O concurso Nacional Unificado já teve as provas aplicadas e os cartões de resposta podem ser acessados pelos candidatos no site da banca. Com as avaliações realizadas, confira quais são as próximas principais datas do certame!
São ofertadas 6.640 vagas imediatas para cargos de níveis médio e superior de escolaridade em 21 órgãos federais.
Se interessa pelo Concurso Nacional Unificado? Acompanhe a nossa página e fique por dentro de todas as notícias sobre o certame! ?
No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!
INSCREVA-SE!Quais são as próximas datas do Concurso Nacional Unificado?
As próximas etapas incluem a divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da prova discursiva, prevista para o dia 8 de outubro. A partir desta data, os candidatos terão dois dias (08 e 09/10) para solicitar a revisão das notas da discursiva.
Índice
Ainda no dia 8 de outubro, será realizada a convocação para o envio de títulos, que deve ser feito online, por meio de upload na plataforma. O resultado final será publicado no dia 21 de novembro, e os aprovados serão convocados a partir de janeiro de 2025.
Não deixe de acompanhar o cronograma completo e ficar atento às próximas datas importantes:
- 8 de outubro
- Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva;
- Convocação para o envio de títulos (via upload);
- 8 e 9 de outubro
- Prazo para pedidos de revisão das notas da discursiva;
- 9 e 10 de outubro
- Envio dos títulos;
- 4 de novembro
- Resultado preliminar da avaliação de títulos;
- 4 e 5 de novembro
- Prazo para interposição de eventuais recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos;
- 19 de novembro
- Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos;
- 21 de novembro
- Previsão de divulgação dos resultados finais;
- Janeiro 2025
- Início da convocação para posse e cursos de formação.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui e saiba mais!
Quais as chances de passar no CNU?
A primeira edição do Concurso Unificado Nacional, organizada pela Fundação Cesgranrio em parceria com o Governo Federal, traz um novo formato de seleção para cargos públicos.
Com uma metodologia inovadora, as vagas são divididas por blocos temáticos, numerados de 1 a 8, agrupando cargos com exigências e conteúdos similares.
As provas objetivas e discursivas foram aplicadas de maneira segmentada, levando em conta as especificidades de cada bloco. Esse formato resulta em notas de corte que variam conforme o desempenho dos candidatos em seus respectivos blocos, o que torna o processo seletivo competitivo.
Um dos diferenciais do concurso é a forma de alocação dos aprovados. As notas finais dos candidatos serão utilizadas em um processo de escolha de cargos semelhante ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), priorizando aqueles que obtiverem as melhores pontuações.
Isso significa que as chances de aprovação não dependem diretamente do desempenho nas provas, mas também da concorrência dentro de cada bloco temático.
Confira como calcular a nota do CNU aqui.
Sobre o CNU
O Concurso Nacional Unificado 2024, organizado pela Fundação Cesgranrio, oferece 6.640 vagas para níveis médio e superior de escolaridade, distribuídas entre 21 órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.
As oportunidades contemplam uma ampla gama de áreas de atuação, organizadas em oito blocos temáticos.
Os salários iniciais variam entre R$ 5.866,69, para o cargo de Técnico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e R$ 22.921,71, para Auditor Fiscal do Trabalho.
A prova objetiva, aplicada a todos os candidatos, foi composta por questões de escolha múltipla com cinco alternativas, das quais apenas uma estava correta.
Vale destacar que os cadernos de provas já foram divulgados!
Para os cargos de nível médio, a prova continha 60 questões, sendo 15 dedicadas a cada uma das disciplinas pertinentes.
Já para os cargos de nível superior, a prova consistiu em 70 questões, divididas em 20 de conhecimentos gerais e 50 de conhecimentos específicos, conforme o bloco e o eixo temático da carga escolhida pelos candidatos.
Quer ingressar na carreira pública? Confira os concursos abertos a nível nacional!
Fiquem ligados na nossa página para as próximas notícias!