Assinatura completa
Assinatura completa

Concurso PC MG: O que falta para a publicação do novo edital?

O concurso PC MG (Polícia Civil de Minas Gerais anunciou) ofertará vagas para carreiras de níveis médio ou técnico de escolaridade.

Concurso PC MG: O que falta para a publicação do novo edital?
Concurso PC MG: O que falta para a publicação do novo edital?

A Polícia Civil de Minas Gerais anunciou, em fevereiro, a abertura de um novo concurso PC MG para o preenchimento de 104 vagas no cargo de técnico assistente, destinado a candidatos com nível médio ou técnico completo, dependendo da especialidade.

Embora o concurso já tenha sido confirmado, ainda há diversas etapas a serem cumpridas até a publicação do edital, que trará informações detalhadas sobre os requisitos, as vagas disponíveis e o cronograma do processo seletivo.

A escolha da banca organizadora, a definição das áreas de atuação e a finalização do cronograma são algumas das etapas que precedem a divulgação do edital, aguardada com grande expectativa pelos candidatos. Neste contexto, entender o que ainda precisa ser feito até a publicação do edital é fundamental para os interessados em ingressar na corporação.

Concurso PC MG: Próximas etapas até a publicação do edital

A Polícia Civil de Minas Gerais confirmou, em fevereiro, a realização de um novo concurso para a área Administrativa, com a oferta de 104 vagas destinadas ao cargo de técnico assistente. Este concurso é esperado por muitos, já que representa uma oportunidade de ingresso na carreira pública em um cargo de nível médio.

A seguir, explicaremos quais são as próximas etapas para a realização do concurso PC MG, desde a escolha da banca organizadora até a publicação do edital definitivo.

1. Escolha da banca organizadora

O primeiro passo para a concretização do concurso é a definição da banca organizadora. Esta será a responsável por toda a logística do processo seletivo, incluindo o recebimento das inscrições, a aplicação das provas e, em algumas ocasiões, até a correção dos exames.

A escolha da banca é uma das etapas essenciais, pois ela define o formato das provas e pode influenciar na organização do concurso como um todo.

Até o momento, a Polícia Civil de Minas Gerais não revelou detalhes sobre como a banca será selecionada – se será por pregão, por exemplo, ou por dispensa de licitação. Entretanto, algumas entidades possuem grande experiência na organização de concursos para a PC MG.

A Fumarc e a Fundação Getulio Vargas (FGV), por exemplo, têm um histórico de sucesso nesse tipo de processo seletivo. A PC MG, no entanto, não respondeu à solicitação de informações sobre se o processo de escolha da banca já foi iniciado.

 Mapa mental sobre as etapas da escolha de uma banca / Concurso PC MG
Concurso PC MG está em fase de escolha da banca organizadora.

2. Definição das áreas de atuação do cargo de Técnico Assistente

O cargo de técnico assistente da Polícia Civil de Minas Gerais exige, no mínimo, ensino médio completo, com algumas especialidades exigindo formação técnica.

Durante a realização do último concurso para a área Administrativa, em 2022, os candidatos ao cargo de técnico assistente puderam se inscrever em diferentes especialidades, como apoio administrativo, auxiliar de perícia, auxiliar de dentista, auxiliar de mecânica e técnico em segurança do trabalho.

No novo concurso, a PC MG ainda precisa definir quais áreas estarão disponíveis no edital. Essas definições são importantes porque, além de garantir a organização das vagas, elas também determinam quais serão os requisitos específicos para cada especialidade.

A expectativa é que as áreas oferecidas no concurso de 2022 sejam mantidas ou adaptadas, dependendo das necessidades da corporação.

Em 2022, o vencimento básico para o cargo de técnico assistente foi de R$ 1.729,10, com uma carga horária de 40 horas semanais. Embora o valor do salário não tenha sido atualizado, é possível que ele seja ajustado de acordo com as políticas da corporação e a inflação no período entre os concursos.

3. Finalização do cronograma do concurso

Com a escolha da banca organizadora e a definição das áreas de atuação, o próximo passo será a elaboração do cronograma do concurso. Em conjunto com a banca contratada, a Polícia Civil de Minas Gerais estabelecerá as datas para as inscrições e para a aplicação das provas.

Além disso, o cronograma também determinará outras etapas do concurso PC MG, como a publicação de resultados e possíveis fases de recursos ou revisões. A transparência e o cumprimento das datas estabelecidas são fatores que contribuem para a confiança dos candidatos e a credibilidade do processo seletivo.

4. Publicação do edital PC MG

A última etapa, e talvez a mais aguardada pelos candidatos, é a publicação do edital. Este documento trará todas as informações detalhadas sobre o concurso PC MG , como os requisitos exigidos, os cargos disponíveis, as etapas do processo seletivo, o conteúdo programático das provas, e as datas de inscrição e aplicação das provas.

O edital PC MG será publicado no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais e também estará disponível no site da banca organizadora contratada.

A Polícia Civil de Minas Gerais já anunciou que o edital do novo concurso PC MG será publicado nos próximos meses, embora ainda não tenha especificado uma data exata. A expectativa é que o edital seja lançado após a definição dos pontos acima, o que poderá ocorrer nas próximas semanas.

5. Contexto dos últimos concursos e expectativas

O último concurso realizado pela PC MG para a área Administrativa aconteceu em 2022 e ofereceu 165 vagas, sendo 114 para técnico assistente e 51 para analista.

As vagas para técnico assistente foram distribuídas entre diferentes especialidades, incluindo apoio administrativo, auxiliar de perícia, auxiliar de dentista, auxiliar de mecânica e técnico em segurança do trabalho.

A organização do concurso de 2022 ficou a cargo da Fumarc, e o processo seletivo foi composto por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório.

No concurso PC MG de 2022, as provas para técnico assistente contaram com 60 questões, divididas entre Língua Portuguesa, Direitos Humanos, Legislação Específica, Noções de Informática e Conteúdo Específico de cada área.

Para os candidatos de apoio administrativo e auxiliar de perícia, o nível exigido era de ensino médio ou técnico, enquanto as outras especialidades exigiam o nível técnico na área específica.

Concursos paralelos e oportunidades para a PC MG

Além do concurso PC MG para técnico assistente, a Polícia Civil de Minas Gerais também está realizando, atualmente, um concurso para a área Policial. Em agosto de 2024, foi lançado o concurso com 255 vagas para cargos de nível superior, incluindo delegados, médicos legistas, peritos e investigadores.

As remunerações iniciais podem chegar até R$ 14.931,31, dependendo do cargo. Este concurso, organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), já teve suas provas objetivas aplicadas e ainda contará com exames biomédicos, psicológicos, provas de títulos e investigação social.

Fiquem ligados na nossa página para as próximas notícias sobre o concurso PC MG!