Muito aguardado pelos concurseiros de carreiras policiais, o concurso PC SP (Polícia Civil de São Paulo) está autorizado e tem edital previsto para este ano! Uma nova etapa de avaliação está gerando muitas dúvidas; e aí como será a prova oral do concurso PC SP? Conheça todos os detalhes!
- Confira: Curso Online GRÁTIS PC SP
O próximo concurso trará 2.939 oportunidades para Escrivão, Investigador, Delegado e Médico Legista.
Índice
Se você ficou interessado(a), possui nível superior em qualquer área de formação (ou em direito para o cargo de Delegado) e deseja participar deste certame é só inscrever no período determinado pelo edital e depois efetuar o pagamento da taxa.
- Adquira: Apostila Completa concurso PC SP
- Adquira: Curso Online Completo concurso PC SP
Os candidatos são avaliados por provas objetivas, além de outras quatro etapas de avaliação, sendo que uma delas consta da tão temida “prova oral”.
Sim, muitos concurseiros ficam apreensivos quanto a prova oral, e esse pode ser o motivo da desistência de um grande número de candidatos, mas é importante estar ciente de que antes de se preocupar tanto com as demais etapas você deve garantir sua colocação na prova objetiva, não é mesmo?
Outro ponto a ser considerado; esta etapa de prova oral pode fazer com que muitos candidatos tenham sua pontuação elevada e consequentemente a mudança positiva na posição do resultado final do concurso, fazendo com que você seja aprovado(a) e nomeado(a).
Sem dúvida, vem engrandecer além de ser um ponto favorável para as pessoas que realmente estarão preparadas. Então vamos lá!
Saiba como será a prova oral do concurso PC-SP?
A prova oral da PC São Paulo versará sobre sobre as disciplinas de:
– Língua Portuguesa;
– Noções de Direito;
– Noções de Criminologia;
– Atualidades.
Consistirá na arguição do candidato, a ser gravada em áudio e vídeo, o qual estará de frente para a banca examinadora composta por especialistas de cada área.
Ao candidato será feito perguntas relacionadas às disciplinas mencionadas acima, e o mesmo deve responder com domínio do assunto, articulação do raciocínio, capacidade de argumentação e o uso correto da linguagem.
O candidato não deve comparecer ao locar do exame portando chinelo, camisetas regatas, bermudas ou shorts, moletom, bonés ou chapéus. Atenção, pois o uso indevido desses itens ocasionará no desligamento do concurso.
Será considerado aprovado(a) o candidato(a) que alcançar nota mínima de 50 pontos de um total de 100 em cada uma das matérias, ou seja, obtiver média de 50% ou mais. O resultado final será a média aritmética das notas de cada uma das disciplinas.
Dicas para sair bem na prova oral PC-SP
Primeiramente, PARABÉNS para você que chegou até aqui, considere-se um vencedor você deixou muitos concorrentes para trás. Confira as dicas:
#1 – Se você chegou nesta etapa saiba que agora está muito perto da sua aprovação, portanto equilíbrio emocional vai fazer toda a diferença. Responda às perguntas sempre com muita firmeza e educação.
#2 – Vista-se de forma apropriada, por exemplo, como se fosse a uma entrevista de emprego, tenha bom senso.
#3 – Treine muito antes da prova oral, peça a outras pessoas (professores, amigos ou familiares) que sejam sua banca e façam as perguntas. Grave em vídeo para poder assistir depois e conferir seu desempenho.
#4 – Tenha uma postura firme, enquanto responde olhe para o examinador, fale com segurança e pausadamente.
#5 – Em casa procure exercitar sua respiração, se preciso busque ajuda, isso fará com que você controle melhor o nervosismo. Evite gesticular em excesso.
#6 – Evite expressões que possam denotar desconhecimento de alguma disciplina, como: Acho que…, talvez…, Éeeeeh etc. Tenha sempre embasamento nas suas argumentações.
#7 – Tenha sempre em mente que a prova oral não avalia apenas o conhecimento do candidato quanto ao assunto das disciplinas, mas também o seu comportamento e como ele consegue lidar com situações de estresse e pressão. Por isso, fique calmo!
#8 – Evite respostas muito longas, isso pode fazer com que você se perca e sai do contexto da pergunta, seja breve e conciso.
Saiba, concurseiro, que o segredo para uma boa prova oral, segundo especialistas, é nada mais que treino, pois se você chegou até aqui é porque conhecimento teórico já tem, então considere-se mais da “metade do caminho” percorrido.
Dessa maneira treine muito seja falando com o espelho ou com a ajuda de outras pessoas, assim você conseguirá aprimorar sua técnica de oratória a qual o(a) deixará muito mais confiante.