Concurso IBAMA: Autorizado a contratação de Brigadistas Temporários!

O concurso IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais ) autorizou a abertura de seleção para Brigadistas. As oportunidades serão para diversos municípios brasileiros.

Concurso IBAMA autoriza contratação de Brigadistas

O IBAMA irá abrir um novo concurso para a contratação de Brigadistas Federais Temporários para atender as emergências ambientais. A contratação foi autorizada pelo presidente substituto do IBAMA, Luís Carlos Hiromi Nagao, em portaria publicada no Diário Oficial da União .

O certame será realizado pelo Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais), que também será responsável pela contratação, administração e gerenciamento das atividades das brigadas. A contratação de temporários é regulamentada pela Lei n° 8.745/1993 , que dispõe a contratação temporária em caso de interesse público.

📥 Seu plano de aprovação para 2025 está quase pronto...

No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!

INSCREVA-SE!

Segundo informações da portaria de autorização, as oportunidades serão para Brigadistas, Chefes de Brigada e Chefes de Esquadrão. A atuação será nos estados que estão em situação de emergência ambiental, sendo o Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Concurso IBAMA formará brigadas em diversos estados

A quantidade de membros das brigadas também foi definida na portaria. A maior equipe será formada por dois chefes de brigada, seis chefes de esquadrão e 36 brigadistas, para combater os incêndios florestais no Distrito Federal.

Serão 32 vagas para brigadista gerente de fogo, que irá dar apoio às coordenações estaduais do Prevfogo. A distribuição será entre os estados do Acre (um), Amazonas (um), Bahia (dois), Ceará (um), Goiás (dois), Maranhão (três), Mato Grosso (seis), Mato Grosso do Sul (dois), Pará (três), Pernambuco (um), Piauí (dois), Rio de Janeiro (dois) e Rondônia (dois), além do Distrito Federal (quadro).

Haverá também 55 vagas para brigadistas de manejo integrado de foco, que serão distribuídos de acordo com condição e estado/distrito. No Distrito Federal, serão um gerente de fogo, um chefe de brigadas e quadro chefes de esquadrão. Também haverá quatro brigadistas lotados em Cavalcante/GO.

No estado do Maranhão, a distribuição será de seis brigadistas em Amarante do Maranhão, dois em Fernando Falcão e dois em Montes Altos. Em Roraima, serão dois brigadistas atuando em Normandia, Uiramutã, Pacaraima, Amajari e Cantá.

As vagas no estado do Mato Grosso, são destinadas para seis brigadistas em Canarana e Serra Nova Dourada, quatro em Tangará da Serra e dois em Conquista D’ Oeste, Campo Novo dos Parecis e Paranatinga. Haverá ainda seis vagas para brigadistas em Humaitá, no Amazonas.

Já para Tocantins, a divisão é composta por três brigadistas em Tocantinópolis, seis brigadistas em Itacajá e em Tocantínia. Também há cinco brigadistas e um chefe de esquadrão em Lagoa de Confusão e Formoso do Araguaia.