O ano de 2021 veio com várias oportunidades para o cargo de Escrivão de Polícia, e no decorrer deste ano, são muitas as expectativas para a abertura de centenas de vagas. Mas o que precisa para ser um Escrivão de Polícia?
Pois bem, são requisitos mínimos para ser um Escrivão de Polícia:
Índice
– Diploma de ensino superior completo em qualquer área de formação.
– Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse.
– Estar em dia com as obrigações militares, no caso de candidato do sexo masculino.
– Estar em dia com as obrigações eleitorais.
Se você atende aos requisitos e interessou pelo cargo inicie sua preparação, pois são vários os concursos abertos e previstos e uma das vagas poderá ser sua, confira:
» Concurso PC DF – Polícia Civil do Distrito Federal
» Concurso PC BA – Polícia Civil da Bahia
» Concurso PC PR – Polícia Civil do Paraná
» Concurso PC RJ – Polícia Civil do Rio de Janeiro
» Concurso PC SP – Polícia Civil de São Paulo
» Concurso PF – Polícia Federal
Quanto ganha um Escrivão?
O salário inicial para o cargo de Escrivão de Polícia em média é de R$ 5.000,00.
Porém esse valor pode ultrapassar ganhos mensais de R$ 12,5 mil, no caso do cargo de Escrivão da Polícia Federal.
O que faz o Escrivão de Polícia?
O Escrivão de Polícia é responsável por documentar e acompanhar o desenvolvimento de processos policiais. Materializa os atos de Polícia Judiciária definidos na esfera de sua competência funcional pelo Código de Processo Penal e por outras normas que regem essa atividade, inclusive técnicas e éticas.
Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!
Como são as provas para Escrivão?
Geralmente os candidatos ao cargo de Escrivão são avaliados por provas objetivas compostas por 100 questões, onde são avaliados os conhecimentos acerca da normal culta, como também a capacidade de desenvolvimento do tema na estrutura e argumentação.
Além disso, há outras etapas entre elas uma exclusiva para o cargo, trata-se da prova de digitação.
Esta etapa corresponde a digitação de um texto com aproximadamente 2.000 caracteres, sendo considerado apto o candidato que alcançar 100 *toques líquidos por minuto.
*Toques líquidos consistem a totalização do número de toques dados pelo candidato, incluindo espaços, pontuações e mudanças de parágrafos.
Se você pleiteia uma vaga nessa área o ideal é praticar e talvez até buscar por um curso de digitação. Atualmente existem sites que auxiliam nessa tarefa.