Concurso DEPEN: Certame é oficialmente suspenso por conta da pandemia da Covid-19!

Foi informado pelo órgão, que o concurso DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional) está oficialmente suspenso. Edital traz a oferta de 309 vagas nos níveis médio e superior!

Suspensão do concurso DEPEN

O concurso DEPEN está oficialmente suspenso em virtude da pandemia da Covid-19. O anúncio foi divulgado pelo Departamento Penitenciário Nacional no Diário Oficial da União, no dia 07 de agosto de 2020.

Dessa maneira, as provas não devem mais ser realizadas no dia 06 de setembro de 2020, como estava previsto no edital de abertura da seleção.

Mais de 57 Mil Vagas em 2025!🎉

Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!

ATIVAR DESCONTO!

A nova data para a avaliação do Departamento Penitenciário Nacional, ainda não foi informada. Na publicação, o órgão informa que um novo cronograma será divulgado oportunamente.

Faltando pouco menos de um mês da data prevista para o exame avaliativo, o concurso DEPEN sofria a incerteza da aplicação da prova devida à pandemia da Covid-19.

No dia 30 de julho, o setor de Recursos Humanos do Departamento Penitenciário Nacional, informou que as questões referentes ao concurso deveriam ser tratadas diretamente com o a banca organizadora Cebraspe. Na época, a empresa não confirmou a informação sobre o possível adiamento e afirmou que: “todas as informações referentes à seleção são publicadas na página do concurso”.

Mediante os novos rumos, um comunicado oficial deve ser divulgado pelo Cebraspe. É especulado também, que as inscrições do certame possam ser reabertas, mas não há, até o momento, posição oficial sobre esta informação.

Etapas avaliativas do concurso DEPEN

Os candidatos inscritos no concurso DEPEN serão avaliados por meio de seis etapas, sendo elas: prova objetiva, prova discursiva, exame de aptidão física, avaliação médica, avaliação psicológica e investigação social.

As avaliações serão realizadas nas 26 capitais brasileiras e nas cidades de Catanduvas/PR e Mossoró/RN.

A primeira etapa será a realização da prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, sendo composta por 120 questões no estilo CERTO ou ERRADO.

Para a carreira de Agente de Execução Penal, cuja exigência é o nível médio, serão cobradas 30 questões de Conhecimentos Básico, englobando as disciplinas de Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Raciocínio Lógico e Informática. Além dessas, a prova terá:

  • Conhecimentos Específicos (50 questões): Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Humanos e Participação Social, Legislação Especial;
  • Conhecimentos Complementares (40 questões): Execução Penal e Departamento Penitenciário Nacional.

Já para o cargo de Especialistas de Execução Penal, irão responder a 40 questões de Conhecimentos Básicos, com as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direitos Humanos e Participação Social.

Ainda fará parte da avaliação, 50 questões de Conhecimentos Específicos variáveis em cada especialidade e 30 questões de Conhecimentos Complementares com as disciplinas de Execução Penal e Departamento Penitenciário Nacional.

Todos os candidatos responderão no mesmo dia da prova objetiva, a uma prova discursiva que irá constituir na elaboração de uma Redação. O texto deverá ter até 30 linhas e abordará um conteúdo de Atualidades.