Concurso PMERJ Oficiais: Banca organizadora é definida; edital próximo de sair!

Foi escolhida a banca organizadora do concurso PMERJ (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro) destinado para Oficiais, edital com 32 vagas está próximo de ser publicado.

Banca organizadora do concurso PMERJ Oficiais

Segundo informações da corporação, o novo concurso PMERJ para Oficiais já tem banca organizadora definida, sendo a FGV (Fundação Getúlio Vargas). Conforme documento interno da Polícia Militar do Rio de Janeiro, a instituição foi declarada vencedora do processo de licitação.

Agora, a PMERJ e a FGV ajustam os últimos detalhes burocráticos para a elaboração do contrato entre as partes. Após essa etapa, caberá à PGE (Procuradoria Geral do Estado) conceder o seu parecer.

Mais de 57 Mil Vagas em 2025!🎉

Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!

ATIVAR DESCONTO!

Quer Receber Todas as Novidades da PM-RJ?

Receba em seu e-mail todas as movimentações do Concurso da PM-RJNomeE-mailTelefone

Caso a PGE dê o aval para a contração da banca organizadora, a Polícia Militar do Rio de Janeiro deverá oficializar o nome da empresa e, posteriormente, realizar a assinatura do contrato. Com a definição dessa etapa, o edital de abertura poderá ser divulgado.

Ao todo, cerca de 10 (dez) bancas organizadoras enviaram suas propostas, sendo a do Instituto Consulplan a de menor preço.

Entretanto, o setor técnico avaliou que a PMERJ não era obrigada a aderir à proposta de menor valor estimado.

Sendo assim, foi destacada a FGV (Fundação Getúlio Vargas), por ter itens relacionados à equipe técnica/profissional, qualificação e possuir notória reputação ético-profissional.

Além disso, o IBADE (Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo) também teve destaque pela realização de concursos compatíveis com o objeto tratado no termo de referência (projeto básico).

Entre as duas bancas organizadoras, a Diretoria Geral de Pessoal indicou a FGV (Fundação Getúlio Vargas). Dessa maneira, a empresa foi escolhida para ficar responsável pelos preparativos do concurso PMERJ Oficiais.

Provas do concurso PMERJ Oficiais

Segundo informações do projeto básico, o concurso PMERJ Oficiais terá 05 (cinco) etapas avaliativas, sendo elas:

  • 1ª etapa: Provas Objetivas e Provas Discursivas (aos cuidados da banca organizadora);
  • 2ª etapa: Exame Antropométrico e Teste de Aptidão Física (realizados pela PMERJ);
  • 3ª etapa: Exame Psicológico (PMERJ);
  • 4ª etapa: Exame de Saúde (PMERJ);
  • 5ª etapa: Exame Social e Documental (PMERJ).

Na prova objetiva serão cobradas 80 questões, com a seguinte distribuição: Direito Administrativo (15 questões), Direito Constitucional (15 questões), Direito Penal (15 questões), Direito Processual Penal (15 questões), Direito Penal Militar (10 questões) e Direitos Humanos (10 questões).

Já a prova discursiva abordará temas de Direito Administrativo, Constitucional, Penal e Processual Penal. A avaliação terá valor máximo de 20 pontos e será composta por 04 questões dissertativas, de até 30 linhas cada, com até 05 pontos cada.

Os exames serão realizados no mesmo dia, sendo a prova objetiva das 09 horas às 13 horas e a prova discursiva das 15 horas às 18 horas. Os candidatos aprovados irão realizar as demais etapas.

O Teste de Aptidão Física (TAF) será composto pelos seguintes exercícios: teste de flexão abdominal, teste de flexão em barra fixa (candidatos do sexo masculino), teste de isometria na barra fixa (sexo feminino) e corrida de 2.400m.

O cargo de Oficial da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro tem exigência do nível superior em Direito, além de ser necessário ter até 35 anos (na data de divulgação do edital) e altura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.