aos servidores que se aposentarem com o recebimento de GDATPF e GDAJUSP, em razão da transformação do cargo, antes de cumprido o prazo previsto no artigo 18 da proposta; e
- Garantir a manutenção de benefícios próprios dos servidores da Polícia Federal aos servidores do novo Plano de Cargos que estiverem lotados na Polícia Federal.
De acordo com o MJSP, os planos de cargos atuais apresentam carreiras mal estruturadas e carecem de recursos humanos. No caso do PGPE, muitos cargos existentes no quadro atual já foram extintos, impossibilitando novas reposições e ocasionando vacância. Além disso, mais de 34% dos servidores administrativos do PGPE estão cedidos a outros órgãos da Administração Pública, e cerca de 12% já recebem abono permanência, podendo se aposentar a qualquer momento.
Até o momento, tanto a Polícia Federal quanto o SINPECPF aprovaram o novo Plano de Cargos proposto pelo MJSP. Ainda não há informações sobre a resposta da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
- Confira: Apostila PF – Agente Administrativo
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Haverá um edital para o concurso PF Administrativo este ano?
A Polícia Federal (PF) encaminhou um novo pedido de concurso público para a área administrativa, visando o provimento de 789 vagas imediatas. Essa nova solicitação marca um aumento significativo em relação ao pedido anterior, que contemplava 734 vagas e estava em tramitação após ser assinado pelo delegado-geral Andrei Augusto Passos Rodrigues.
Embora a distribuição detalhada das 789 vagas ainda não tenha sido divulgada, o aumento no número de oportunidades em comparação aos pedidos anteriores é notável. Em 2022, a solicitação totalizava 667 vagas, com 494 delas destinadas ao cargo de Agente Administrativo. O novo pedido reflete a crescente demanda e a importância de fortalecer a estrutura administrativa da Polícia Federal.
É previsto que as vagas do concurso PF Administrativo sejam distribuídas entre nível médio, para o cargo de Agente Administrativo (626) e nível superior para os cargos de Administrador (26), Arquivista (9), Assistente Social (13), Bibliotecário (1), Contador (9), Economista (3), Enfermeiro (3), Estatístico (4), Farmacêutico (2), Médico (70), Nutricionista (1), Psicólogo (6), Técnico em Assuntos Educacionais (13) e Técnico em Comunicação Social (3).
O pedido atual do concurso PF Administrativo está aguardando aprovação e tramitação nos órgãos competentes. Espera-se que, uma vez aprovado, o concurso seja divulgado com o edital contendo todas as informações necessárias para os candidatos interessados.
Como foi o último concurso PF Administrativo?
O último concurso PF Administrativo foi realizado em 2013 sob a organização da banca organizadora, Cebraspe (antigo Cespe/UnB), e ofertou ao todo 566 vagas para cargos de níveis médio e superior de escolaridade.
Deste total, 534 vagas foram do concurso PF Administrativo somente para Agente Administrativo, de nível médio e as demais oportunidades foram distribuídas entres os cargos de Administrador, Arquivista, Assistente Social, Contador, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Mecânico e Psicólogo, de nível superior.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas que foram compostas por 120 questões que versaram sobre disciplinas de conhecimentos básicos e específicos.
Além da prova objetiva, os candidatos de nível superior do concurso PF Administrativo foram submetidos a uma prova discursiva sobre conhecimentos específicos.
Confira todos os concursos abertos a nível nacional!
Fiquem ligados na nossa página para as próximas notícias sobre o concurso PF Administrativo!