Dicas de compreensão e interpretação de textos

Prof.CarlosK

colunaNa maioria das provas de Língua Portuguesa atuais, os testes de compreensão e ou intelecção de textos podem corresponder a mais de cinquenta por cento das questões. Veja, a seguir, um pequeno roteiro para facilitar os seus estudos:

1. Leia o texto pelo menos por duas vezes. Na primeira, para ter uma visão geral dele; na segunda, destacando suas ideias principais.

2. Leia duas vezes cada alternativa para descartar as absurdas e que nada têm a ver com o texto.

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3. Observe o comando do enunciado da questão, se for de compreensão, entendimento ou intelecção, localize a resposta no texto; se for de interpretação, interprete o que o autor quis dizer, nunca o que você pensa sobre o texto.

Índice

4. Atenção especial às palavras ou expressões opção correta, opção incorreta, exceto, não, sempre, respectivamente, é obrigatório, é necessário, deve, pode, inclusive.

5. Tome cuidado com os vocábulos relatores – aqueles que remetem a outros vocábulos do texto: pronomes relativos, pronomes pessoais, pronomes demonstrativos etc.

6. Se duas alternativas parecerem corretas, busque a mais completa.

7. Se o enunciado solicitar a ideia principal ou tema, geralmente situa-se na introdução do texto (primeiro parágrafo) ou na conclusão (último parágrafo).

8. Evite os seguintes tipos de erros: a) extrapolação – acrescentar ideias que não estão no texto); b) redução – dar atenção a alguns trechos do texto, não o analisando como um todo; c) contradição: concluir contrariamente ao texto; omitir passagens importantes para fugir do sentido original.

9. Questões envolvendo sinônimos são muito frequentes em concursos. A melhor maneira de ampliar o vocabulário é recorrer a um bom dicionário sempre que estiver diante de uma palavra que não conheça o significado; contudo, procure utilizá-la, sempre que possível, para não esquecê-la.

 

Prof.CarlosKProfessor Carlos Kappler

Pós-Graduado na Faculdade São Luís: Língua Portuguesa, Compreensão e Produção de Textos; Bacharel em Letras pela USP; Coordenador Pedagógico e Professor de Língua Portuguesa em diversos cursos preparatórios; Autor de diversas apostilas de Português e de testes comentados para concursos, atualmente pela Editora Nova Concursos.