Concurso INSS está na fase de escolha da banca. 175 vagas!

O processo de escolha da banca organizadora do Concurso INSS já foi iniciado pelo MPS e a previsão é de que o edital saia ainda este ano!

imagem da fachada da sede do prédio do INSS mostrando a entrada - Concurso INSS
O processo de escolha da banca organizadora do Concurso INSS já foi iniciado pelo MPS e a previsão é de que o edital saia ainda este ano!

Boas Novas sobre o Concurso INSS! O processo de escolha da banca organizadora já foi iniciado pelo Ministério da Previdência Social e a previsão é de que o edital saia ainda este ano!

Contudo, é importante frisar que o edital pode ser publicado em até seis meses após a data da autorização, ou seja, até 06 de fevereiro de 2025. Portanto, aguardemos as novidades.

Lembrando que o concurso para Perito Médico Federal já está autorizado e ofertará 175 vagas para o cargo.

INSS tem mais de 20 mil cargos vagos

Falando em autorizações não podemos deixar de comentar sobre o alto número de cargos vagos dentro do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

São 23.984 cargos vagos para profissionais Técnicos, Analistas e demais funções, sendo que a maior defasagem encontra-se para o cargo de Técnico do Seguro Social.

Dessa maneira, as expectativas em torno de novos concursos para o INSS são grandes devido a grande necessidade de suprir tamanha carência de servidores dentro do Instituto. Contudo, ainda são apenas especulações.

Para se inteirar mais sobre essa questão leia também o artigo: INSS tem 23.983 cargos vagos.

Fachada do concurso INSS
Iniciado o processo de escolha da banca para o concurso de Perito Médico do INSS

Quem pode participar do Concurso Perito Médico?

Para participar do Concurso INSS e concorrer a uma das vagas de Perito Médico será necessário que o candidato tenha formação de nível superior em Medicina.

Além disso, é preciso que o profissional tenha registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).

De acordo com o último edital o Perito Médico será responsável por:

  • emitir parecer conclusivo quanto à capacidade laboral para fins previdenciários;
  • inspeção de ambientes de trabalho para fins previdenciários;
  • caracterização da invalidez para benefícios previdenciários e assistenciais e execução das demais atividades definidas nos termos do regulamento.

Entenda melhor as atribuições e responsabilidades do Perito Médico lendo o artigo completo: Saiba tudo sobre a carreira!

Como foi o último concurso INSS para Perito Médico?

O último concurso INSS para Perito Médico foi realizado no ano de 2011, portanto já se passaram 13 anos desde a última seleção.

Na época, a banca responsável pelo certame foi a FCC (Fundação Carlos Chagas) e foram ofertadas 375 vagas para o cargo.

De acordo com o edital para que o candidato pudesse tomar posse do cargo deveria atender aos seguintes requisitos:

a) ser brasileiro ou gozar das prerrogativas previstas no artigo 12 da Constituição Federal;
b) encontrar-se no pleno exercício de seus direitos civis e políticos;
c) comprovação de idade mínima de 18 anos;
d) prova de quitação com as obrigações eleitorais;
e) prova de quitação com as obrigações militares, se do sexo masculino;
f) comprovação dos pré-requisitos/escolaridade, conforme estabelecido no Capítulo II;
g) ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

[the_ad id=”230282″]

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e de avaliação de títulos. As provas objetivas foram compostas por 80 questões de múltipla escolha versando sobre as disciplinas de:

  • Conhecimentos Gerais – 30 questões
    • Língua Portuguesa
    • Ética no Serviço Público
    • Noções de Direito Constitucional
    • Noções de Direito Administrativo
  • Conhecimentos Específicos – 50 questões

Para que o candidato fosse considerado aprovado na prova objetiva seria necessário que o mesmo atingisse, no mínimo:

a) 30% de acertos na prova de conhecimentos gerais;
b) 30% de acertos na prova de conhecimentos específicos;
c) 40% de acertos no total de ambas as provas.

Importante ressaltar que desde o último certame já se passaram 13 anos, dessa maneira, é certo de que o novo edital trará grandes mudanças com relação ao conteúdo programático e também nas etapas.

Contudo, você já pode iniciar seus estudos buscando se basear pelo conteúdo de provas de Concurso INSS mais recentes, como o caso do último que foi realizado em 2022. Veja como foi o edital!

Mesmo sabendo que não houve oportunidades para o cargo de Perito Médico, a parte básica geralmente é a mesma para todos os cargos e você pode iniciar sua preparação por ela, deixando a parte específica para depois que o edital sair.

Essa certamente será uma estratégia muito eficaz e te fará passar a frente de seus concorrentes!

“? O concurso INSS para Perito Médico está autorizado, e essa é sua chance de conquistar uma carreira estável e bem remunerada! Para garantir sua aprovação, você precisa de um material de estudo completo e atualizado, focado exatamente no que a prova exige. Clique e confira!

Com teoria clara e exercícios práticos, você terá tudo o que precisa para estudar com eficiência e segurança. Não deixe essa oportunidade escapar, comece sua preparação hoje e esteja pronto para transformar seu futuro! ??

Concurso INSS o que estudar?

Nos últimos concursos do INSS, algumas matérias se destacaram como essenciais para aprovação. Por exemplo, em Conhecimentos Específicos, Direito Previdenciário é o carro-chefe, com várias questões abordando desde os benefícios previdenciários até o funcionamento do Regime Geral da Previdência Social (RGPS).

Assim como também Direito Administrativo e Ética no Serviço Público também abordando princípios e normas aplicáveis ao serviço público.

Porém para iniciar os estudos, o candidato deve começar por Direito Previdenciário, já que é a matéria com maior peso e costuma exigir uma compreensão mais detalhada das normas e benefícios.

Recomendamos estudar com a letra da lei e fazer revisões constantes, pois essa disciplina exige memorização de detalhes específicos. Em seguida, organize o estudo de Direito Administrativo e Ética no Serviço Público, que possuem conteúdos menores, mas igualmente importantes.