Boas notícias para os concurseiros! Está definida a banca do novo concurso da Prefeitura de Porto Alegre/RS para a Guarda! ?
Após a nomeação dos candidatos do último certame, o novo edital será publicado em breve!
Saiba mais detalhes! ?
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[ps2id id=’situação’ target=”/]Concurso Prefeitura de Porto Alegre: situação atual
No dia 05 de dezembro, por meio de extrato de contrato, a FUNAPE foi definida como banca organizadora do aguardado concurso para a Guarda Municipal de Porto Alegre!
Confira o documento na íntegra:
Assim, a FUNAPE será responsável por receber as inscrições, bem como pela elaboração, aplicação e correção das diversas etapas do concnurso.
O número de vagas a serem ofertadas deverá ser publicado em breve!
O próximo passo para a concretização do certame é a assinatura formal entre as partes, tornando o edital iminente!
Vale ressaltar que, em julho, 61 candidatos aprovados no último processo seletivo da Guarda Municipal de Porto Alegre foram nomeados, marcando um momento significativo para a corporação que não recebia novos agentes desde 2015.
Os futuros servidores serão vinculados à Secretaria Municipal de Segurança e passarão pelo período de estágio probatório após a entrega dos exames admissionais e da documentação requerida pelo edital.
“A chegada de mais servidores é fundamental para a continuidade do trabalho de qualificação da Guarda Municipal. Nossos agentes têm atuado em diversas frentes, em conjunto com os demais órgãos de segurança, e agora teremos uma área de abrangência ainda maior”, afirmou o secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon.
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[ps2id id=’inscrições’ target=”/]Último Concurso Prefeitura de Porto Alegre: Guarda
O último certame da Prefeitura de Porto Alegre para Guarda foi publicado em 2022, sob organização da Fundação La Salle.
Foram ofertadas 23 vagas imediatas + CR de nível médio para o cargo de Guarda Municipal.
As oportunidades ofertadas pelo edital foram distribuídas em:
- Ampla concorrência – 14 vagas;
- Pessoas negras – 06 vagas;
- Pessoas com deficiência – 03 vagas.
Os aprovados no concurso público e contratados para a carreira contaram com salários iniciais no valor de R$ 1.398,50 para uma jornada de trabalho de 30 horas semanais.
Além disso, o cargo fez jus aos seguintes benefícios:
- Gratificação por Risco de Vida de 30% (trinta por cento) sobre o vencimento básico inicial.
- Poderá, de acordo com a necessidade da Administração, ser convocado para Regime de Tempo Integral (RTI), com carga horária de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais, com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) sobre o vencimento básico inicial;
- Vale alimentação, conforme previsto na Lei Municipal nº 7.532/1994;
- Vale transporte facultativo e subsidiado, em conformidade com o estabelecido pela Lei Municipal nº 5.595/1985; f) Plano de saúde facultativo e subsidiado, conforme Lei Municipal nº 11.556/2014;
- O exercício do cargo exige a prestação de serviço externo e desabrigado, à noite, sábados, domingos e feriados, sob o regime de plantão, bem como o uso de uniforme fornecido pelo Município e atendimento ao público, bem como habilidade para o manejo de armas de fogo.
Requisitos
As exigências mínimas para investidura no cargo foram:
- Ser considerado apto na inspeção de saúde e ter realizado exame psicológico;
- Em se tratando de candidato da reserva de vagas para Pessoa Com Deficiência, ter parecer favorável quanto à deficiência apresentada e sua compatibilidade com as atribuições essenciais do cargo;
- A ausência de entrega do laudo médico nos termos do item 11.19 ou o não comparecimento do candidato em caso de convocação para exames complementares implicará na exclusão do concurso;
- Caso o candidato não seja reconhecido como Pessoa Com Deficiência pela comissão específica, perderá o direito à nomeação pela reserva de vagas, permanecendo somente na lista de classificação geral;
- Caso a comissão especifica conclua que a deficiência alegada pelo candidato é incompatível com as atribuições e atividades do cargo, o candidato será excluído do concurso.
- Em se tratando de candidato da reserva de vagas para pessoas negras, haver sido avaliado e aprovado na comissão competente.
- Caso o candidato não seja reconhecido como negro pela respectiva comissão, perderá o direito à nomeação pela reserva de vagas, permanecendo somente na lista de classificação geral;
- O não comparecimento à reunião designada com a comissão específica implicará na exclusão do Concurso.
- Apresentar o original e cópia em mídia digital, em formato PDF, dos documentos exigidos.
Ademais, foram exigidos os seguintes requisitos:
- Ensino Médio Completo;
- Carteira Nacional de Habilitação, categoria “B”; e
- Idade máxima 25 anos até a data de abertura das inscrições, conforme Lei Municipal nº 12.933/21 e art. 16, § 1º, da Lei Complementar Municipal nº 133/85.
Quais as atribuições do cargo?
A Guarda da Prefeitura de Porto Alegre/RS desempenha as seguintes funções:
- exercer vigilância em logradouros públicos e próprios municipais;
- exercer vigilância em locais previamente determinados;
- conduzir veículos oficiais quando em serviços de vigilância;
- realizar ronda de inspeção em intervalos fixados, adotando providencias tendentes a evitar roubos, incêndios, danificações em edifícios, praças, jardins, materiais sob sua guarda, etc.;
- controlar a entrada e a saída de pessoas e veículos pelos portões de acesso sob sua vigilância, verificando, quando necessário, as autorizações de ingresso;
- verificar se as portas, as janelas e as demais vias de acesso estão devidamente fechadas;
- investigar quaisquer condições anormais que tenha observado;
- responder às chamadas telefônicas e anotar recados;
- levar ao imediato conhecimento das autoridades competentes qualquer irregularidade verificada;
- acompanhar funcionários, quando necessário, no exercício de suas funções;
- exercer a fiscalização e a lavratura de auto de infração; e
- executar tarefas afins.
Etapas de Seleção
Os candidatos foram avaliados por meio das etapas avaliativas a seguir:
- 1ª Etapa: Provas Objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;
- 2ª Etapa: Testes de Aptidão Física (TAF), de caráter eliminatório e classificatório;
- 3ª Etapa: Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório e classificatório; e
- 4ª Etapa: Curso de Armamento e Tiro, de caráter eliminatório e classificatório.
A primeira etapa, de provas objetivas, foi composta por 60 questões de múltipla escolha acerca das disciplinas abaixo:
- 20 (vinte) questões de Conhecimentos Específicos;
- 20 (vinte) questões de Língua Portuguesa;
- 10 (dez) questões de Raciocínio Lógico;
- 10 (dez) questões de Informática.
Por outro lado, na etapa de teste de aptidão física, os candidatos passaram por 04 testes, sendo eles:
- impulsão;
- força de membros superiores (apoio sobre o solo e barra fixa);
- resistência abdominal; e
- capacidade aeróbica.
No curso de armamento e tiro os candidatos foram submetidos a provas práticas realizadas em alvo humanoide com 10 disparos a 5 metros e 10 disparos a 7 metros e em alvo colorido com 24 disparos a 7 metros.
[ps2id id=’SOBRE’ target=”/]Sobre a Guarda de Porto Alegre RS
Em 1892 foi criada a Guarda Municipal, hoje um patrimônio da cidade de Porto Alegre
Sua atribuição sempre foi a de proteger o patrimônio público, especificamente os próprios municipais, ou seja, escolas, postos de saúde e repartições. Com alteração da lei 9.056/2002 de Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana para a nova nº 11.399/2012 que instituiu a Secretaria Municipal de Segurança, a Guarda Municipal ganhou novo perfil de treinamento e capacitação constantes, reequipamento e modernização que dão a estrutura necessária para a execução de um atendimento qualificado, que consolida a participação da Guarda Municipal no cenário da segurança, como referência para a população.
Hoje a Guarda Municipal está dividida em 10 áreas de atuação, compostas por efetivos fixos, móveis e quadro de chefia. Cada área, conforme sua necessidade, conta com uma ou mais guarnições – automóvel patrulha, que exercem o serviço de fiscalização e patrulhamento de prédios públicos municipais e apoio ao efetivo, ficando cada turno de serviço sob responsabilidade de um chefe da área. A divisão geográfica e descentralizada facilita o atendimento e o gerenciamento do trabalho.
Estas tarefas tem estrutura definida e está dividida em:
- Vigilância móvel em patrulhas, prestando serviço 24 horas por dia em inspeções e apoio nos diferentes setores;
- Grupamento Especial Motorizada, que presta apoio especial e planejado;
- Grupo de Apoio Operacional;
- Disque-Pichação;
- Central de Operações que coordena o serviço operacional funcionando 24 horas por dia;
- Setor de Planejamento, que planeja, acompanha e avalia todas as ações da Guarda Municipal.