O concurso Sefaz SE (Secretaria da Fazenda do Estado de Sergipe) terá edital publicado ainda no primeiro semestre de 2025 para a carreira de Auditor Fiscal Tributário.
O certame da Secretaria da Fazenda do Estado de Sergipe ofertará vagas para provimento imediato e para formação de cadastro reserva para carreiras de nível superior de escolaridade.
Atualmente, o concurso está em fase de escolha e contratação da banca organizadora, que será responsável pela execução do processo seletivo. Assim, é importante que se interessem pelas atualizações e se preparem para as etapas que virão.
No dia 02/01/2025 às 9h33 da manhã vamos iniciar o maior movimento de aprovações da história! Garanta sua vaga e concorra a Assinaturas Vitalícias da Nova!
INSCREVA-SE!Concurso Sefaz SE terá edital publicado em 2025!
A Secretaria da Fazenda do Estado de Sergipe confirmou que a publicação do edital do novo concurso deverá ocorrer no início de 2025.
Índice
A previsão foi divulgada pelo órgão, que já conta com a comissão organizadora formada e a oferta de vagas definidas, participando uma demanda crescente por reforço no quadro de servidores.
O próximo passo envolve a definição da banca organizadora, com expectativa de anúncio nas próximas semanas. Assim que a empresa responsável pela contratação oficial, o cronograma do certame será elaborado, incluindo a divulgação dos dados de publicação do edital e início da seleção.
Confira o número de vagas previstas para o concurso Sefaz Sergipe
A Sefaz SE se prepara para realizar um novo concurso público voltado ao cargo de Auditor Fiscal Tributário. O edital, que deve ser publicado em breve, prevê um total de 50 vagas, das quais 10 serão para preenchimento imediato e 40 destinadas à formação de cadastro reserva.
A remuneração inicial é de R$ 16.015,47, atraindo profissionais com formação de nível superior.
Os candidatos deverão possuir graduação em áreas de administração, ciências contábeis, engenharia, ciências da computação, direito, economia, estatística ou sistemas de informação, em conformidade com as últimas diretrizes do órgão.
As oportunidades no concurso Sefaz SE abrangem diferentes áreas de atuação, incluindo tributação, arrecadação, fiscalização, tecnologia e finanças públicas, ampliando o perfil de especializações requisitadas.
Outro ponto importante é que, ao contrário de outros concursos, o processo seletivo não prevê curso de formação para os aprovados.
O que faz um Auditor?
O Auditor Fiscal da Sefaz SE desempenha um papel fundamental na manutenção da ordem tributária estadual. Suas atribuições incluem planejar e executar operações fiscais com o objetivo de coibir a evasão ou fraude no pagamento de tributos, como o ICMS.
Além disso, realiza técnicos relacionados à tributação, arrecadação e cobrança de tributos estaduais, propondo melhorias para os estudos vigentes.
Outro aspecto relevante é a função de interpretar e normatizar a legislação tributária estadual, garantindo sua correta aplicação. O auditor também é responsável por emitir os termos de início e término de operações de fiscalização, assegurando o cumprimento das obrigações tributárias por parte de contribuintes, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, inscritas ou não.
A fiscalização também se estende a outros tributos delegados ao Estado de Sergipe, além do ICMS. Entre as funções exclusivas do auditor fiscal está o plantão e a fiscalização em postos fiscais e unidades móveis, bem como a direção dessas atividades.
Auditar cartórios de registros de imóveis e tabelionatos é outra responsabilidade, especialmente em relação a atos de terceiros que envolvam transmissão de bens ou direitos tributáveis.
A auditoria da rede arrecadadora de tributos estaduais também faz parte do conjunto de tarefas desempenhadas pelo Auditor Fiscal da Sefaz SE, que atua como guardião da arrecadação e fiscalização tributária do estado.
Como foi o último edital Sefaz SE?
A última seleção, realizada pelo Cebraspe, ofereceu 50 vagas, das quais 10 foram para contratação imediata e 40 destinadas à formação de cadastro de reserva. Esse concurso permanece válido até janeiro de 2025, e, com a prorrogação da validade até julho de 2025.
Os candidatos da última seleção passaram por provas escritas, compostas por uma avaliação objetiva e uma discursiva, além de análise de capítulos e um curso de formação. A prova objetiva contou com 120 questões, sendo 20 relacionadas a Conhecimentos Gerais e 100 a Conhecimentos Específicos, com pesos de 1 e 2, respectivamente.
Já a prova discursiva incluiu duas questões: um estudo de caso sobre Auditoria, que valeu 20 pontos, e uma redação sobre Conhecimentos do Estado de Sergipe, com valor de 10 pontos.
Entre as disciplinas cobradas no concurso de 2022 estavam, para Conhecimentos Gerais, Noções de Informática, Noções de Direito Penal, Estatística e Raciocínio Lógico.
Já para os Conhecimentos Específicos, as áreas avaliadas incluíram Direito Administrativo, Direito Empresarial, Contabilidade de Custos, Legislação Tributária, Administração Fiscal do Estado de Sergipe e Ética no Serviço Público, além de Tecnologia da Informação.
Quer ingressar na carreira pública? Confira todos os concursos abertos em Sergipe!
Fiquem ligados na nossa página para as próximas notícias sobre o concurso Sefaz SE!