MCTI: confira a banca, prazos e como serão as provas do certame!

Fachada do prédio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)
MCTI: confira a banca, prazos e como serão as provas do certame!

O concurso MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) poderá ter o edital publicado a qualquer momento, portanto, confira a banca, prazos e como serão as provas do certame.

O certame ofertará vagas imediatas para os cargos de Pesquisador e Tecnologista, que exigem o nível superior de escolaridade.

Se interessa pelo certame? Acompanhe a nossa página e fique por dentro de todas as notícias sobre o concurso MCTI!

📥 Seu plano de aprovação para 2025 está quase pronto...

No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!

INSCREVA-SE!

Qual é a banca responsável pelo concurso MCTI?

Nesta semana, o Instituto Nacional do Semiárido (INSA) confirmou a contratação do Cebraspe para a realização de seu concurso público.

Em seguida, o Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal (INPP) também anunciou a escolha da mesma banca para a organização de seu certame. Agora, aguarda-se a oficialização da escolha da banca para o concurso do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).

Vale destacar que, assim como ocorreu no ano passado, cada unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação possui autonomia para a organização de seus próprios concursos, o que explica a escolha antecipada do Cebraspe pelos institutos INSA e INPP.

Quando o edital será publicado?

Nesta sexta-feira, 13 de setembro, o MCTI divulgou um novo documento que confirma e reforça os prazos estabelecidos pela portaria do Ministério da Gestão e Inovação (MGI) para o concurso público que será realizado.

Segundo o comunicado, o edital MCTI deverá ser publicado até o dia 14 de fevereiro de 2025. Além disso, será necessário um intervalo mínimo de dois meses entre a publicação do edital e a aplicação da primeira etapa do concurso.

O MCTI destacou que as Unidades de Pesquisa (UPs) que não cumprirem o prazo estipulado poderão ter suas vagas redistribuídas para outras instituições, conforme a portaria assinada pelo MGI em agosto. Assim, o prazo para a divulgação do edital e a realização das provas permanecem conforme o previsto, com o objetivo de garantir a realização do concurso dentro dos parâmetros estabelecidos.

Com a contratação da banca organizadora o edital se torna iminente e pode ser publicado a qualquer momento.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!

Vagas do concurso MCTI

O MCTI ofertará 55 vagas para os cargos de Pesquisador e Tecnologista, de nível superior de escolaridade, em três instituições de pesquisa no país. A distribuição das oportunidades é a seguinte:

  • Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal (INPP)
    • Pesquisador: 5 vagas
    • Tecnólogo: 2 vagas
  • Instituto Nacional do Semi-Árido (INSA)
    • Pesquisador: 10 vagas
    • Tecnologista: 9 vagas
  • Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)
    • Pesquisador: 19 vagas
    • Tecnólogo: 10 vagas

Quais serão as etapas de seleção do certame?

Os candidatos do concurso MCTI serão avaliados por meio de provas e avaliação de títulos, conforme detalhado na portaria publicada no Diário Oficial da União.

Este formato segue a mesma estrutura adotada nos concursos anteriores de 2023 para as carreiras de Pesquisador e Tecnologista, onde os candidatos foram submetidos a uma série de etapas que incluíram provas escritas discursivas, defesa pública de memorial e plano de pesquisa, além da análise e avaliação de títulos.

As provas escritas discursivas, comumente com quatro horas de duração, possuem caráter tanto eliminatório quanto classificatório. A expectativa é que a mesma estrutura seja mantida para os três próximos editais previstos.

O documento especifica que o concurso MCTI para os cargos de Pesquisador e Tecnologista incluirá obrigatoriamente uma prova escrita, seguindo o padrão estabelecido pelos últimos editais publicados pelo órgão.

Portanto, os candidatos que desejam participar do concurso MCTI devem estar preparados para enfrentar as provas discursivas, além de se prepararem para a defesa pública de memorial e planos de pesquisa, e para a avaliação de seus títulos.

Confira todos os concursos abertos a nível nacional!

Fiquem ligados na nossa página para as próximas sobre o concurso MCTI!