Boas notícias para os concurseiros! Será realizado um novo concurso Seduc CE (Secretaria de Educação do Ceará), dessa vez com oferta de vagas efetivas para Professores de escolas indígenas da rede pública.
Além disso, são previstas 200 oportunidades para o cargo, que poderá exigir o nível superior de escolaridade na área específica. Ademais, a comissão organizadora do certame poderá ser informada muito em breve!
Se interessa pela seleção? Então confira todos os detalhes a seguir!
Entre para o Maior Movimento de Aprovações com o Maior Desconto do ano na Assinatura Vitalícia da Nova! 2025 será o ano chave para sua Aprovação e para a concretização dos seus maiores sonhos!
ATIVAR DESCONTO!Índice
[ps2id id=’situação’ target=”/]Concurso Seduc CE: situação atual
Sendo assim, é imprescindível que os concurseiros saibam que um novo concurso Seduc CE será realizado provavelmente ainda este ano, entretanto, dessa vez as oportunidades serão para professores efetivos de escolas indígenas.
Além disso, o anúncio da nova seleção ocorreu na última terça-feira, 17 de maio, por meio da governadora Izolda Cela, que destacou que o concurso público fortalece o compromisso com a educação da comunidade indígena:
“Com isso, podemos afirmar e nos comprometer cada vez mais com a oferta de educação nas comunidades indígenas, que têm seus direitos e todo potencial para ser desenvolvido”, anunciou.
Ademais, a governadora também comentou que são 29 as escolas indígenas sob responsabilidade da Secretaria de Educação do Ceará.
É igualmente essencial mencionar que, de acordo com Cela, a formação de uma comissão organizadora que dê início aos preparativos será divulgada muito em breve, e o grupo contará com representação indígena da Seduc e da PGE.
Nesse sentido, posteriormente deverá ser escolhida e contratada uma banca organizadora que será responsável por receber as inscrições dos candidatos e por viabilizar e aplicar as etapas avaliativas da seleção.
Além disso, de acordo com a secretária da Educação, Eliana Estrela, os procedimentos serão realizados com celeridade para que tudo ocorra o mais rápido possível. Sendo assim, é possível que o edital seja publicado ainda este ano.
“Agora, vamos botar a mão na massa para que em nenhum momento pare esse processo. Nosso compromisso é que tudo possa acontecer o mais rápido possível. Estivemos o tempo todo em uma mesa de negociação, olhando as vagas. Tudo isso foi construído com cada um. É um marco importante para que a gente possa construir uma educação cada vez melhor.”
Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!
[ps2id id=’vagas’ target=”/]Vagas, cargos e salários
Nesse sentido, o novo concurso da Secretaria de Educação do Ceará ofertará 200 oportunidades efetivas para Professores de escolas indígenas da rede pública estadual.
Além disso, as vagas serão destinadas aos anos iniciais e finais do ensino fundamental e também ao ensino médio, de maneira a contemplar os componentes curriculares abaixo:
- Linguagens e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias; e
- Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas.
Sendo assim, o que se prevê é que seja exigido o nível superior de escolaridade na área específica desejada pelo concurseiro.
Ademais, é de suma importância mencionar que esse é o primeiro concurso público voltado para professores de escolas indígenas, de maneira que essa é uma grande conquista aguardada há anos por muitos:
“É um momento histórico que a gente já espera há 30 anos. Nossa classe de professores indígenas já está com quase 700 professores. É uma porta que está abrindo para que, futuramente, aconteçam outros. Hoje, vamos poder ver que alguns professores vão ficar estáveis (em suas salas de aula)”, contou a representante dos docentes.
[ps2id id=’provas’ target=”/]Concurso Seduc CE: provas
Além disso, é essencial frisar que ainda são poucos os detalhes acerca da nova seleção, visto que o edital acaba de ser anunciado. Entretanto, já foi informado que os candidatos do concurso serão avaliados por meio das seguintes etapas avaliativas:
- prova escrita;
- aula; e
- avaliação de títulos.
Ademais, como esse é o primeiro concurso público para professores de escolas indígenas, os concurseiros não possuem antigos editais em que se basear. Entretanto, podem iniciar sua preparação por meio da análise o último concurso Seduc CE.
[ps2id id=’último’ target=”/]Último concurso Seduc CE
Portanto, o último concurso Seduc CE ocorreu em 2018, quando foram ofertadas 2,5 mil oportunidades para Professor, com exigência de nível superior de escolaridade na área específica.
Ademais, as vagas foram destinadas a uma série de especialidades do cargo, sendo elas:
- Arte-Educação (50 vagas);
- Biologia (250);
- Educação Física (100);
- Filosofia (120);
- Física (250);
- Geografia (250);
- História (250);
- Libras (dez);
- Espanhol (95);
- Inglês (100);
- Português (305);
- Matemática (400);
- Química (200);
- Sociologia (120).
Além disso, os aprovados nessa seleção e contratados pela Secretaria contaram com remunerações nos valores de R$ 1.794,12 para jornada de trabalho de 20 horas semanais e R$ 3.588,27 para as jornadas de 40 horas.
Dessa forma, o concurso público contou com cerca de 55.238 candidatos inscritos, que foram avaliados por meio de prova objetiva, prova prática e avaliação de títulos.
Sendo assim, para a etapa de prova objetiva os concurseiros da época responderam a 80 questões de múltipla escolha acerca das disciplinas a seguir:
- Língua Portuguesa;
- Administração Pública;
- Leitura e Interpretação de Dados e Indicadores Educacionais e Educação Brasileira (temas Educacionais e Pedagógicos);
- Conhecimentos Específicos.
[ps2id id=’sobre’ target=”/]Sobre a Seduc CE
A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) foi criada no século XX e em 103 anos de existência vem desenvolvendo um modelo de gestão participativa, procurando melhorar a eficiência no uso dos recursos públicos (financeiros, materiais e humanos), através da implantação de novos sistemas e da participação da comunidade.
Inicialmente como Inspetoria Geral da Instrução Pública, através do Decreto 1.375, de 15 de setembro de 1916, tinha como objetivo a inspeção do ensino primário do Estado da execução das deliberações do Governo para esse mesmo ensino. Em dezembro de 1945, o Decreto Lei nº 1.440 cria a Secretaria de Educação e Saúde do Estado do Ceará e seus serviços. A partir de um decreto assinado em 1961, o governo retira da pasta as atividades da área de saúde e inclui a cultura, passando a chamar-se Secretaria de Educação e Cultura. Somente em 1996 a Secretaria teve seu nome mudado para Secretaria de Educação Básica na Lei nº 12.613, de 07/08/1996.
Hoje tem como missão garantir educação básica com equidade e foco no sucesso do aluno.