Concurso TRE PA: Divulgado o gabarito preliminar das provas!

Já estão disponíveis para consulta dos candidatos, os gabaritos preliminares das provas objetivas do concurso TRE PA (Tribunal Regional Eleitoral do Pará).

Gabaritos das provas do concurso TRE PA

Os gabaritos preliminares das provas objetivas do concurso TRE PA, já estão disponíveis para consulta dos candidatos através do site da banca organizadora, IBFC. As avaliações foram aplicadas no dia 16 de fevereiro de 2020.

Haverá um prazo para recursos, que será de dois dias úteis, contados a partir do dia seguinte à publicação dos resultados. As solicitações deverão ser feitas das 09 horas às 16 horas, em formulário próprio a ser disponibilizado no site do IBFC.

📥 Seu plano de aprovação para 2025 está quase pronto...

No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!

INSCREVA-SE!

Os exames objetivos foram realizados em dois turnos. No período da manhã, fizeram a prova os candidatos inscritos nas vagas de Analista Judiciário. Os participantes tiveram 4 horas de prova. Isso porque, além das questões objetivas, foi aplicada uma prova discursiva. No período da tarde, os concorrentes às vagas de Técnico Judiciário responderam seus exames.

A prova objetiva foi composta por 80 questões. Os itens foram distribuídos por disciplinas de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos. A avaliação tem caráter eliminatório e classificatório. Na parte de Conhecimentos Gerais, foral exigidas as seguintes disciplinas:

  • Gramática e Interpretação de Texto da Língua Portuguesa;
  • Noções de Informática;
  • Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos Federais;
  • Direito das Pessoas com Deficiência; e Regimento Interno do Tribunal.

Apenas para os candidatos às vagas de Técnicos da área Administrativa, foram cobradas questões de Noções de Arquivologia. Já as questões de Conhecimentos Específicos, variaram conforme o cargo pretendido.

Alguns candidatos do certame reclamaram nas redes sociais sobre o nível de dificuldade da avaliação. Segundo as publicações, a prova apresentou questões muito longas para pouco tempo de realização.

“Que tempo foi esse? Olha…uma prova com questões tão longas e com esse tempo”, questionou uma candidata.

Outra participante ainda completou: “Horrível. Chega a ser desumano. Prova enorme, cheia de textos, banca detalhista que cobra letra de lei, 3h pra resolver 80 questões gigantescas. Maldade da IBFC”.

Critérios de correção da prova do concurso TRE PA

Os itens de Conhecimentos Específicos terão peso 3, enquanto os de Conhecimentos Gerais terá peso 1. Cada questão da avaliação irá valer 0,25 pontos. Os concorrentes poderão somar até 10 pontos em Conhecimentos Gerais e 30 pontos em Conhecimentos Específicos.

Para serem considerados aprovados, os participantes deverão garantir 24 pontos em cada parte da prova (Conhecimentos Gerais e Específicos). O número equivale a 60% de acerto para cada.

Segundo o edital do certame, serão considerados habilitados os candidatos que ficarem até as seguintes colocações:

  • Analista Judiciário/Área Judiciária (sem especialidade): 200ª posição;
  • Analista Judiciário/Área Administrativa (sem especialidade): 50ª posição;
  • Analista Especializado/Apoio Especializado (Análise de Sistemas): 50ª posição;
  • Analista Especializado/Apoio Especializado (Psiquiatria): 50ª posição;
  • Técnico Judiciário/Área Administrativa: 200ª posição;
  • Técnico Judiciário/Apoio Especializado (operação de computadores): 200ª posição.

No caso dos concorrentes às vagas de Analista, somente serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos aprovados na prova objetiva. O exame terá peso 2 e irá valer até 10 pontos.

correção da prova será baseada em três critérios, sendo eles:

  • Estrutura: texto predominantemente dissertativo-argumentativo, com ideias relacionadas ao caso proposto: 3 pontos;
  • Conteúdo: análise das ideias fundamentais do texto observando a fidelidade ao caso proposto, consistência e relevância argumentativa, progressão temática, e senso crítico do candidato: 5 pontos;
  • Expressão: contribuição ideativa do candidato, avaliando, ao mesmo tempo, a sua adequação vocabular ao caso e a fidelidade ao registro culto da língua portuguesa: 2 pontos.