O CNU dos Professores, oficialmente chamado de Prova Nacional Docente (PND), será aplicado em 706 municípios brasileiros! A aplicação das provas está prevista para outubro de 2025 e será voltada a candidatos formados em diversas licenciaturas. A proposta é permitir que estados e municípios usem o exame como parte de seus concursos para docentes da educação básica.
A adesão das redes de ensino ao CNU dos Professores é voluntária, e os entes federativos interessados têm até o dia 17 de abril de 2025 para confirmar sua participação. O MEC e o Inep têm incentivado a participação ampla dos estados e municípios, inclusive com declarações recentes de que diversas redes já sinalizaram interesse em integrar o processo seletivo unificado.
Com o objetivo de selecionar de forma mais eficiente e democrática, o CNU dos Professores funcionará como uma porta de entrada adicional para a carreira pública docente. A seguir, veja como vai funcionar essa nova proposta, o que está previsto no cronograma e quais licenciaturas serão contempladas no exame. Continue lendo para saber todos os detalhes!
Índice
CNU dos professores em 706 cidades
O presidente do Inep, Manuel Palacios, confirmou que a Prova Nacional Docente será aplicada em 706 municípios, número que amplia significativamente o alcance da seleção. Segundo ele, a intenção é aproximar os candidatos das regiões onde pretendem atuar, garantindo mais acesso ao processo.
Nessa aula inédita vamos te mostrar o Passo a Passo para chegar à aprovação estudando entre 1h e 3h por dia. Ideal para quem tem pouco tempo e precisa conciliar trabalho e estudos. (AULA AO VIVO e SEM REPLAY)
LIBERAR ACESSO!“Estamos muito felizes e empenhados para realizar uma prova que será um marco histórico. A PND agora é um evento anual, programado para ocorrer simultaneamente com a avaliação dos cursos de licenciatura do país. Este ano, teremos 250 mil pessoas se formando em licenciaturas, e elas são potenciais candidatos a ocupar cargos e posições nas secretarias de educação”, declarou Palacios.
A previsão é que cerca de 250 mil formandos em licenciaturas participem do exame este ano.
A logística da aplicação ficará sob responsabilidade do Inep, que já organiza provas como o Enem e o Enade.
Munícipios têm até abril para aderir ao CNU dos Professores
Os entes federativos têm até o dia 17 de abril de 2025 para confirmar a adesão à Prova Nacional Docente. A adesão é opcional e as redes podem definir se utilizarão o resultado da prova como classificatório, eliminatório ou apenas complementar a etapas práticas dos concursos locais.
A Seeduc RJ informou que não participará do CNU dos Professores em 2025 devido ao Regime de Recuperação Fiscal e limitações orçamentárias. A secretaria seguirá com contratações temporárias. Já a SME Rio ainda avalia a adesão, enquanto a SME São Paulo confirmou participação e usará a PND como etapa inicial de seleção.
A proposta também visa reduzir custos com concursos descentralizados e elevar o padrão de qualidade nas seleções para docentes em todo o país.
Como funciona o CNU dos Professores?
A Prova Nacional Docente é uma iniciativa do MEC e do Inep e será aplicada anualmente. Ela será usada pelas redes de ensino para contratar professores, a depender do modelo de concurso adotado localmente. A prova não substitui a certificação da licenciatura, mas atua como uma nova porta de entrada para a carreira pública.
Veja os principais pontos:
- A inscrição será voluntária.
- A adesão das redes é opcional.
- As redes definem como o resultado será usado (classificatório, eliminatório ou etapa complementar).
- A prova seguirá a matriz do Enade das Licenciaturas.
- Os resultados da prova terão validade de 3 anos.
Cronograma oficial da PND em 2025
Confira as principais datas previstas no cronograma do CNU dos Professores:

Licenciaturas no CNU dos Professores
A Prova Nacional Docente terá vagas para mais de 10 áreas de licenciatura, abrangendo disciplinas fundamentais da educação básica. Confira a lista:
- Artes Visuais
- Biologia
- Ciências Sociais
- Computação
- Educação Física
- Filosofia
- Física
- Geografia
- História
- Letras (Português)
- Letras (Português e Espanhol)
- Letras (Inglês)
- Matemática
- Pedagogia
- Química
Essa diversidade amplia as oportunidades para candidatos de todo o país que estão se formando ou já são formados em cursos de licenciatura.